sábado, 21 de julho de 2012

A Grande Revolução antiácaros

Estava lembrando da época da "Grande Revolução" na minha casa, quando tive que me livrar da poeira devido à alergia. Me lembrei disso pois estou de férias na casa da minha mãe - a "Grande Revolução" passou por aqui também.

Até então, não tinha me dado conta de como havia pó na minha casa. Quem não é alérgico não repara nisso, afinal não precisa.

As minhas cortinas nunca havia sido lavadas, estavam há pelo menos três anos ali. O tapete de sisal idem, a gente aspirava e passava pano, mas uma boa lavagem... jamais.  O sofá de tecido também era um nicho de ácaros, bem como as almofadas. Sem falar naqueles cantinhos difíceis de ver (e de limpar).

A Revolução começou com o sumiço no tapete de sisal -  lembro que eu estava sentada no sofá e senti um alívio na pele logo depois que minha mãe o retirou.  Depois foi a vez de lavar as cortinas (na verdade persianas, mas de tecido).  Bichos de pelúcia do meu filho foram devidamente lavados e colocados dentro do armário.

Travesseiros e colchões encapados com capas anti-ácaros. Lembro que meu marido disse que "respirou melhor", no primeiro dia em que colocamos as capas no nosso quarto.

O maior investimento sem dúvida foi a reforma do sofá. Substituímos o tecido por couro sintético e até que ficou legal. Bem mais higiênico e fácil de limpar. Para ficar mais confortável, colocamos uma manta que é lavada toda semana.

A única parte que não gostei foi de encapar as almofadas, pois ficaram muito duras e desconfortáveis com a capa de couro, então só servem para enfeite mesmo. Uma dica é fazer as capas de almofada de um tamanho bem maior, como a minha mãe fez na casa dela, pois não ficaram duras como as minhas.

Hoje em dia eu reparo na casa de todo mundo, me sinto quase um sensor de ácaros.... molduras de quadro empoeiradas, prateleiras cheias de enfeitinhos que ninguém limpa... sem falar em cortinas e carpetes velhos. Carpete é um negócio bem sujismundo na minha opinião. Vejo o que junta de pó todo dia no meu piso frio e fico imaginando tudo aquilo impregnado em um carpete. Não tem aspirador que dê jeito. A minha avó lavava o carpete dela toda semana com um balde e escovinha... tô fora, prefiro comprar uma boa pantufa.

Aliás, outras providências da "Revolução" consistiram em aposentar o aspirador e vassouras de pêlo. Na minha casa, só pano com rodo, para o desespero da empregada.

E assim, transformamos a minha casa em um reduto antiácaros.

Xô poeira! Imagem daqui.

6 comentários:

  1. Fui em uma loja de produtos para alérgicos, comprei capas para travesseiros e também um spray superpoderoso para os ácaros. Virei a casa de pernas para o ar aplicando o tal produto. Pena que não dá para tirar foto do antes e depois dos ácaros né, fico me perguntando se o tal produto realmente funciona. Uma receita que relembrei lá da minha infância foi tirar a poeira da casa com pano molhado em uma solução de água + vinagre + sal. O cheiro não é dos melhores, mas sai rapidinho e os resultados são comprovados :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda. No meu teste de alergia também apareceu uns 3 tipos de ácaros. Foi qdo comecei a tomar vacinas autoimunes para eles. E deu super certo! Foi um alívio depois de anos em uma crise eterna.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda! Meu nome é Vanessa e estou a quase 7 meses nessa luta... Desde pequena milha pele se irritava com o suor na dobras do braço e pernas e sempre era uma pomada diferente que os dermatologistas receitavam, Mas de 7 meses para cá coisa piorou de uma certa forma que não dá pra acreditar. Tem horas que dá um dezespero... principalmente á noite, na hora de dormir. Bom, estou usando fisiogel, remédios homeopáticos e alguns antialérgiocs que acho que não estão adiantando naaaadaaaa. Sem contar que onde vamos, as pessoas sempre tem um remedinho pra indicar. Também estou tomando uma vacina. O que mais está me deixano chateada é que minha alergista me indicou uma capa de napa para o colchão e o travesseiro, mas não concigo ficar nele! Gostaria de saber qual é a capa que vc colocou no seu para ver se esse eu consigo ficar a noite inteira... Meu marido tbm está sentido o que não conseuir dormir... ai fico com pena dele e vou dormir no sofá, pelo menos consigo ficar um poouco mais, e olha que o sofá é de chenille. Bom, espero que um dia tenhamos a notícia dos sonhos... Abraços,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, legal seu blog. Cheguei nele porque meu bebê de 5 meses tem dermatite atópica, estou vendo como minimizar esse problema dele. Pelo que percebo a dele é forte, já é a 3ª crise e tão novinho...
    Eu sou super alégica e meu marido também, mas temos reações respiratórias não na pele. Mas estou te escrevendo para dar a mesma dica da colega acima. Quando morei na França tive uns problemas no meu apartamento e descobri um spray antiácaro (antiacaricien) da marca A-par que foi excelente, já procurei aqui de todo jeito e não acho, mas como vc viaja muito dê uma procurada. Uma amiga minha esteve lá recentemente e trouxe pra mim, mas outro, pois não encontrou dessa marca o nome é ACARDUST. Claro que no seu caso é preciso ver toda composição, pois vc tem muitas alergias, mas pode ser uma opção para cortinas, tapetes e locais onde vc não tem contato direto. Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! ainda não tinha ouvido um relato positivo sobre esses produtos antiácaros... vou procurar!
      Obrigada!

      Excluir