segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A alimentação faz diferença na alergia - experiência pessoal

Já respondi alguns comentários sobre esse assunto, então achei que era um bom momento para falar sobre alimentação em épocas de crise alérgica.

Lembrem que eu não sou médica e que esse é o relato da minha experiência pessoal como paciente ok?

Vamos lá, conforme as explicações da minha alergista, alguns alimentos tem o potencial de agravar o quadro alérgico. São alimentos que "aumentam a histamina". Em palavras "leigas", a liberação de histamina no corpo é causa dos sintomas alérgicos que  conhecemos tão bem.

Fiz todos os testes de alergia para alimentos, e recebi os resultados negativos (ufa...). Mesmo tendo os resultados negativos, eu percebo muito bem que as minhas alergias pioram quando como alguns desses alimentos, em especial: chocolate, frutas cítricas e frutas ácidas (tipo abacaxi).

Abacaxi e suco de laranja para mim irritam demais a pele. (Imagem Google)
 Conforme o que eu me lembro da lista da minha médica, para a ajudar na recuperação é importante ficar longe de alimentos como:
- Chocolate (snif....);
- Frutas cítricas (ex: laranja);
- Frutas ácidas (ex: abacaxi, maracujá);
- Pimentas e condimentos (ex: ketchup);
- Molho de tomate;
- Camarão (lembrado pela leitora Grazy!)
- Enlatados;
- Corantes;
- Conservantes;
- Queijos (e leite de vaca, em casos extremos);
- Clara de ovo;
- Castanhas, amendoins etc;
- Carne de porco;
- Salsichas, linguiças e similares (bem, na verdade qualquer pessoa que se ama já deveria ficar longe de salsicha sempre... é só ler os ingredientes na embalagem para ver quanta p******* é colocada lá, mas aí já é assunto para outros blogs...).

Li em outros sites a menção a alguns alimentos diferentes, como a soja, peixes e até o morango, mas não entram na minha lista pois não me causaram problema até agora.


O artigo acima cita também os benefícios do aleitamento materno para evitar alergia em crianças com predisposição genética. Eu sofri muito com a amamentação, mas fico feliz em pensar que posso ter contribuído para meu filho não desenvolver alergia.

Quem quiser relatar sua experiência com esses alimentos é muito bem vindo!

52 comentários:

  1. Tmb não posso comer a maioria dessa lista,Chocolate nem pensa :(,carne de porco,linguiça,salsicha.com frutas eu não sei até pq eu nem como,é muito difícil eu comer,como mais banana e maçã,tmb não posso comer goiabada pq coça td!camarão,caranguejo,e alguns tipo de peixe(aqueles que não tem escama).Eu não sei o tipo de alergia que eu tenho,mas faz uns 3 anos que começou e nunca mais parou.As vezes são bolhas com água,as vezes é com se a minha pele tivesse arrepiada,ficam varias bolinhas bem pequeninas pelas pernas,braços e barriga as vezes quando eu como alguma coisa que faz mal,minhas mãos e pés ficam cheios de bolhas e se coçar fica horrivel!.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Grazy,
      como eu esqueci do camarão??!!?? Obrigada por me lembrar, vou acrescentar na postagem.
      O aspecto das minhas alergias também varia bastante... vc não é a única!
      um abraço,

      Excluir
    2. Tente ver se não é alergia alimentar ao Níquel e Cobalto...os sintomas são os mesmos e os alimentos a evitar tb só que se continuar tendo contato com panelas de inox, bijuterias etc vai continuar reagindo. Tem alérgicos a níquel que reagem aos alimentos que contem níquel e não só aos metais em si.

      Excluir
  2. Eu parei de tomar leite e alergia piorou, que estranho.

    Você sabe qual é a diferença de creme pra loção, quero comprar o Fisiogel A.I mas não sei qual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo Athos!
      Obrigada pelos comentários no blog.
      Acho melhor você consultar um medico para ele te indicar o melhor hidratante. O Fisiogel funciona pra mim, mas talvez pra você tenha outra marca mais indicada.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Obrigado por ter me respondido lá no outro post, pensei que por ser muito antigo você não veria, por isso perguntei novamente aqui.

      Eu comprei o Fisiogel A.I loção, ele bem mole, eu tinha o Fisiogel creme (o amarelo) ele é mais espesso, sinceramente preferi o normal (amarelo), pois a loção é muito "melequenta" mas em compensação não fica brilhando quanto o creme, quando comprei a loção A.I veio grátis o sabonete líquido Fisiogel, e adivinha? ele me deu alergia! não consegui durmir de tanta coceira, descobri agora, pois antes de ontem eu passei o sabonete no rosto e nas mãos, depois sequei e passei o fisiogel A.I, e veio a alergia, mas ontem só lavei com o sabonete as mãos, e lavei o rosto com soro fisiológico, e depois passei a loção A.I novamente nos dois, agora só as mãos estão coçando e o rosto não.

      Semana passada comprei sabonete granado de bebê, ele tbm me deu alergia! Tá tenso pra mim.

      Excluir
    3. oi Athos! vc já fez o teste de alergia? tem que descobrir o que está te dando tanta dor de cabeça!
      Eu nunca usei o sabonete da Fisiogel, nem sabia que existia.
      O Granado de bebê eu não posso usar... eu uso o da Jonhsons, glicerinado de mel (ou o de amêndoas).
      Espero que vc melhore logo!
      Um abraço,

      Excluir
    4. Minha filha uso o sabonete cetrilan e um pouco caro mais fuciona nela e ela tb tenhi dermatite

      Excluir
    5. Um sabonete bom para usar é o protex ,foi indicado pela médica ,minha filha tem dermatite e usa e ela se dá super bem com ele ..

      Excluir
  3. oi coloca na sua lista também a coca cola, rs pra mim é tomar a dita e no outro dia começar a se coçar e ter que tomar o alegra, outra coisa são temperos prontos de saquinhos,almocei na casa de uma pessoa que so faz uso de produtos assim, e no outro dia minha pele estava toda vermelha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie! Eu não tomo refrigerentes, por isso pelo menos da alergia da coca cola eu me livrei!
      Obrigada pelo seu comentário, pois poderá ajudar outros leitores.
      Um abraço,

      Excluir
  4. Fernanda, seu blog foi um achado! Estou no meio de uma crise alérgica inédita nas costas, pescoço, região cabeça (urticária e dermografismo) depois de um processo longo de alergia localizada só no rosto (à maioria dos cremes, maquiagens, etc. que dura desde 2009). Nessa crise mais forte e generalizada, iniciada há duas semanas, tive formigamentos nas mãos, pés, cabeça, dor de cabeça durante o dia inteiro, por vários dias. Chegava a sentir tremor a noite. Parecia que um trator tinha passado por cima. Estou com uma dermato, que passou exames de sangue (tudo normal) e até exame p/ ver se tenho doença auto-imune. Para a crise ela receitou hixizine e tem melhorado bem, mas prefiro o Allegra, é mais eficiente e não dá sono. Ela não passou exames p/ identificar o que me dá alergia, estou pensando seriamente em passar por um médico alergista. A alimentação conta muito, já faz alguns anos que vinho e cerveja me dão dormência e vermelhidão nos lábios. Tem mais dois que não estão nessa lista, mas que cortei e não penso em consumir tão cedo: glúten (por recomendação da dermato, ficarei um mês sem ingerir) e leite e derivados.
    Athos, o único sabonete que não me dá alergia é o em barra de glicerina e aveia (incolor e inodoro) da Alergoshop, único produto dessa loja que realmente funciona. O resto me deu alergia.
    É isso, obrigada por compartilhar. Já ri e chorei lendo o blog. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sam! muito obrigada pelo comentário no blog! Espero que você melhore logo. Procurar um BOM alergista pode te ajudar muito também!
      Um grande abraço,

      Excluir
    2. A questão do glúten é algo a se pensar. Eu por exemplo, estou evitando o pão porque afeta o meu intestino. O problema é a dificulade para evitar o uso. Pior é sentir a alergia tendo sabendo a sua causa.

      Excluir
    3. Nossa! Eu passo por isso e agora estou com uma tal dermatite liquenóide nas pernas. Tenho tremores, dormência, formigando, pele do corpo todo fica quente e vermelha, falta de ar, coisa, dor nas articulações, cansaço, tontura, taquicardias, pressão baixa, dor no peito, tudo pinica e coça, visão as vezes fica embaçada, fico toda amarelada e tremo horrores com tudo junto quando como chocolate, coca cola, amendoim. Eu sou alérgica à bijuterias e cheguei à conclusão sozinha que é alergia a alimentos com níquel. Vou no alergista de novo, porque o que fui há um ano disse que eu não tenho nada além de alergia à poeira, sqn... O IgE deu normal, tudo normal...
      Alergia alimentar em adulto é um saco de diagnosticar. Estou agora tentando tirar tudo que me faz mal de maneira óbvia, inclusive vinho, chocolate, cerveja, uvas passas, coisas integrais como aveia, malte e tudo que eu adoro... Ai, ai

      Excluir
    4. Ah, além de sintomas gastrointestinais horrendos

      Excluir
  5. Oi Fernanda passei para dar uma lida no seu blog querido, Inahú está tão melhor e finalmente acho que encontramos sua alergia alimentar: ovos e leite! ainda não saimos da dieta do Dr barcellos, me acostumei a ficar comendo tão sauvemente kkk quando puder dá uma passada no blog e veja nossas novas noticias e receitas Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Márcia! eu sempre visito o seu blog!! Fico feliz com a melhora da pequena. Tudo tem solução! Um abraço,

      Excluir
  6. Sam o sabonete de aveia q vc citou da alergoshop me deu uma alergia horrorosa nas mãos não gosto nem de lembrar mas hj tanto faz não posso mais nem pegar em água...

    ResponderExcluir
  7. Oi .. nossa seu blog ta me ajudando muito tenho alergia ao Katon CG e. Ao Niquel minhas maos e bracos estao terrivel ja nao sei q faco copiei varios produtos da sua lisya vou tentar .. o maior problema disso tudo que algumas pomadas que sao usada contem propilenoglicol e ai como tratar ..minha alergis ta altissima. Se encosto em qualquer coisa que contem niquel logo aparece as bolinhas .. gostaria que se pudesse falasse um pouco sobre o Niquel.. Desde ja agradeco seu blog tem ajudado muito.. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gisele! preciso mesmo fazer uma postagem sobre o Niquel! Estou correndo bastante agora, mas não vou esquecer. Abs,

      Excluir
  8. Obrigada, Fernanda! O exame de doença auto-imune deu negativo, ainda bem. Agora estou tomando hixizine e desalex, mas se fico um dia sem o hixizine volta o episódio, daqueles bem chatos. vou em um alergista agora em dezembro!
    Damiana, é curioso como cada pele reage de um jeito, né? um creme da cetaphil deu ardência em mim, ao passo que o calmance da roc é excelente (o único com "cheiro e cor" que consigo usar). mas meus preferidos são os cremes da Fisiogel (passei a usar o shampoo sem cheiro, corante e deu muito certo). vou tentar o sabonete da mesma linha! fiz o programa da Stiefel que a Fernanda sugeriu e consigo bons descontos. é pura tentativa e erro, com isso a gente gasta uma fortuna, infelizmente. abraços, Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que deu negativo!!! Estou adorando a conversa de vcs no blog e a troca de experiências :) Os comentários são muito enriquecedores

      Excluir
  9. Daniela Souza, me falaram uma coisa que faz sentido. cortar completamente sem um exame que realmente indica que vc tem intolerância ao glúten pode ser nocivo, pq é uma alteração considerável na dieta. eu voltei a consumir pão moderadamente, assim como café e leite, pq percebo que depois do café da manhã tenho crises, então esses 3 alimentos têm que ser moderados. mas não vou cortar completamente, pq acho que o custo-benefício não compensa. eu uso o feeling. se estou no meio de uma crise evito rabanete, frutas ácidas, pão, ovo, álcool. se estou melhor volto a consumir, mas sem exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Samantha! não podemos esquecer de nos alimentar corretamente também!

      Excluir
  10. Muitas vezes estamos com o intestino sujo e o figado intoxicado com produtos quimicos venenosos. o que precisamos fazer. e tomar um purgante e fazer lavagem dos intestinos, e um tratamento para desintoxicar o fígado. que é feito com alimentação natural.Eu fiz esse tratamento.e tive uma melhora de noventa por cento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a alimentação faz diferença Fabio!! Que tratamento é esse q vc fez?

      Excluir
  11. Minha filha comecou com essa doenca ela tinha 2 meeses de idade bb hj ela tenhi 2 anos e tenhu muita do dela quando a doenca ataca uso o sabonete cetrilan depois do banho passo fiogel A.I e depois passo adinos uma pomada pra nao coçar muito:-*

    ResponderExcluir
  12. Vinho tinto também entra na lista, ao menos na minha! Já me fez inchar e parar no hospital.

    ResponderExcluir
  13. Meu filho tem essa alergia ele tem 1ano e 5 meses,e vi uma piora nele quando come esses alimentos,e fiz ezames de alergia de leite de vaca,da clara e gema. Deu positivo

    ResponderExcluir
  14. olá , também sofro com a dermatite atópica, os alimentos na lista são para todos? e gostaria de sugestões para trocar no lugar desses. Abraços Thiago

    ResponderExcluir
  15. Legal seu blog tenho dermatite crônica faz uns 10 anos e sei identificar alguns alimentos q me faz mal
    Mas o problema msm são os cremes pomadas e medicamentos o meu alergologidta trocou meu hidratemos por cetaphil e paguei 99,00 reais 😱

    ResponderExcluir
  16. Legal seu blog tenho dermatite crônica faz uns 10 anos e sei identificar alguns alimentos q me faz mal
    Mas o problema msm são os cremes pomadas e medicamentos o meu alergologidta trocou meu hidratemos por cetaphil e paguei 99,00 reais 😱

    ResponderExcluir
  17. Descobrir que tinham dermatite esse ano! Gostaria de saber sobre pomadas e cremes, qualquer dica será bem vinda estou no meio de uma crise.

    ResponderExcluir
  18. meu filho dde 5 meses e 27 dias teve alergia a Banana, ficou todo vermelho, cheio de bolinhas, se coçando muito e o médico passou hixizine, eu achei que deu uma melhora, só tenho q esperar os 6 dias tomando pra ver se melhora de vez.

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Meu bêbê de 7 meses tem DA e eu amamento e entrei numa dieta que o alergista me passou pela primeira vez aprendi a ler rótulos das embalagens sobre ingredientes tipo eu nao posso comer nada com leite e derivados,ovos,gluten,feijao,soja,banana,uva,mangae notei q as crises dele tem dado bm mais fracas antes saia feridas horriveis e agora nao.gostei do blog bjbj

    ResponderExcluir
  20. oi,tenho dermatite faz alguns anos,e com o aumento do stress apareceu em outras areas do corpo.Sinto que quando me stresso ela parece em caso severo,estou usando trok g na perna e nas maos uso advatan que melhora bastante,além disso mandei manipular sabonete de copaiba,que ajuda a recuperar as areas machucadas,mas o que notei é que tenho retido muito liquido,parece que engordei horrores devido ao stress,comendo pouco,algum caso parecido?

    ResponderExcluir
  21. Nunca falei com um médico sobre esse problema, mas eu percebo que não posso comer carne ne porco, ou nenhum embutido ou derivado de carne de porco. Meu tórax coça de uma forma que quando eu percebo já virou ferida, sem contar as feridas no couro cabeludo e ma barba, que em um ou dois dias viram cascas brancas tipo caspas gigantes e eu fico com um aspecto horrível. :'(
    Mas o MAIOR PROBLEMA é que eu não consigo ficar sem comer Bacon ou Linguiça. Gosto muito, então como com aquele peso de saber todo o mal que vai me causar...

    ResponderExcluir
  22. Olá , depois de todas as tentativas para descobrir sobre minha alergia, há quatro meses só como arroz, caldo de feijão e musculo, fora isso o cabelo cai , preferi não continuar testando os alimentos. Após ida a alergista, imunologista , infectologista, reumatologista, ortomolecular e clínicos , sem sucesso , resolvi prestar atenção ao intestino , comecei a tratar dele com próbioticos e prebioticos. Tenho visto nutrologos falarem a este respeito e gostei do que ouvi, continuo com a mesma alimentação mas acho que por ser o intestino considerado o segundo cérebro , pelo menos finalmente me tranquilizei. Resolvi escrever para vocês olharem por esse lado, uma boa dica, espero que aproveitem, não sei se vai melhorar o meu problema alergico mas a qualidade de meu organismo eu sei que vai ! Espero não estar incomodando! Parabéns Fernanda pela iniciativa . Obrigada e boa sorte

    ResponderExcluir
  23. dizem q tomar leite de soja ou suco q contem soja é bom,é verdade?

    ResponderExcluir
  24. pode tomar suco q contém soja,quem tem dermatite atópica?

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal!
    Descobri que sou alérgica a níquel e nas minhas cansativas busca de alimentos sem níquel, fiquei muito triste, não sobra quase nada pra comer.

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal!
    Descobri que sou alérgica a níquel e nas minhas cansativas busca de alimentos sem níquel, fiquei muito triste, não sobra quase nada pra comer.

    ResponderExcluir
  27. Nossa amei seu blog tirei muitas dúvidas pesquiso bastante e a Dermatite Atópica os três principais fatores: Emocional, calor e alimentação. Minha filha tem desde os dois anos hoje ela tem 8 em época de provas na escola fica horrível a pele dela. Quando está muito atacada o cotovelo parece lixa de tão grosseiro, fiz vários testes com alergologista e deu de níquel Karin CG, nebacetim ou qualquer pomada antibiótico óleo de corte é uma pequena intolerância a lactose. Só uso leite queijo e requeijão sem lactose. Suco só natural ou maguari concentrado. Cortei suco de soja em caixinha melhorou. Hoje mesmo está horrível a pele dela percebi pelos relatos acima hoje ela comeu ovo, suco de maracujá maçã entre outros vou cortar por uma semana e observar. Muito obrigada pelos relatos me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  28. Nossa amei seu blog tirei muitas dúvidas pesquiso bastante e a Dermatite Atópica os três principais fatores: Emocional, calor e alimentação. Minha filha tem desde os dois anos hoje ela tem 8 em época de provas na escola fica horrível a pele dela. Quando está muito atacada o cotovelo parece lixa de tão grosseiro, fiz vários testes com alergologista e deu de níquel Karin CG, nebacetim ou qualquer pomada antibiótico óleo de corte é uma pequena intolerância a lactose. Só uso leite queijo e requeijão sem lactose. Suco só natural ou maguari concentrado. Cortei suco de soja em caixinha melhorou. Hoje mesmo está horrível a pele dela percebi pelos relatos acima hoje ela comeu ovo, suco de maracujá maçã entre outros vou cortar por uma semana e observar. Muito obrigada pelos relatos me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  29. Nunca tinha pensado nesta questão sobre alimentos.... minha irmã q me falou di chocolate. Sempte me detive em cremes pra pele extra seca.... uso o Nívea do frasco azul escuro.. muito interessante o blog. Parabéns..

    ResponderExcluir
  30. Já tive crises horríveis no rosto... já faz um tempo q isso não acontece... e já faz um tempo tbm q uso Umiditá no rosto.. é caro.. mas muito bom. Quando tenho crises fortes tomo a injeção BetaTrinta... é betametasona com mais alguma coisa q não lembro agora.

    ResponderExcluir
  31. Nunca tinha pensado nesta questão sobre alimentos.... minha irmã q me falou di chocolate. Sempte me detive em cremes pra pele extra seca.... uso o Nívea do frasco azul escuro.. muito interessante o blog. Parabéns..

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante, tenho dermatite atopica, alguem sabe dizer sobre o alcool (cerveja) nesse caso???

    ResponderExcluir
  33. Tenho dermatite atopica e percebo que ataca coceiras na minha costa corpo e couro de cabelo: carne de porco, molho de tomate, pimentas embora meus exames deu negativos...

    ResponderExcluir
  34. Eu fui diagnosticada com dermatite fui parar no pronto-socorro,alergia tomou conta do meu corpo fiquei toda empolada cheia de bolinhas de água no corpo,e meu corpo Parecia um mapa ficou horrível cheguei no pronto-socorro me deram adrenalina para aliviar a coceira,chorava muito eu não dormia foi horrível,aí fizeram exame de sangue em mim, veio o diagnóstico da dermatite mas tenho que fazer o exame para saber o que realmente está me fazendo mal,mas percebo que quando como chocolate,bolo,corante na comida,Sazón,peixe e morango e algumas outras,ataca muito! Sofro muito com essa alergia, as vezes eu temo em comer algumas coisas que não posso é reação imediata até piscina que tem cloro não posso nem sonhar e entrar meu Deus é horrível isto! A minha e muito forte😥. Não posso usar nada que tem cheiro(exemplo: sabonete uso GH,creme hidratante é o neutrogena sem fragrância,so shampoo e condicionador que continuo usando os mesmos. Mas Deus vai me libertar,tenho fé no meu senhor!

    ResponderExcluir