sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Perguntei para a Anvisa - Quais são os alergênicos?

Há cerca de dois anos eu ganhei um desodorante hipoalergênico comprado em uma loja para alérgicos. 
Nem imaginei que aquele desodorante poderia ter alguma substância alergênica, afinal havia sido desenvolvido ESPECIALMENTE para pessoas alérgicas e vendido por uma loja especializada.

Para minha surpresa, porém, havia propilenoglicol na fórmula. Resultado - me deu alergia, não pude usar o produto.

Desde então fiquei tentando entender - como um produto que se diz hipoalergênico pode ter um ingrediente que faz parte dos testes de alergia para cosméticos? Na minha condição de paciente, achava que se uma substância era reconhecidamente alergênica, não poderia fazer parte de produtos hipoalergênicos. No entanto, não é assim que a coisa funciona, em outra postagem vou falar mais sobre isso.

Procurei no site da ANVISA e não achei nenhuma lista dos produtos considerados alergênicos em cosméticos, então resolvi perguntar diretamente. A resposta que recebi da ANVISA foi essa:


"Prezado (a) Senhor (a),
Em atenção a sua solicitação, informamos que não existe uma lista de alergênicos em cosméticos. No entanto, na RDC 03/2012 foi estabelecida uma lista de ingredientes de fragrâncias considerados alergênicos e que devem estar mencionadas na rotulagem de acordo com as condições dispostas nessa norma."
Clique para ir à página principal da Anvisa.


Essa resolução RDC 03/2012 realmente traz uma tabela de 26 substâncias cuja presença deve ser indicada em fragrâncias (somente em fragrâncias, não abrangendo todos os tipos de cosméticos). Vejam a descrição que consta na resolução: 

"Algumas substâncias foram identificadas como causa importante de reações alérgicas de contato entre os consumidores sensíveis a fragrâncias e aromas. Dessa forma a presença dessas substâncias na formulação deve ser indicada na descrição dos ingredientes na rotulagem do produto (na lista dos ingredientes ou composição) de modo a facilitar a identificação destas substâncias pelos consumidores que não as toleram. Portanto, as substâncias abaixo listadas devem ser indicadas na rotulagem do produto pela nomenclatura INCI quando sua concentração exceder: 0,001 % nos produtos sem enxágue e 0,01 % em produtos com enxágue."

Dentre as 26 substâncias, está meu amigo Kathon CG, com seu nome de verdade: alpha-ISOMETHYL IONONE. (um de seus nomes.... como já falei em outra postagem existem vários sinônimos para ele). Contudo, não consta o propilenoglicol (outro grande amigo meu rs ) e nem outras substâncias que fazem parte dos testes de alergia, como os parabenos.

Ou seja, ainda não há no Brasil uma lista oficial do que é considerado alergênico, apenas no caso de fragrâncias. Vou continuar procurando informações oficiais sobre alergia e postando no blog o que eu achar de interessante.

Um ótimo final de semana a a todos!

(Em tempo, hoje está muito mais fácil obter dados e informações dos órgãos públicos por causa da "Lei de Acesso à Informação". Quem quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui.)

4 comentários:

  1. Olá,

    Vi seu blog por acaso e achei uma boa iniciativa.
    Em termos de legislação para cosméticos no Brasil, para que um produto possa usar o termo hipoalergênico, a Anvisa exige um teste chamado Fotossensibilidade. Neste teste, que deve ser realizado por um laboratório acreditado pela própria Anvisa, voluntários são selecionados para um estudo onde é feita uma aplicação do produto (com quantidade controlada) em uma área delimitada do corpo e esta área é exposta a radiação ultravioleta, com tempo controlado também. Um médico dermatologista deve acompanhar os resultados e avaliar o surgimento de reações alérgicas ou de hipersensibilidade. Este estudo é realizado, além do teste de segurança e irritabilidade (que é obrigatório para todos os produtos cosméticos.
    Assim, só com uma conclusão favorável deste estudo, o cosmético pode ter este termo "hipoalergênico" no rótulo.

    Algumas substâncias, como o Kathon CG (Metilcloroisotiazolinona e Metilisotiazolinona - em português) e os Parabenos (metil, etil, propil, butil e isobutilparabeno) que são conservantes, são passíveis de ocasionar reações alérgicas em pessoas com predisposição. Da mesma forma, substâncias encontradas em fragrâncias e essências. Além destas, substâncias derivadas do petróleo (como o óleo mineral), corantes artificiais, lanolina e conservantes liberadores de formol (DMDM Hidantoin e Imidazolidinil Urea) são as substâncias mais responsáveis por reações de alergia em usuários de cosméticos.

    Mas, mesmo substâncias com baixo potencial alergênico podem ocasionar essas reações eventualmente (mas estes eventos serão raros).

    O propilenoglicol é substância alergênica, de potencial baixo a médio de produzir reações de irritabilidade na pele. Então, não são tão raros os casos de reações alérgicas devido a esta substância.

    Pessoas com dermatite atópica estão entre as que mais apresentam reações de hipersensibilidade a estas substâncias, devido a disfunção na barreira cutânea e pele ser extremamente seca.


    No site da ANVISA, você pode ver informações quanto ao registro do produto. Muitos produtos ainda apresentam informações não comprovadas e infelizmente não existem tantos fiscais para averiguar estas fraudes. Você pode fazer uma denuncia.

    Espero ter ajudado.
    Farmacêutica - Pesquisa&Desenvolvimento de Cosméticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!! Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada isso vai me ajudar muito sobre a minha situação Deus te abençoe poderosamente Beijos

      Excluir
  2. Descobri a uma semana alergia a propilenoglicol,kathon cg. Gostaria de saber se existe algum shampoo, condicionador, sabonete, batom e desodorante sem essas substancias pois quanto olho nos rótulos sempre encontro uma das nomenclaturas do kathon cg ou propilenoglicol.

    ResponderExcluir