segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A alimentação faz diferença na alergia - experiência pessoal

Já respondi alguns comentários sobre esse assunto, então achei que era um bom momento para falar sobre alimentação em épocas de crise alérgica.

Lembrem que eu não sou médica e que esse é o relato da minha experiência pessoal como paciente ok?

Vamos lá, conforme as explicações da minha alergista, alguns alimentos tem o potencial de agravar o quadro alérgico. São alimentos que "aumentam a histamina". Em palavras "leigas", a liberação de histamina no corpo é causa dos sintomas alérgicos que  conhecemos tão bem.

Fiz todos os testes de alergia para alimentos, e recebi os resultados negativos (ufa...). Mesmo tendo os resultados negativos, eu percebo muito bem que as minhas alergias pioram quando como alguns desses alimentos, em especial: chocolate, frutas cítricas e frutas ácidas (tipo abacaxi).

Abacaxi e suco de laranja para mim irritam demais a pele. (Imagem Google)
 Conforme o que eu me lembro da lista da minha médica, para a ajudar na recuperação é importante ficar longe de alimentos como:
- Chocolate (snif....);
- Frutas cítricas (ex: laranja);
- Frutas ácidas (ex: abacaxi, maracujá);
- Pimentas e condimentos (ex: ketchup);
- Molho de tomate;
- Camarão (lembrado pela leitora Grazy!)
- Enlatados;
- Corantes;
- Conservantes;
- Queijos (e leite de vaca, em casos extremos);
- Clara de ovo;
- Castanhas, amendoins etc;
- Carne de porco;
- Salsichas, linguiças e similares (bem, na verdade qualquer pessoa que se ama já deveria ficar longe de salsicha sempre... é só ler os ingredientes na embalagem para ver quanta p******* é colocada lá, mas aí já é assunto para outros blogs...).

Li em outros sites a menção a alguns alimentos diferentes, como a soja, peixes e até o morango, mas não entram na minha lista pois não me causaram problema até agora.


O artigo acima cita também os benefícios do aleitamento materno para evitar alergia em crianças com predisposição genética. Eu sofri muito com a amamentação, mas fico feliz em pensar que posso ter contribuído para meu filho não desenvolver alergia.

Quem quiser relatar sua experiência com esses alimentos é muito bem vindo!

25 comentários:

  1. Tmb não posso comer a maioria dessa lista,Chocolate nem pensa :(,carne de porco,linguiça,salsicha.com frutas eu não sei até pq eu nem como,é muito difícil eu comer,como mais banana e maçã,tmb não posso comer goiabada pq coça td!camarão,caranguejo,e alguns tipo de peixe(aqueles que não tem escama).Eu não sei o tipo de alergia que eu tenho,mas faz uns 3 anos que começou e nunca mais parou.As vezes são bolhas com água,as vezes é com se a minha pele tivesse arrepiada,ficam varias bolinhas bem pequeninas pelas pernas,braços e barriga as vezes quando eu como alguma coisa que faz mal,minhas mãos e pés ficam cheios de bolhas e se coçar fica horrivel!.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Grazy,
      como eu esqueci do camarão??!!?? Obrigada por me lembrar, vou acrescentar na postagem.
      O aspecto das minhas alergias também varia bastante... vc não é a única!
      um abraço,

      Excluir
  2. Eu parei de tomar leite e alergia piorou, que estranho.

    Você sabe qual é a diferença de creme pra loção, quero comprar o Fisiogel A.I mas não sei qual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo Athos!
      Obrigada pelos comentários no blog.
      Acho melhor você consultar um medico para ele te indicar o melhor hidratante. O Fisiogel funciona pra mim, mas talvez pra você tenha outra marca mais indicada.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Obrigado por ter me respondido lá no outro post, pensei que por ser muito antigo você não veria, por isso perguntei novamente aqui.

      Eu comprei o Fisiogel A.I loção, ele bem mole, eu tinha o Fisiogel creme (o amarelo) ele é mais espesso, sinceramente preferi o normal (amarelo), pois a loção é muito "melequenta" mas em compensação não fica brilhando quanto o creme, quando comprei a loção A.I veio grátis o sabonete líquido Fisiogel, e adivinha? ele me deu alergia! não consegui durmir de tanta coceira, descobri agora, pois antes de ontem eu passei o sabonete no rosto e nas mãos, depois sequei e passei o fisiogel A.I, e veio a alergia, mas ontem só lavei com o sabonete as mãos, e lavei o rosto com soro fisiológico, e depois passei a loção A.I novamente nos dois, agora só as mãos estão coçando e o rosto não.

      Semana passada comprei sabonete granado de bebê, ele tbm me deu alergia! Tá tenso pra mim.

      Excluir
    3. oi Athos! vc já fez o teste de alergia? tem que descobrir o que está te dando tanta dor de cabeça!
      Eu nunca usei o sabonete da Fisiogel, nem sabia que existia.
      O Granado de bebê eu não posso usar... eu uso o da Jonhsons, glicerinado de mel (ou o de amêndoas).
      Espero que vc melhore logo!
      Um abraço,

      Excluir
    4. Minha filha uso o sabonete cetrilan e um pouco caro mais fuciona nela e ela tb tenhi dermatite

      Excluir
  3. oi coloca na sua lista também a coca cola, rs pra mim é tomar a dita e no outro dia começar a se coçar e ter que tomar o alegra, outra coisa são temperos prontos de saquinhos,almocei na casa de uma pessoa que so faz uso de produtos assim, e no outro dia minha pele estava toda vermelha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie! Eu não tomo refrigerentes, por isso pelo menos da alergia da coca cola eu me livrei!
      Obrigada pelo seu comentário, pois poderá ajudar outros leitores.
      Um abraço,

      Excluir
  4. Fernanda, seu blog foi um achado! Estou no meio de uma crise alérgica inédita nas costas, pescoço, região cabeça (urticária e dermografismo) depois de um processo longo de alergia localizada só no rosto (à maioria dos cremes, maquiagens, etc. que dura desde 2009). Nessa crise mais forte e generalizada, iniciada há duas semanas, tive formigamentos nas mãos, pés, cabeça, dor de cabeça durante o dia inteiro, por vários dias. Chegava a sentir tremor a noite. Parecia que um trator tinha passado por cima. Estou com uma dermato, que passou exames de sangue (tudo normal) e até exame p/ ver se tenho doença auto-imune. Para a crise ela receitou hixizine e tem melhorado bem, mas prefiro o Allegra, é mais eficiente e não dá sono. Ela não passou exames p/ identificar o que me dá alergia, estou pensando seriamente em passar por um médico alergista. A alimentação conta muito, já faz alguns anos que vinho e cerveja me dão dormência e vermelhidão nos lábios. Tem mais dois que não estão nessa lista, mas que cortei e não penso em consumir tão cedo: glúten (por recomendação da dermato, ficarei um mês sem ingerir) e leite e derivados.
    Athos, o único sabonete que não me dá alergia é o em barra de glicerina e aveia (incolor e inodoro) da Alergoshop, único produto dessa loja que realmente funciona. O resto me deu alergia.
    É isso, obrigada por compartilhar. Já ri e chorei lendo o blog. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sam! muito obrigada pelo comentário no blog! Espero que você melhore logo. Procurar um BOM alergista pode te ajudar muito também!
      Um grande abraço,

      Excluir
    2. A questão do glúten é algo a se pensar. Eu por exemplo, estou evitando o pão porque afeta o meu intestino. O problema é a dificulade para evitar o uso. Pior é sentir a alergia tendo sabendo a sua causa.

      Excluir
  5. Oi Fernanda passei para dar uma lida no seu blog querido, Inahú está tão melhor e finalmente acho que encontramos sua alergia alimentar: ovos e leite! ainda não saimos da dieta do Dr barcellos, me acostumei a ficar comendo tão sauvemente kkk quando puder dá uma passada no blog e veja nossas novas noticias e receitas Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Márcia! eu sempre visito o seu blog!! Fico feliz com a melhora da pequena. Tudo tem solução! Um abraço,

      Excluir
  6. Sam o sabonete de aveia q vc citou da alergoshop me deu uma alergia horrorosa nas mãos não gosto nem de lembrar mas hj tanto faz não posso mais nem pegar em água...

    ResponderExcluir
  7. Oi .. nossa seu blog ta me ajudando muito tenho alergia ao Katon CG e. Ao Niquel minhas maos e bracos estao terrivel ja nao sei q faco copiei varios produtos da sua lisya vou tentar .. o maior problema disso tudo que algumas pomadas que sao usada contem propilenoglicol e ai como tratar ..minha alergis ta altissima. Se encosto em qualquer coisa que contem niquel logo aparece as bolinhas .. gostaria que se pudesse falasse um pouco sobre o Niquel.. Desde ja agradeco seu blog tem ajudado muito.. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gisele! preciso mesmo fazer uma postagem sobre o Niquel! Estou correndo bastante agora, mas não vou esquecer. Abs,

      Excluir
  8. Obrigada, Fernanda! O exame de doença auto-imune deu negativo, ainda bem. Agora estou tomando hixizine e desalex, mas se fico um dia sem o hixizine volta o episódio, daqueles bem chatos. vou em um alergista agora em dezembro!
    Damiana, é curioso como cada pele reage de um jeito, né? um creme da cetaphil deu ardência em mim, ao passo que o calmance da roc é excelente (o único com "cheiro e cor" que consigo usar). mas meus preferidos são os cremes da Fisiogel (passei a usar o shampoo sem cheiro, corante e deu muito certo). vou tentar o sabonete da mesma linha! fiz o programa da Stiefel que a Fernanda sugeriu e consigo bons descontos. é pura tentativa e erro, com isso a gente gasta uma fortuna, infelizmente. abraços, Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que deu negativo!!! Estou adorando a conversa de vcs no blog e a troca de experiências :) Os comentários são muito enriquecedores

      Excluir
  9. Daniela Souza, me falaram uma coisa que faz sentido. cortar completamente sem um exame que realmente indica que vc tem intolerância ao glúten pode ser nocivo, pq é uma alteração considerável na dieta. eu voltei a consumir pão moderadamente, assim como café e leite, pq percebo que depois do café da manhã tenho crises, então esses 3 alimentos têm que ser moderados. mas não vou cortar completamente, pq acho que o custo-benefício não compensa. eu uso o feeling. se estou no meio de uma crise evito rabanete, frutas ácidas, pão, ovo, álcool. se estou melhor volto a consumir, mas sem exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Samantha! não podemos esquecer de nos alimentar corretamente também!

      Excluir
  10. Muitas vezes estamos com o intestino sujo e o figado intoxicado com produtos quimicos venenosos. o que precisamos fazer. e tomar um purgante e fazer lavagem dos intestinos, e um tratamento para desintoxicar o fígado. que é feito com alimentação natural.Eu fiz esse tratamento.e tive uma melhora de noventa por cento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a alimentação faz diferença Fabio!! Que tratamento é esse q vc fez?

      Excluir
  11. Minha filha comecou com essa doenca ela tinha 2 meeses de idade bb hj ela tenhi 2 anos e tenhu muita do dela quando a doenca ataca uso o sabonete cetrilan depois do banho passo fiogel A.I e depois passo adinos uma pomada pra nao coçar muito:-*

    ResponderExcluir
  12. Vinho tinto também entra na lista, ao menos na minha! Já me fez inchar e parar no hospital.

    ResponderExcluir