Estava lembrando da época da "Grande Revolução" na minha casa, quando tive que me livrar da poeira devido à alergia. Me lembrei disso pois estou de férias na casa da minha mãe - a "Grande Revolução" passou por aqui também.
Até então, não tinha me dado conta de como havia pó na minha casa. Quem não é alérgico não repara nisso,
afinal não precisa.
As minhas cortinas nunca havia sido lavadas, estavam há pelo menos três anos ali. O tapete de sisal idem, a gente aspirava e passava pano, mas uma boa lavagem... jamais. O sofá de tecido também era um nicho de ácaros, bem como as almofadas. Sem falar naqueles cantinhos difíceis de ver (e de limpar).
A Revolução começou com o sumiço no tapete de sisal - lembro que eu estava sentada no sofá e
senti um alívio na pele logo depois que minha mãe o retirou. Depois foi a vez de lavar as cortinas (na verdade persianas, mas de tecido). Bichos de pelúcia do meu filho foram devidamente lavados e colocados dentro do armário.
Travesseiros e colchões encapados com capas anti-ácaros. Lembro que meu marido disse que "respirou melhor", no primeiro dia em que colocamos as capas no nosso quarto.
O maior investimento sem dúvida foi a reforma do sofá. Substituímos o tecido por couro sintético e até que ficou legal. Bem mais higiênico e fácil de limpar. Para ficar mais confortável, colocamos uma manta que é lavada toda semana.
A única parte que não gostei foi de encapar as almofadas, pois ficaram muito duras e desconfortáveis com a capa de couro, então só servem para enfeite mesmo. Uma dica é fazer as capas de almofada de um tamanho bem maior, como a minha mãe fez na casa dela, pois não ficaram duras como as minhas.
Hoje em dia eu reparo na casa de todo mundo,
me sinto quase um sensor de ácaros.... molduras de quadro empoeiradas, prateleiras cheias de enfeitinhos que ninguém limpa... sem falar em cortinas e carpetes velhos.
Carpete é um negócio bem sujismundo na minha opinião. Vejo o que junta de pó todo dia no meu piso frio e fico imaginando tudo aquilo impregnado em um carpete. Não tem aspirador que dê jeito. A minha avó lavava o carpete dela toda semana com um balde e escovinha... tô fora, prefiro comprar uma boa pantufa.
Aliás, outras providências da "Revolução" consistiram em aposentar o aspirador e vassouras de pêlo. Na minha casa, só pano com rodo, para o desespero da empregada.
E assim, transformamos a minha casa em um reduto antiácaros.