segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Incorporando o dálmata

Como eu comentei em minha última postagem, eu comi indevidamente uma paçoca e meio chocolate na semana passada (gosto de ressaltar que foi apenas MEIO chocolate).

Pois bem, desde então estou "incorporando o dálmata". Ou seja, cada vez mais e mais pintinhas aparecem, de forma nem tão charmosa, por diversos locais. Barriga, costas, braços, pernas.... todas vão se tomando "graciosamente" dessas marquinhas vermelhas tão características da dermatite atópica.

 As pintinhas neles são uma graça. 
(Imagem retirada de www.walldesk.com.br)

Na minha opinião, a pior coisa é não saber exatamente qual foi a causa. Será que foi mesmo a paçoca? ou as duas mordidas do chocolate? ou os pernilongos? ou será que foi aquela reunião na sala com carpete e ar condicionado cheio de ácaros? ou foi o clima, que esquentou? 
Para mim, não ter respostas é o que mais irrita.  

Como precaução, não comerei paçoca por um bom tempo. Já não prometo a mesma coisa pelo chocolate, ele talvez valha algumas bolinhas. 

E como Murphy é grande, daqui a 2 semanas estarei de férias, na PRAIA, exibindo essa maravilhosa tela impressionista para as pessoas acharem que eu tenho alguma doença contagiosa (espero já ter melhorado até lá, mas as cicatrizes invariavelmente ainda estarão visíveis).


Essa é uma parte da minha barriga hoje.
E eu estava preocupada com as minúsculas cicatrizes da colecistectomia na praia... alguém consegue diferenciar?

2 comentários:

  1. Fernanda, as manchinhas que ficam, ao pegar sol, não podem se tornar permanentes? Adoro praia e sol, mas estou passando por uma crise mto forte e tenho medo de nao poder ir á praia... Obrigada por responder!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Suzana, eu não tenho nenhuma mancha de sol (bem, não tenho manchas de sol relacionadas com a alergia, mas tenho muitas sardas rs)!
      Contudo, confesso que fui (sou) meio rebelde, pois os médicos realmente não recomendam.
      No caso dessa foto (que era pitiríase rosa), o sol até ajudou (repetindo, minha impressão).
      É claro que se vc tomar sol com a pele cheia de cicatrizes e lesões, terá pedaços de pele que receberão mais ou menos sol, então haverá uma diferença de coloração. Essa diferença pode demorar muito para igualar. Pelo menos no meu caso... tive manchas que levaram muitos meses para sumir, mas hoje tenho certeza que não tenho marca permanente devido a alergia + sol.
      Também não estou falando para vc sair por aí tomando sol sem proteção todo dia, pois isso não é bom nem para quem não tem alergia, e porque cada pessoa tem uma pele diferente, cicatrização diferente etc etc.
      Minha opinião é que a gente tem sempre que equilibrar a nossa vida e a nossa pele... Às vezes tomar sol poderá te fazer tão bem em outros sentidos, que indiretamente contribuirá para a melhora da alergia em seu fator psicológico. Em outros momentos vc não se sentirá bem para ir à praia por causa da crise alérgica + areia + água salgada + sol.
      Resumindo, acho que o ideal é não ter uma regra fixa como "pode" ou "não pode" ir à praia/piscina etc.

      (Fiz uma resposta gigante rsss. Respondendo objetivamente a sua pergunta - Eu, Fernanda, não tenho marcas permanentes de sol por causa da alergia!)

      Excluir