quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pijama de flanela + pele alérgica = vamos voltar ao pijama de malha


Aqui em Brasília dá vontade de usar um pijama mais quentinho umas 10 vezes por ano. Essa semana fez um friozinho bom e resolvi desenterrar o meu pijama de flanela.

Da penúltima vez que eu usei (faz meses), achei que ele me pinicava, começou a coçar... tive que trocar no meio da noite. Na época, pensei que ele tivesse sido lavado com o sabão errado, e atribuí a isso o desconforto.

Essa semana, porém, não havia essa hipótese, tenho certeza que ele fora lavado com o "meu sabão".

Mesmo assim o dito cujo começou a me pinicar... começaram a aparecer algumas coceiras discretas na minha perna, pequenas bolinhas.... OPA! Hora de voltar aos maravilhosos e confortáveis pijamas de malha.

A flanela (pelo menos essa do tal pijama) definitivamente irrita a minha pele sensível, assim como as blusas de lã usadas sem nada embaixo.

Em épocas de crise, até coisas com muitas costuras, botões, elásticos e enfeites são incômodas pra mim.  É um alívio vestir um pijama de malha velhinho.

 Deu preguiça de tirar foto do meu pijama, mas a flanela é exatamente como essa da foto abaixo.


Imagem retirada de: http://rimariano.blogspot.com.br/2011/06/calca-de-pijama-de-flanela-faca-voce.html

6 comentários:

  1. Fernanda,
    Tenho DA e minha alergista disse que eu não poderia usar roupas apertadas e com látex, apenas roupas de 100% algodão. Gostaria de saber qual as suas "regras" no que diz respeito a vestuário, quais tecidos irritam mais, etc. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Suzana! As roupas de algodão realmente são as melhores... e preferencialmente de manga comprida nas épocas de crise (aquelas básicas da Hering para mim são muito confortáveis... são de malha mas não tenho certeza se são 100% algodão). Acho que vc sente se a malha é boa ou não já no toque com a pele... Algumas roupas tem "fiozinhos", "costuras" e "bolinhas" que incomodam, independente do tecido!
      A minha pele também não gosta muito de blusas de lã... só uso com algo por baixo.. mesmo as blusas de linha eu deixo para usar em épocas tranquilas (não em crise).
      Calças apertadas, meia calça, elásticos e muitos detalhes também incomodam (excesso de botões, tachinhas, bordados e outros enfeites em contato com a pele).
      Também acho que se a pele "respira" é melhor... por isso os sintéticos não ficam tão confortáveis.
      Como falei para vc em outro comentário, tudo é uma questão de avaliação e equilíbrio! De repente vc quer usar "aquela" blusa maravilhosa justa de linha... Eu uso! mas sei das consequências depois... às vezes vale a pena, às vezes não.
      Em crise forte, melhor ficar mesmo com as confortáveis de malha para acelerar a recuperação.
      Um abraço,

      Excluir
  2. Olá Fernanda,

    Complementando a minha pergunta, gostaria de saber se as suas lesões causadas pela DA não ficam manchadas ao pegar sol em cima... Estou passando por uma crise fortíssima no corpo todo e o verão está chegando. Amo praia e sol, porém, além da vergonha por todos ficarem olhando de cara virada e achando que é contagioso, tenho medo que as manchas se tornem permanentes. Como sua pele reagiu à exposição? Muito obrigada!!

    Gostaria de poder te ajudar com dicas também, porém, fui diagnosticada a pouco tempo e tenho muito menos conhecimento que vc no assunto. Caso eu faça alguma descoberta que vc ainda nao falou aqui no blog, compartilharei!

    Te agradeceria muito se vc me respondesse... Estou "desesperada" com o estado da minha pele e saber que mais pessoas conseguem conviver com o mesmo mal, é de alguma forma, confortante (desculpe se isso soou mal, mas vc parece conseguir lidar com as suas reações com mais calma do que eu... Passo minutos chorando, me olhando no espelho, mas nada disso vai melhorar a minha pele, eu sei...).

    Obrigada pela atenção! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá de novo! Li seus comentários hoje e fiquei aflita para respondê-los logo, pois percebi que está realmente desesperada. Hoje lido com a situação com mais calma, mas não pense que não chorei, gritei e me descabelei por causa de alergia não!!! Já sofri muito com isso, chorei muito ao olhar no espelho, precisei desabafar com amigos/parentes e procurei apoio psicológico. Não escrevi muito sobre isso no blog, pois são momentos que não gosto de relembrar... mas eles existiram!!!!! Se algum dia estiver inspirada (e com coragem) farei uma postagem sobre os momentos difíceis.
      O bom é vc saber que PASSA! Tudo isso que vc está passando hoje, VAI PASSAR. A fase de adaptação é a pior, depois ficamos bem.
      Se precisar de apoio grite que estamos por aqui.
      Um abraço, cuide-se.

      Excluir
  3. Suzana entra no grupo de DA do facebook lá tem muuuitas pessoas passando pelo mesmo problema,eu tb choro muito e não tô conseguindo lidar com meu problema de pele vou procurar ajuda psicológica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Damiana! estava escrevendo a resposta do comentário acima quando apareceu o seu. Não acho vergonha nenhuma procurar ajuda psicológica, vamos em frente!!!
      abs,

      Excluir