sábado, 21 de setembro de 2013

Alergia dos leitores - Alergia a "borrachudo"



Olá pessoal,

Demorei um pouco para responder os comentários dessa vez, pois estava envolvida nos preparativos da festinha de aniversário do meu filho, e depois fiz uma pequena viagem a trabalho.
Felizmente já se foi o tempo em que as minhas alergias eram a minha principal preocupação, e assim espero que aconteça com cada leitor deste blog!

Enfim, a postagem de hoje é bastante interessante pois a alergia não é minha! Isso mesmo, apesar de ter um vasto repertório de alergias, este sintoma específico a picadas de borrachudo eu não tenho.

O relato foi escrito por uma grande amiga minha, após um final de semana que passamos na praia, quando ela teve o azar de ser picada por um borrachudo e ficou com o braço muito inchado. Tenho certeza que outros alérgicos vão se identificar com a história dela.
Este é o borrachudo (Imagem Google)
Para quem não sabe, colamos abaixo a explicação do Wikipédia sobre o inseto:

O termo borrachudo é a designação comum a diversas espécies de insetos dípteros, da família Simuliidae, famosos pelas fêmeas hematófagas, cuja picada causa intensa irritação, edema e até mesmo vesículas. Medem entre 1 e 5 milímetros de comprimento, possuem coloração negra. Gosta de umidade, vivendo em matas sombrias, com água corrente ou montes de mato cortado molhados pelo orvalho e/ou chuva. 

E lá vai o relato da minha amiga:

" Final de semana na praia e, recomeça o pesadelo. Tudo por causa de um inseto infame, o tal do borrachudo, que conheci depois que me mudei para São Paulo. Cresci em Manaus, no meio da floresta amazônica, e convivi desde pequena com todas as espécies de mosquito, inclusive o da febre amarela e malária, e nunca tive problemas. Mas, o tal do borrachudo, que empesteia o litoral de São Paulo, tem alguma coisa com que meu corpo resolveu implicar. Resultado, membros (no caso superior) inchado, vermelho e pegando fogo. Apelidos que recebi: pãozinho e Hellboy.

Descuidei por alguns minutos e PIMBA! Fui premiada. Tinha acabado de passar o repelente na perna e esqueci-me dos braços. A única em um grupo de 16 adultos e 2 crianças a ser picada. Ou, pelo menos, a ter alergia. O ataque aconteceu ao entardecer, por volta das 17 horas. Começou com um pontinho vermelho (sangue coagulado) no local da picada. Depois, uma bolinha vermelha ao redor que vai inchando, ficando vermelho, inchando, coçando, inchando, aumentando, inchando, espalhando, inchado ...

Como de costume, demorei a aceitar o que já estava em processo. Primeiro eu pensei: não é nada, já passa. Fui dormir pensando, ´quando acordar já passou´. Acordei e a coisa foi piorando. Até que tive que aceitar o que estava acontecendo. Não tem jeito, sou alérgica a picada de borrachudo mesmo. A vida é assim: tem gente que não pode comer camarão, nozes e glúten, ou não podem tomar leite, ou não podem ter cachorro, e outros podem fazer tudo isso que não acontece nada. Eu faço parte do primeiro grupo e tenho que aceitar.

Depois de aceita a minha condição de alérgica, o próximo passo foi buscar ajuda (está até parecendo papo de dependente químico). Do grupo de 16 adultos apenas um tinha um antialérgico na mala. 
Finalmente fui salva! Confesso que nem eu costumo carregar os meus. Logo, essa pessoa ou é uma santa, ou uma sofredora.

 (PAUSA NO RELATO: Adivinhem QUEM era a pessoa que tinha antialérgicos????? rssss) 

O remédio fez o quadro estabilizar, mas não regredir. Já estou acostumada com o processo que demora de 2 a 3 dias para dar sinais de melhora. Já cheguei a riscar minha pele com canetinha para monitorar se o inchaço estava espalhando ou não (no caso anterior estava piorando e corri para o hospital). Mas, como dessa vez o membro atingido foi o braço direito, terei que confiar na memória. Até para tirar as fotos tive certa dificuldade. Seria muito mais interessante postar a foto dos dois braços juntos para vocês notarem a diferença. Mas, percebi que seria humanamente impossível tirar foto dos dois braços ao mesmo tempo sozinha.

Fico pensando se algum dia poderei ser uma pessoa normal e ir para as praias do litoral de São Paulo sem me preocupar. Será que meu corpo vai algum dia aceitar a “baba” desse insetinho insignificante sem fazer esse escândalo todo? Até que isso aconteça, terei que aceitar e conviver com a minha condição. Praia = repelente no corpo todo + antialérgico no bolso."

Fotos do braço dela bem inchado, após dois dias da picada de borrachudo. A terceira foto fui eu que tirei um dia depois, quando voltávamos de carro da praia, para mostrar a comparação entre os braços. 
Cris, muito obrigada por permitir que eu compartilhasse seu relato e fotos no blog! 

Alguém mais tem alergia a picada de borrachudo por aí?

91 comentários:

  1. eu tb tenho mas isso não é nada pior mesmo é ter alergia até da água tratada como é o meu caso desenvolvi a poucos meses e ainda não consegui me conformar além do alergista vou consultar um psicólogo :////// mas o alergista me deu uma esperança disse q vai me passar um tratamento de dessensibilização e q eu ia voltar a pegar nas coisas q não posso sabão,sabonete e etc tomara meu Deus.Vc já tentou imunoterapia ou algum outro tratamento pra ser menos alérgica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Damiana, vai passar sim!! No começo é ruim pois temos que nos livrar de várias coisas que causam a alergia... depois a pele volta a ficar normal. Nunca tentei imunoterapia não.... minha alergista falou que funciona mais para as alergias respiratórias, o que não é o meu caso. Força aí!!!!

      Excluir
  2. Olá Fernanda td bem? Cheguei ao teu blog depois de uma crise séria de urticária que me fez arrancar sangue das pernas tanto que coçava. Fui parar no pronto socorro e o médico suspendeu o Torsilax, que segundo ele, é o que provavelmente me causou alergia. Depois da crise e de 2 meses de antialérgico ela se foi, uffa! Marquei uma consulta com um alergologista que, pasme, nem sequer olhou minhas manchas e já foi receitando muitos antialérgicos e até corticóide. Perguntei se havia algum teste que eu poderia fazer para saber de fato o que me causou a urticária e ele disse que não existe. Claro que desconfiei. Tb moro em Brasília e vi sua indicação da doutora de Taguatinga, liguei lá, mas infelizmente ela não atende meu plano =/. Você conhece a Alergoclinica da Asa Sul? Estou preocupada, pois tenho uma cirurgia de varizes para fazer e estou com medo de tomar alguma anestesia ou outro medicamento que me cause reação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kelly. Eu tentei uma consulta na Alergoclínica uma vez... mas só estavam marcando com antecedência de 3 meses!! Como até chegar a consultajá estaria sem pele, desisti... portanto não conheço e não posso opinar.
      A dra. Patrícia não é tão cara.. acho q eu paguei 150,00 pela consulta (também não atendia meu plano). Acho que valeu a pena, pois já tinha gasto muito mais que isso com produtos e remédios que não funcionaram.
      Comente com seu médico sobre a alergia, de repente ele pode fazer algum teste de sensibilização com a anestesia antes.
      Boa sorte e obrigada pelo comentário!
      um abraço,

      Excluir
  3. Oi Fernanda!!Eu fui no dermato e falei das minhas alergias a sabão,sabonetes e até a água tratada com cloro e ele receitou ebastel por 6 meses 10mg 1 por dia vc já tomou??É bom??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Damiana! eu nunca tomei Ebastel não!! Depois conte a sua experiência com ele :)
      Boa sorte!

      Excluir
  4. água faz mais efeito que esse ebastel :( só joguei dinheiro fora eu preciso é de corticóides e ele não é por isso não prestou :(

    ResponderExcluir
  5. Ola, infelizmente tambem sou assim, nao me lembro ao certo quando foi a primeira picada de borrachudo, so sei que desde entao se eu vou a uma praia ou uma chácara eles me encontram rsrs, certa vez fui a Matinhos de ferias e fui premiada com cinco picadas nas pernas, quase tive um treco, nao dava pra sentar, e ficar em pe era quase pior, tudo inchou, tudo ficou vermelho e era impossivel parar de coçar, mas como qualquer outra alergia eu aprendi a controlar, ontem fui a um casamento e fui premiada com duas picadas uma no joelho e outra no tornozelo, mal da pra andar.. (ps descobri que oleos com eucalipto aliviam o inchaço e a coceira, e a agua do mar melhora um pouquinho tambem)
    Ja tava esquecendo, tambem sou alérgica a camarao, fico parecendo um baiacu sabe o peixe ? Tenho asma, bronquite e renite, e mais umas alergias que nao me lembro agora ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Vc tb tem um repertório vasto de alergias! obrigada por compartilhar no blog!
      Grande abraço,

      Excluir
    2. Achei o blog depois de uma picada de borrachudo onde também descobri mais uma das minhas alergias! Gente dói muito, coça, queria saber quanto tempo mais ou menos leva para melhorar, tomei anti alérgico e passei um gel específico, aliviou mas ainda dói. Ah, os sintomas apareceram no dia seguinte a picada!!!

      Excluir
  6. Oi pessoal,
    Tive os mesmos sintomas nas 3 vezes que fui pra maresias. A primeira.vez fui a uma festa e na volta ate a casa em que estavamos meus pés e mãos serviram de banquete aos borrachudos. Um dia depois minha mão estava como a da foto (na época até achei que fosse um picada de aranha ou outro bicho). A segunda vez foi durante o réveillon e tive que voltar antes da hora pois meus pes estavam totalmente inchados (ai que me falaram do tal borrachudo). E neste ultimo reveillon, estava em Pauba e recebi picadas em todo o corpo em um curto periodo sem repelente. Voltei antes da hora novamente com braços e pernas inchados (e tive a certeza que a culpa são dos borrachudos)
    Descobri o blog agora pois parece que passarei por essa situação novamente. . Fui a uma cachoeira em peruibe e assim que cheguei notei meus fieis amiguinhos haha...
    Mas dessa ve ja tomei um comprimido de fenergan e irei a farmacia em breve... espero nao repitir as ultimas experiências e ter que interromper a viagem novamente haha
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito é andar com o antialérgico sempre no bolso!!!!
      Obrigada pelo seu relato!
      um abraço,

      Excluir
  7. entrei no teu blog, após uma picada de borrachudo, minha perna esta muito inchada :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mirela, que chato..... bem no feriado! Ontem eu tb fui picada, mas foram pernilongos... e vamos de antialérgicos!
      um abraço,

      Excluir
  8. Por duas vezes tive os mesmos sintomas que vc, porém não consegui ver o inseto, mas a sua descrição é igual ao que passei. É provável que seja o borrachudo.

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia. O resultado que minha filha teve ao passar um final de semana em Ilha Bela, foi além de diversão, pernas e costas cheias de picadas de borrachudo, mesmo passando muito repelente. Já faz uma semana e com a ajuda antihistaminico a coceira está acabando. A preocupação agora são as marcas. Alguém sabe se as marcas somem com o tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha também tenho a mesma coisa que sua filha tem e as marcas não somem, falam que precisam de um remédio caseiro ou uma injeção para acabar as marcas!!!

      Excluir
  10. Estou com o mesmo problema ha uma semana com essa coceira chata, Causada pelo bendito borrachudo.
    Minhas pernas e braços estão machucadas aindaa , e ainda coçando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sis Barbosa é exatamente assim quando você recebe a primeira picada você já é Alérgica a Borrachudos, Também tenho e entendo a Coceira chata.

      Excluir
  11. Estou a três dias com o pé esquerdo inchado por causa de picada de borrachudo, um domingo em Brotas resultou nisso, já fui ao hospital (ontem) tomei injeção de cortizona na veia e meu pé continua inchado, porém sem dores e com uma coceira bem fraca q eu até evito coçar. Alguem pode me ajudar, como diminuir esse inchaço no pé? Odeiooo borrachudos :(

    ResponderExcluir
  12. Hoje sofri com picadas de borrachudos na praia do Félix em Ubatuba...Resultado. Sou alérgica, fiquei com o joelho e tornozelo todo inchado. E agora mau consigo andar, pois a dor é constante. A minha salvação foi ter um antialérgico na bolsa....O mosquitinho terrível... Valdirene.

    ResponderExcluir
  13. Acho que me tornei alérgico! Estou com os tornozelos inchados após ser picado por borrachudos neste fim de semana em um sítio. Nunca tinha acontecido isso. É possível eu ter me tornado alérgico apenas agora, aos 32 anos? Estou à base de anti-alérgico oral e pomada, mas estranhando a demora na diminuição do inchaço e coceira. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diego... podemos nos tornar alérgicos a qualquer idade... então é possível sim!

      Excluir
    2. Fernanda, minha dúvida também era essa, estou aqui com as duas pernas e pés inteiros recheados de picadas e extremamente inchados, minhas coxas até encostam uma na outra quando ando, já fui picada pela mesmo inseto varias vezes e nunca tinha tido uma reação desse tipo, é possível que eu possa só agora ter desenvolvido essa alergia?

      Excluir
  14. Tb fui vítima desses insetos,estou com os dois tornozelos inchados e qd fico em pé dá uma dor enorme, não tomei nada ainda,pq cheguei ontem da Juréia, mais hj vou ter que tomar um antiinflamatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, às vezes não tem jeito, temos que tomar remédios mesmo!
      Obrigada por comentar no blog.

      Excluir
  15. Tb fui vítima desses insetos,estou com os dois tornozelos inchados e qd fico em pé dá uma dor enorme, não tomei nada ainda,pq cheguei ontem da Juréia, mais hj vou ter que tomar um antiinflamatório.

    ResponderExcluir
  16. Gente ja fiz o teste dermatologico e deu alergia a cloreto de cobalto e as unicas coisas que vejo problema mas nao identifiquei onde exatamente da alergia é quando vou a praia ou piscina. A primeira vez que peguei uma alergia, eu me ensaboei de protetor solar nivea e fui para a piscina. No outro dia estava me coçando toda. Dai parei de usar protetor. Fui fazendo testes em varios e muitos apareciam bolinhas e outros nao. Ate os que dizem ser anti alérgicos. Mas outros dias nao usei protetor e fui em psicina e fiquei com alergia. Fraca mas fiquei. E recentemente fui a praia e entrei uns 5 minutos na agua do mar e sa, sem protetor solar nenhum e fiquei com uma leve alergia entre as pernas na dobra do joelho. Minhas unhas sao todas de serrinhas. Tenho que polir pra passar esmaltes. Oque sera minha alergia gente. Sera do calor? Pq outro dia estava bem quente e nao fui a praia, nem pscina nem usei protetor e comecei ficar com bolinhas na pele, na parte mais sensivel dos bracos. Os lados de dentro.

    ResponderExcluir
  17. Gente ja fiz o teste dermatologico e deu alergia a cloreto de cobalto e as unicas coisas que vejo problema mas nao identifiquei onde exatamente da alergia é quando vou a praia ou piscina. A primeira vez que peguei uma alergia, eu me ensaboei de protetor solar nivea e fui para a piscina. No outro dia estava me coçando toda. Dai parei de usar protetor. Fui fazendo testes em varios e muitos apareciam bolinhas e outros nao. Ate os que dizem ser anti alérgicos. Mas outros dias nao usei protetor e fui em psicina e fiquei com alergia. Fraca mas fiquei. E recentemente fui a praia e entrei uns 5 minutos na agua do mar e sa, sem protetor solar nenhum e fiquei com uma leve alergia entre as pernas na dobra do joelho. Minhas unhas sao todas de serrinhas. Tenho que polir pra passar esmaltes. Oque sera minha alergia gente. Sera do calor? Pq outro dia estava bem quente e nao fui a praia, nem pscina nem usei protetor e comecei ficar com bolinhas na pele, na parte mais sensivel dos bracos. Os lados de dentro.

    ResponderExcluir
  18. Oi Fe,tudo bom?
    Fui picada por alguns borrachudos em um sitio que fui nesse finds (14/03) , estranhei que mesmo tendo passado repelente por todo o corpo eles conseguiram me picar. O pior é que na parte inferior da perna inchou muito e ficou bem vermelho e no dia seguinte nao estava mais vermelho porem havia uma marca de onde estava vermelho (sou de pele clara mas onde estava inchado estava mais claro que minha cor). Devo me preocupar ou sera que volto logo ao normal? Abraços

    Day

    ResponderExcluir
  19. Oi galera, fui picada ontem á tarde na minha mão por um mosquito borrrachudo,estou com a minha mão bem inchada, parece que vai explodir e cossa muito e está vermelha não consigo pegar ou fazer qualquer coisa com a minha mão esquerda porque dói. Já tive essa experiência algumas outras vezes e foi e é igual a essa sensação que estou sentindo agora (irritada, mão inchada, dor e esperançosa para recuperação) Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia pessoal!
    Ha 1 mês estive em Ilhabela e fui vitima dos borrachudos. To cheia de marcas pelas pernas, alguem recomenda alguma pomada para as marcas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia pessoal!
    Ha 1 mês estive em Ilhabela e fui vitima dos borrachudos. To cheia de marcas pelas pernas, alguem recomenda alguma pomada para as marcas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia pessoal!
    Ha 1 mês estive em Ilhabela e fui vitima dos borrachudos. To cheia de marcas pelas pernas, alguem recomenda alguma pomada para as marcas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Eu estou assim, aconteceu esse feriado no litoral norte, em Maresias. Estou com muito medo, ainda não procurei ajuda estou tratando com Emistin mas tá inchado e não adianta. Mas de hoje não passa!!! Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  24. Passei o fim de semana em Paúba no Litoral norte e os borrachudos picaram meu pé. No dia seguinte inchou demais, não consigo nem andar e estou com muita dor. Já tomei anti alérgico e nada de desinchar... já tinha passado repelente mais não adiantou, eles picaram mesmo assim....Acho que agora é esperar né?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Fernanda, sempre fui alérgico a camarão e a algum tempo tive a infelicidade de descobrir que tão ruim quanto camarão, é o borrachudo. Até agora já foram 3 tristes encontros com eles e o resultado não foi nada diferente do de sua amiga. Mas, neste FDS fui a um lago e como ja estou pra lá de escaldado, passei repelente e fiquei todo o tempo de camisa de malha com manga e calça de tactel. Ao retornar para casa percebi as costas coçando, dentre os múltiplos calombos vermelhos minha esposa encontrou um carrapato e após demorada procura soubemos que não havia mais. Poucas horas depois a coceira e calombinhos vermelhos estavam também nas pernas,barriga e braços. Sera que um único insseto pode desencadear reaçao alergica por todo o corpo?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde. Fernanda, sempre fui alérgico a camarão e a algum tempo tive a infelicidade de descobrir que tão ruim quanto camarão, é o borrachudo. Até agora já foram 3 tristes encontros com eles e o resultado não foi nada diferente do de sua amiga. Mas, neste FDS fui a um lago e como ja estou pra lá de escaldado, passei repelente e fiquei todo o tempo de camisa de malha com manga e calça de tactel. Ao retornar para casa percebi as costas coçando, dentre os múltiplos calombos vermelhos minha esposa encontrou um carrapato e após demorada procura soubemos que não havia mais. Poucas horas depois a coceira e calombinhos vermelhos estavam também nas pernas,barriga e braços. Sera que um único insseto pode desencadear reaçao alergica por todo o corpo?

    ResponderExcluir
  27. Oi, Eu tenho 8 anos e me chamo Geysa sou brasileira, eu sofro de muitas picadas pernas não param de coçar e hoje 28/09/15 acordei para tomar banho e me arrumar para ir a escola, tinha uma picada ou era de muriçoca ou do [BORRACHUDO] ela estava em cima de uma [VEIA] minha perto dos nervos na verdade também tava alcançando o nervo mas tava mais em cima da [VEIA] quando eu sair, do banho me vestir e olhei pra ver se tava tudo bem com a [VEIA] para ver se não inchou, mas foi péssimo. Eu vi que a pequena picada inchou fiquei nervosa passei a pomada [BETACORTAZOL] ela baixou, a [VEIA] ia para o dedão na escola continuou baixa mas bem diferente. O que houve com a pequena picada pra ela fica tão [GRANDE]

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite, ainda 28-09-15 eu estava agora no quarto assistindo TV ela tava baixa mas quando olhei denovo estava inchada estou com medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter medo, procure um médico ou que ele passe um remédio caseiro!!!

      Excluir
  29. Olá, Eu tenho alergia a Borrachudo mais não fica inchado , O Borrachudo pica e eu sentindo começo a coçar e cada vez que eu coço se fere e sangra as vezes. Depois de um tempo fica as marcas das feridas e eu só queria saber como acabar com alergia.
    P.s.:Pode ser algum tratamento ou um remédio caseiro, Ficarei grata se vocês mim ajudarem.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Cheguei a esse blog justamente pela alergia de borrachudo que apareceu em mim pela primeira vez há 20 dias atrás. Eu moro há 5 anos no mesmo lugar, tem um terreno com mato em frente a minha casa e aqui é cheio de insetos de todo tipo, mas somente esse ano vieram os borrachudos. No primeiro episódio foi uma picada no tornozelo no final de tarde e a noite começou a doer, inchar e coçar. E três dias atrás picou minha coxa, agora foi muito pior, a dor lateja do joelho até a cintura, o local ficou quente demais, fiquei mancando. Fui ao médico e ele me receitou um anti-alérgico que ajudou sim, fez passar a dor e diminuiu a coceira, mas criou uma bolha pequena no local da picada e mancha vermelha na minha coxa está gigante (mede aproximadamente 30 x 15cm), tem bastante inchaço também. O médico disse que a única coisa que posso fazer é passar repelente e conviver com isso. Fiquei triste porque aqui é cheio de insetos. Ao menos vim compartilhar para que não nos sintamos sozinhos, ninguém aqui do meu bairro viu algo parecido com isso, todos ficaram apavorados. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Olá!!! Sexta-feira passada fui atacada por borrachudos nos pés e pernas. No domingo comecei a mancar e percebi que meu tornozelo estava inchado, vermelho e muito dolorido. Passei álcool e uma pomadinha. Hoje está um pouco melhor, mas continua dolorida. Sem ser antialérgico oral, qual o remédio local para esse tipo de picada?

    ResponderExcluir
  33. Olá!!! Sexta-feira passada fui atacada por borrachudos nos pés e pernas. No domingo comecei a mancar e percebi que meu tornozelo estava inchado, vermelho e muito dolorido. Passei álcool e uma pomadinha. Hoje está um pouco melhor, mas continua dolorida. Sem ser antialérgico oral, qual o remédio local para esse tipo de picada?

    ResponderExcluir
  34. Olá!!! Sexta-feira passada fui atacada por borrachudos nos pés e pernas. No domingo comecei a mancar e percebi que meu tornozelo estava inchado, vermelho e muito dolorido. Passei álcool e uma pomadinha. Hoje está um pouco melhor, mas continua dolorida. Sem ser antialérgico oral, qual o remédio local para esse tipo de picada?

    ResponderExcluir
  35. Olá, Boa noite pessoal eu tbm tenho que aceitar a ideia de ser alérgica a Borrachudo 😕😑 infelizmente dia 24/01um passeio com minha família e amigos fui premiada com essa picada dolorida que nem consigo coçar os pé no chão direito. Esqueci total de levar o repelente e dai tome picada e agora estou aqui eu com essa dor terrível queria saber qual procedimento fazer e se é necessário ir ao médico? Obg
    CLEIDE SOUZA😉😘

    ResponderExcluir
  36. Olá, Boa noite pessoal eu tbm tenho que aceitar a ideia de ser alérgica a Borrachudo 😕😑 infelizmente dia 24/01um passeio com minha família e amigos fui premiada com essa picada dolorida que nem consigo coçar os pé no chão direito. Esqueci total de levar o repelente e dai tome picada e agora estou aqui eu com essa dor terrível queria saber qual procedimento fazer e se é necessário ir ao médico? Obg
    CLEIDE SOUZA😉😘

    ResponderExcluir
  37. Olá Pessoal sigo pelo mesmo problema, tenho alergia a picada do Borrachudo.
    O grande problema é que coça, doi e incha, santo Deus é horrível.
    Legal é prevenir e cuidar.

    ResponderExcluir
  38. Alguém pode me ajudar?
    Fui para ilha brla já fazem 25 dias! Não fiquei muito inchada quando picou, porém elas não param de coçar!!!! Alguma sugestão do que fazer?

    ResponderExcluir
  39. Não esperem piorar. Procurem logo um pronto socorro. Alergia é alergia! Fui picada diversas vezesnpor borrachudo e também sou alérgica. Tenho os mesmos sintomas sempre: vermelhidão, aquecimento da pele, coceira, dor e inchaço. Só o corticóide injetado me recupera e geralmente em questão de horas já observo melhora principalmente do inchaço.

    ResponderExcluir
  40. Olá!!! Faz uma semana que fui picada por borrachudo..... aliás ele quase comeu meus pés. Pé direito tem 15 picadas. Resultado: muita coceira, dedos inchados...... No desespero da coceira cheguei a usar escova de cabelo. Estou sentindo dor nas pernas e no corpo todo, além de dor de cabeça. É possível que tudo isso seja por causa do borrachudo????

    ResponderExcluir
  41. Olá!!! Faz uma semana que fui picada por borrachudo..... aliás ele quase comeu meus pés. Pé direito tem 15 picadas. Resultado: muita coceira, dedos inchados...... No desespero da coceira cheguei a usar escova de cabelo. Estou sentindo dor nas pernas e no corpo todo, além de dor de cabeça. É possível que tudo isso seja por causa do borrachudo????

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde,

    Também desenvolvi alergia a picada de borrachudos a pouco tempo, estou sofrendo desde o carnaval, já fui ao médico fiz uso de prednizona e não adiantou, voltei ao médico, estou fazendo o uso de loratadina e passando a pomada acetato de dexametasona, porém a coceira volta, acredito que seja isso que não deixa melhorar, meus tornozelos continuam inchados, dias melhores dias piores, onde os borrachudos picaram agora estão roxos mas qdo começo a coçar vai ficando vermelho e inchado, tenho receio q minha pele fique manchada pois as marcas são muito escuras.

    ResponderExcluir
  44. Há 4 dias fui picada em vários lugares pelo borrachudo... Está roxo, inchado e não para de coçar. Já estou tomando antialérgico, só diminuiu o inchaço. É um começo... Mas é horrível a sensação.

    ResponderExcluir
  45. Há 4 dias fui picada em vários lugares pelo borrachudo... Está roxo, inchado e não para de coçar. Já estou tomando antialérgico, só diminuiu o inchaço. É um começo... Mas é horrível a sensação.

    ResponderExcluir
  46. Meninas, fui num sítio no Paraná, e fui picada por borrachudos, e eu tenho urticária crônica, resultado: muita dor no corpo todo, dores no braço, mãos, coceiras, mas tive uma baita febre a noite, será que picada de borrachudos dá febre? Ou pode ser outra coisa?

    ResponderExcluir
  47. Eu não sabia q era tão alérgica a mosquito. Acabei de ir no Alto da Boa Vista RJ sem repelente. Devo ter umas 10 picadas. Como eu estava de calça, picaram mais o pé q está muito inchado e dolorido dificultando até a andar. Tentarei anti alérgico. Se não ver resultado irei ao medico

    ResponderExcluir
  48. Estou eu aqui com perna enorme fui picada esse fim semana mas tive uma espwriencia na praia pior fui picada 3 vezes na batata da perna na praia resultado nao pisava no chso me deu febbre parecia perna ia estourar ficou tao dura nao pisava no chao pensa num balao enorme pois ė era minha perna

    ResponderExcluir
  49. Estou eu aqui com perna enorme fui picada esse fim semana mas tive uma espwriencia na praia pior fui picada 3 vezes na batata da perna na praia resultado nao pisava no chso me deu febbre parecia perna ia estourar ficou tao dura nao pisava no chao pensa num balao enorme pois ė era minha perna

    ResponderExcluir
  50. Estou eu aqui com perna enorme fui picada esse fim semana no rancho da familia, mas tive uma esperiencia na praia pior fui picada 3 vezes na batata da perna na praia resultado nao pisava no chao me deu febbre parecia bola as 3 picada se juntaram numa coisa so meu Deus numca vi nada assim eu nao andava a pele esticou a perna endureceu ficou tao dura nao pisava no chao pensa num balao enorme pois ė era minha perna demorou umas 2srmanas tive febre e muita dor duia muito eita mosquito assasinno kkk.

    ResponderExcluir
  51. Estou eu aqui com perna enorme fui picada esse fim semana no rancho da familia, mas tive uma esperiencia na praia pior fui picada 3 vezes na batata da perna na praia resultado nao pisava no chao me deu febbre parecia bola as 3 picada se juntaram numa coisa so meu Deus numca vi nada assim eu nao andava a pele esticou a perna endureceu ficou tao dura nao pisava no chao pensa num balao enorme pois ė era minha perna demorou umas 2srmanas tive febre e muita dor duia muito eita mosquito assasinno kkk.

    ResponderExcluir
  52. também fui alvejado pelo borrachudo fui em um parque ecológico descoberto entre a divisa do DF e Goiás BR 070 vou procurar o médico vejo que está aumentando o inchaço e esta quente a pele e também está coçando

    ResponderExcluir
  53. Estava procurando por mais informações sobre alergias, e encontrei o blog, tenho alergia a mosquitos, mas nem de longe se compara a alergia de borrachudo, o que que é isso? Uma coceira terrível e o inchaço que chega a doer a pele de tão esticada que fica, no meu caso fui picada na mão esquerda, como sou destra ainda consigo fazer algumas coisas...mas se fosse na não direita estaria imobilizada...dói bastante, Sinto que aliviou só com polaramine uso oral e a pomada, apliquei água oxigenada também na região da picada....mas foram muito úteis as informações do blog. Melhoras a todos nós. ..os alérgicos.

    ResponderExcluir
  54. Ja fui picada no RJ no parque laje , em penedo -RJ e em gramado-RS. Esse ultimo foi pior. Ficou um inchaço parecendo celulite na coxa. Um horror! Levei uma no pé em jacarepagua. Mas como estava tomando antialergico ha alguns dias o edema foi bem menor. Alem disso nao cocei para nao estimular a reação. Hj levei tambem em jacarepagua no RJ tambem uma picada na mao esquerda. Em 10 minutos ja está um brocotoma de 4 cm. Cruzes!

    ResponderExcluir
  55. Ja fui picada no RJ no parque laje , em penedo -RJ e em gramado-RS. Esse ultimo foi pior. Ficou um inchaço parecendo celulite na coxa. Um horror! Levei uma no pé em jacarepagua. Mas como estava tomando antialergico ha alguns dias o edema foi bem menor. Alem disso nao cocei para nao estimular a reação. Hj levei tambem em jacarepagua no RJ tambem uma picada na mao esquerda. Em 10 minutos ja está um brocotoma de 4 cm. Cruzes!

    ResponderExcluir
  56. Ja fui picada no RJ no parque laje , em penedo -RJ e em gramado-RS. Esse ultimo foi pior. Ficou um inchaço parecendo celulite na coxa. Um horror! Levei uma no pé em jacarepagua. Mas como estava tomando antialergico ha alguns dias o edema foi bem menor. Alem disso nao cocei para nao estimular a reação. Hj levei tambem em jacarepagua no RJ tambem uma picada na mao esquerda. Em 10 minutos ja está um brocotoma de 4 cm. Cruzes!

    ResponderExcluir
  57. Olá, eu sou alérgica a esse bichinho, sempre quando eu vou para sítio onde tem mata fechada tenho que levar repelente, a minha alergia é tão séria que corro rosco de choque anafilático. A primeira vez tratei como picada normal e minha perna de um dia para o outro amanheceu em carne viva, a uns dois anos atrás esqueci de passar repelente em um sítio na mão e tratei com antialérgico e no dia seguinte a picada já estava aberta e inflamada, comigo só passa com injeção...agora fui ao morro roite "rs" e esqueci do bendito repelente, cheguei em casa agora e n tenho como correr a pronto socorro, mas vou usar pomada, antialérgico e amanhã pela manhã irei tomar injeção. Uma dor do cão e a mão igual a essa da foto heheheheh

    ResponderExcluir
  58. Estou com a perna inchada, quente e coçando. A dor é grande e tomei 3 picadas na batata da perna. Minha perna parece de uma pessoa com trombose super vermelha e dura. Qual tratamento eu posso fazer? Oq faço para aliviar essa maldita coceira!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se sua perna estiver inchada faz um banho de permanganato (em mim só isso resolve)
      E pra coceira não sei te dizer pq em mim nada resolve��

      Excluir
  59. pesquise sobre alimentos q ajudam a afastar eles de vc como o alho p exemplo.

    ResponderExcluir
  60. Também tenho alergia ao tal do borrachudo e é um saco isso
    Você se esquece por um minuto d passar o repelente e pronto ele vem e ai começa o sofrimento!
    A ficha pra mim também demora cair sabe,eu demoro a perceber a situação acho que logo vai melhorar mais no outro dia só vai inchando e inchando....
    Varias vezes já tive que ir pra escola com uma mão normal e a outra super inchada(parecia ate um balãozinho)
    Isso é horrível

    ResponderExcluir
  61. Gente também fui picada não sei qual mosquito disseram que é Maruim . Estou a 4 dias tomando anti alérgico desinchou um pouco mais a noite meu pé tá uma bola e em volta dá picada tava vermelho agora tá roxo tô preocupada com esse roxo alguem ja ficou assim?

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde. Dessa vez a vítima fui eu... Moro em Uberlândia,MG, sempre fui à beira de rios e represas, qndo esse tal mosquitinho me picava coçava muito e inchava pouco, mas nessa virada de ano deu zebra, varios me picaram, mas uma ficou feia. Na hr achei q não ia dar em nada, ficou dolorido é ruim pra andar, no dia seguinte amanheceu um pouco mais inchado, não preocupei,mas no segundo dia meu pé tava enorme e vermelho. A picada foi sexta de tardezinha e hj segunda to custando a andar... Nunca tinha acontecido isso... Assustada com isso...

    ResponderExcluir
  63. Passei uma semana no litoral norte de São Paulo e ..... Logo no segundo dia fui atacada pelos borrachudos, voltei dia 06/01 fui ao médico tomei injetáveis, medicação via oral e mesmo assim até hoje dia 13/01 ainda não melhorou, pelo contrário, a sensação que eu tenho é que está pior, nem pior sem nenhum sinal de melhora, sinceramente não sei mais o que fazer, a urticária que o bichinho causou está acabando comigo, fora o olhar das pessoas na rua achando que temos alguma doença que possa passar para as outras pessoas, muito desagradável mesmo!!

    ResponderExcluir
  64. GENTE PASSEI 2 DIAS EM ILHABELA, O LUGAR É LINDO, USEI REPELENTE SIM, E NA ADIANTA O BICHO PARECE QUE É IMUNE, TOMEM CUIDADO, ESTOU COM MUITA COCEIRA, DOR, INCHAÇO E ESTÁ SUPER QUENTE NOS LOCAIS PICADOS, TOMEI LORATADINA, PASSEI POMADA ANTIALERGICA, MELHOROU A COCEIRA, POREM CONTINUA INCHADO, ESTOU COM MEDO DE FICAR COM MARCAS

    ResponderExcluir
  65. Eu passei somente um dia em Ilha Bela. E os borrachudos fizeram um banquete completo. Estou com as minhas duas pernas inchadas e marcadas com manchas escuras. O inchaço quase não me deixam andar. E o antialérgico não estou sentido melhora.

    ResponderExcluir
  66. Sou mais uma infeliz que possui alergia à esse mosquito, todas as vezes que fui picada fiquei com um inchaço horrível e com dificuldade de me movimentar. A primeira vez que isso aconteceu só melhorou depois que fiquei de repouso, dias após a picada. Já fui picada na mão e dedo inticador também, uma maravilha. Não quero sequer imaginar um ataque de vários mosquitos desse à mim. Repelente e antialérgico serão meus melhores amigos.
    Detalhe, sou de Brasília.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde, eu tenho séria alergia se a QUALQUER inseto já levei uma d borrachudo no pé que ficou totalmente inchado e o pior para passar o efeito em mim demora de 1 a 2 semanas, e para a minha sorte sou intolerante a glúten, lactose, sol, tenho rinite tenho enxaqueca por causa de VÁRIAS comidas, teve uma vez que levei picada de borrachudo nos dois pés e na cintura, as três picadas viraram feridas de ficar na carne viva .
    E para melhorar minha situação no último sábado (19) levei uma picada na perna que ainda está inchada e extremamente roxa e doendo pelo menos não coça. Eu uso repelente diariamente com medo de levar picada de inseto e ter uma reação mais grave, ão importa quantas vezes eu for picada cada picada eu tenho uma reação diferente e isso o que me da mais medo, pois os remédios não tem efeito para todas as minhas reações.
    Não aguento mais ter alergia kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  68. Gente eu não sabia que tinha tanta gente com isso!!! Fui picada em Bento Gonçalves - RS, numa vinícola. Na hora não se sente. Depois começou a coçar, ficar vermelhinho.. mas nada comparado ao que veio depois. No dia seguinte fui embora pra casa, horas e horas e horas andando de bota em rodoviária e aeroportos. O negocio já não coçava, doía. Começou a fincar muito. Chego num ponto que eu precisei abrir a bota e ja tava mancando. Quando cheguei no aeroporto aqui de BH, não andava mais. No pé esquerdo foi bem perto do maléolo, por dentro, ou seja bem na articulação. No outro pe tinha uma no dedao, que até então não doía, só coçava e a bota pegava bem em cima. Cheguei em casa com o meu pai me carregando. Tive febre a noite toda, não conseguia mexer na cama pq qlqr movimento, a dor era mto forte. Acordei mto pior do que deitei, fui pro setor de toxicologia de um hospital daqui de BH. Não sei explicar, não conseguia por o pe pra baixo, sentia uma fisgada.. a dor era de uma ferida imensa aberta, uma ardência - só sensação msm, pq o furinho da picada eh mínimo. O pe gigante, a pele quase estourando. Até pro meu pai me carregar eu chorei, pq só da perna balançar com ele andando, doia.. foram mais de 10 dias sem andar, sem conseguir nem ficar com ele pra baixo. Até ajeita-lo no travesseiro era impossível. O outro pe, no dedao e no calcanhar, tb ficou imenso, quente..
    eu não vi o que me picou! Mas como foi a segunda vez - a outra foi mais na canela - e foi parecido, e agora lendo os comentários aqui, tô achando q só pode ser borrachudo msm! Os médicos aqui nem souberam.
    O q me disseram eh q pode ser tanto uma alergia ao bicho quanto uma reação ao veneno - sem ser necessariamente uma alergia
    E que por ter pegado na articulacao, doi mto mesmo
    Foi mto desesperador, teve um momento que achei q não ia nunca mais conseguir firmar o pe no chao ou pelo menos conseguir esticar a articulacao!
    Ia da cama pro banheiro pulando de saci e forçando o outro pe, q tb tava picado mas menos pior, alucinada de dor
    Cogitaram aranha, formiga..
    Primeiro ficou vermelho (mais no centro, mais rodado em volta), dps foi ficando preto gente, varios pontinhos de sangue sob a pele e o centro MTO escuro.
    Amanhã faz 1 mês, e eu juro pra vcs q no centrinho de onde foi a picada, se eu apertar, Ainda tem um carocinho e Ainda doi!
    Mas pra quem perguntou se fica mancha:
    No total tive 6 pelo corpo
    Todas passaram por esses estágios
    Vermelha, roxas e dps esverdeadas/amarelas igual hematoma msm
    Estão todas saindo!

    Nunca pensei q um bichinho desse pudesse causar isso
    Fiquei na lama! Mas teria ficado mais tranquila se soubesse q era "só" isso
    Na ocasião, eu e todo mundo pensou q eu tava com algum veneno mto forte me intoxicando

    Uma pergunta: alguém sabe qual o exame pra saber de alergia a ele especificamente?
    Pq eu tentei fazer de insetos em geral mas existem um milhão, não tem como tentar todos

    ResponderExcluir
  69. Fui picada há duas semanas, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Já havia tido o mesmo problema em Ilha Bela, mas não durou tantos dias. 15 dias depois, ainda dói, está inchado e acordo com o tornozelo coçando. Tomei anti-histamínico e corticóide e nada. Passei manjericão, Fenergan, álcool, gelo e só diminuiu um pouco o inchaço.

    ResponderExcluir
  70. Hoje precisei ir para o Hospital e peguei troca de plantão, fui atendida ppr 2 médicas, a primeira disse que depois que eu recebesse medicamento na veia iria me dar atibiotico via injeção e depois mandar tomar oral, assim que fui chamada novamente veio outra e me receitou apenas pomada e antialérgico "coisa que estou fazendo desde ontem" agora continuo com muita dor e os braços e mão completamente vermelho, inchado e quente. Acho que terei que voltar lá amanhã e estou furiosa pq perdi meu dia todo lá!!

    ResponderExcluir
  71. Oi boa tarde me chamo marcia e esse borrachudo me pegou aqui em jacarepagua rio janeiro faz foi dias não ando tive febre calafrios meus pez muito inchados levei a picada mo tornozelo direito nossa como cocou depois vermelhao muito quente minha perna hoje vou ao hospital pq não consigo notar o pé no chão o que vc fez?foi assim mesmo da mal estar beijos

    ResponderExcluir
  72. A picada irrita muito mesmo, demora mais de 5 dias pra sarar, e nem sempre é alergia. Só é alergia quando incha muito. Uma coisa que faço, logo que sinto que fui picado, é mergulhar uma colher em água quente e daí colocá-la levemente em cima da picada, tendo cuidado pra não queimar a pele. Não resolve 100% mas alivia demais. É dito que isso ajuda a quebrar a proteína que o borrachudo injeta.

    ResponderExcluir
  73. Eu sempre tive essa alergia ao borrachudo, chamamos também de pólvora. No meu caso o inchaço é enorme, já tive febre baixa. Costuma desinchar em uns 5 dias, mas a ferida da picada demora até 1 mês pra parar de coçar

    ResponderExcluir