terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sobre preconceito e ignorância

Acabei de ler várias notícias sobre o caso do neto da coreógrafa Deborah Colker que, ao embarcar em avião de empresa aérea brasileira, sofreu preconceito por ter uma doença de pele.

Não, não se trata de dermatite atópica, mas é também uma doença de pele de origem genética e não contagiosa (chamada "epidermólise bolhosa") . Apesar de não se tratar da nossa doença, o caso enfrentado por esta criança poderia facilmente ter ocorrido com outras pessoas e crianças que apresentam doenças de pele.

De fato, ainda  há muito pouco conhecimento sobre as doenças de pele, mesmo no meio médico. 

Acontece que a ignorância vira preconceito quando a desinformação se soma à falta de elegância e respeito pelo próximo.

O relato desta avó e também da mãe da criança mostram o despreparo de uma grande companhia para lidar com a condição física DE UMA CRIANÇA DE TRÊS ANOS. A família já havia sido questionada no check in e esclarecido o caso. Infelizmente, por falta de um simples procedimento interno de comunicação, a família teve que passar pelo constrangimento público dentro da aeronave, atrasando seu vôo e dos outros passageiros.

Já não me surpreendo com a falta de elegância dos comissários(as) da Gol, mas essa falta de respeito com o próximo é sim digna de preocupação. 

Existem maneiras e maneiras de se abordar uma pessoa com o aspecto físico diferente, ainda mais na frente da criança, ainda mais em público, ainda mais de forma incisiva como indicado nas reportagens. (helllooooo Gool!!!!)

Estou replicando este assunto no blog pois tenho certeza que outras mães já passaram constrangimentos com seus filhos por causa da dermatite. Espero sinceramente que este caso infeliz possa trazer o simples benefício da dúvida para as pessoas que apresentam doença de pele não contagiosa.

A pele é um órgão como outros no corpo. Porém, é um órgão exposto, visível... quem tem doença de pele dificilmente consegue escondê-la... ao contrário das pessoas que tem doenças no fígado, rins, coração... 

Quero ver a Gol tentar tirar alguém de alguma aeronave por ter uma doença não contagiosa no pulmão, no estômago ou nos ossos.

#prontofalei
#revoltada

Reportagens sobre o caso:
- Globo
- Globo (relato de outra pessoa que tem a doença)
- Exame
- A Tarde

14 comentários:

  1. Oi, gostei muito do seu blog. Tenho acompanhado as postagens.
    Você usa creme anti idade? Sabe de algum?
    Sabe como é... a idade vai chegando e nós mulheres e alérgicas ficamos sem muita opção.
    Beijo grande!

    Dayana Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dayana!
      eu tenho uma amostra grátis da Clinique - "repairwear laser focus". Usei poucas vezes,mas gostei!! Só que tentei entrar no site da Clinique agora para confirmar a formulação e (óbvio), não encontrei tal informação no site.

      Gostei também de um da Kiko chamado "Instant Perfection", realmente deixa a pele mais bonita (mas não perfeita como diz o nome rss). A Kiko é ótima pois os preços são bem mais acessíveis do que a Clinique...

      Tenho também para olheiras da mesma marca "All about eyes". Ele é ótimo para fixar melhor a maquiagem, mas não achei que reduz muito as olheiras não. Estou testando um outro da marca "Origins", que parece muito bom. Até estou para escrever uma postagem sobre ele, pois tem uma proposta comercial interessante para nós.

      Obrigada pelo comentário! Um abraço,

      Excluir
    2. em tempo, o All about eyes é da Clinique, e não da Kiko!

      As minhas alergias são ao propilenoglicol, formol, cloreto de cobalto e ao Kathon (metilcloroisotiazolinona). Veja se os produtos servem no seu caso!

      abs,

      Excluir
  2. ADORO SEU BLOG, MUITO BEM ESCRITO. A DICA DO FISIOGEL VALEU DEMAIS.ACREDITA QUE TINHA PENSADO NISSO, POR QUE NÃO TINHAM FEITO A ABORDAGEM DO CHEK-IN... NÃOS SABIA QUE JÁ TINHAM FEITO E FIZERAM ABSURDAMENTE NA AERONAVE! DESCOBRI QUE TENHO PSORÍASE E AGORA ESTOU MUITO MAIS ATENTA À ESSAS QUESTÕES!

    CRISTINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, muito obrigada pelo comentário! É gratificante demais para mim saber que está ajudando outras pessoas.

      Um abraço,

      Excluir
  3. Boa noite Fernanda, gostei do seu blog, Na minha casa todos temos dermatite atópica, meu irmão desde criança sempre trataram como micose Minha sobrinha tem 4 anos e desde de quando nasceu ja apresentava dermatite atópica, passamos por uma situação parecida com a da gol. Ela estudava em um CEIM (centro de educação infantil), e a diretora da escola fez uma denuncia no Conselho tutelar, imagina toda a situação, minha cunhada perdeu o chão, ficou arrasada. A dermatite dela é bem agressiva, passamos por vários médicos, na pasta dela que fica na escola, tinha os laudos médicos, receitas para suas pomadinhas, e toda a escola sabia que ela precisa de maior atenção, mas ninguem quer uma criança que de trabalho, por ela ter esses problemas ela fica estressada, é uma criança diferente. Então para se livrar do problema viu o conselho como uma saida, na verdade ela queria a vaga da minha sobrinha. Felizmente meus pais e minha cunhada foram ao conselho e levaram todos os laudos e receitas, explicando a doença que ela tem. Mas fica a revolta com esse tipo de gente despreparada pra lidar com crianças com essas enfermidades. Por ela ser uma criança diferente ela sofreu e sofre bulling, como essa familia no avião da gol. Desejo que um dia essas coisas não existem mais.
    Obrigada.
    Monica

    ResponderExcluir
  4. Acrescentando a denuncia contra minha cunhada era de maus tratos, devido a pele das mãos e pés ficarem com feridas, coçava muito e ela sentia incomodada, chorava... É muito triste tudo isso.
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, obrigada por compartilhar sua história conosco. Certamente, e infelizmente, muitas famílias passam por isso.
      No caso da sua sobrinha, será que não caberia um processo de danos morais?
      Espero que ela não tenha que passar por situações desse tipo novamente!
      Um abraço e bom final de semana para vocês

      Excluir
  5. Boa noite Fernanda! Primeira vez que visito seu blog e quero lhe parabenizar pela forma que aborda o "assunto das alergias". Também tenho DA e pelo que li e vi os meus sintomas e reações são bem parecidos com os seus. Agora não me sinto mais tão sozinha enfrentando esta doença, obrigada por dividir suas vivências; vou "frequentar" seu blog de agora em diante!
    Dayse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dayse!
      Agradeço o comentário! Tem muitos alérgicos por aí, não estamos sozinhas!
      Grande abraço ,

      Excluir
  6. Olá Fernanda!
    Gostei muito do seu blog, minha filha de 4 aninhostem dermatite grave e é alérgica a ovo, leite, soja, trigo, lentilha, milho, peixe, frutos do mar, ervilha, morango, animais de pelo e pena, pó....ufa acho que listei todos...
    estou aprendendo a cada dia...eu nunca tive alergias, mais o meu marido sim e tb sofria com dermatite, não é nada facil mais ainda bem q ela é uma criança boazinha. Gostaria de manter contato p/ tirar dúvidas...pode ser?
    e parabens pelo blog
    ahh...meu blog é
    http://melrykuster.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Melry,
      tem coisas lindas no seu blog, parabéns!!!
      Espero que sua filhinha fique bem... pelo menos vcs já sabem do que fugir (apesar de ser uma lista e tanto!).
      Grande abraço para vocês,

      Excluir
  7. Vi as reportagens e achei um absurdo a forma como o caso foi conduzido! Eu mesma já senti muitos olhares tortos quando estou em crise alérgica pois meu corpo fica completamente tomado por bolhas e quando elas diminuem fico com manchas claras na pele, principalmente quando tem alguém com bebê por perto, no início eu me incomodava muito e ainda explicava para as pessoas que era apenas uma alergia, hoje aprendi a conviver e não ligo mais para os olhares feios!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Dayanne!! E eu já tive vontade de falar que era uma doença contagiosa, para ver se os chatos saiam de perto rssssss

      Excluir