segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Desabafo - Alergia no rosto.

Caros leitores, há mais de seis meses conto no blog sobre um verdadeiro cardápio de alergias por que passo desde a minha gravidez, há mais de dois anos.

Sim, eu era uma pessoa "normal" antes de ficar grávida... Aquela alergia da gravidez que TODOS os médicos diriam que ia passar... não passou. Se transformou. Adquiriu formas, locais, intensidades e causas das mais variadas.
Encontrei pelo caminho vários tipos de lesões, bolhas, coceiras, feridas, cicatrizes... só não encontrei muitas explicações.

Não estou reclamando da gravidez. NUNCA. Tenho um menino lindo de dois anos que felizmente não tem nenhuma alergia. Eu passaria por tudo de novo, pelo inferno que foi o final da minha gravidez por causa da alergia. Só eu sei.

Na medida do possível tento levar a alergia, sem cura pelo visto, com uma certa dose de paciência. Fui buscando tratamentos e soluções caseiras. Gastei uma fortuna com pomadas, médicos e remédios que não deram certo. Ainda tem outros tratamentos (vários alternativos), na lista dos que ainda vou tentar. Não desisti.

Acontece que chega uma hora em que a paciência acaba. A minha já acabou várias vezes nesse percurso e hoje acabou de novo, por isto estou usando o blog para desabafar um pouco.

Pois bem, o que acabou com a minha paciência hoje foi uma alergia que me deu no rosto, uma placa vermelha em formato de bola na bochecha.
Acho que não tem local mais humilhante para uma alergia do que no rosto. Não tem manga comprida, calça e meia que esconda. Maquiagem? Com as minhas não faço tanto milagre e também tenho receio de piorar a situação.

Já tomei antialérgicos e passei um monte de pomadas, com corticóide mesmo, apesar de não gostar. Pra sair do rosto faço qualquer negócio.

Acredito que essa alergia no rosto veio "no pacote" da pequena crise que estou tendo, após mexer com poeira no feriado. Estou com os braços cheios de feridas...OK, estou acostumada.... mas no rosto??? NÃO DÁ!!! Sempre havia sido poupada no rosto, mesmo na pior crise.

Acho que vou seguir a sugestão da minha mãe e comprar uma burca.

Não tirei foto do rosto, mas o braço está assim.
  ..........

Pronto, desabafo feito, a vida continua. 



43 comentários:

  1. Olá Fernanda, sinto pelo que vc tá passando...Infelizmente a minha DA também ataca no rosto, pra você ter uma noção, na região acima da sobrancelhas eu cocei tanto que essa área "queimou". Isso mesmo, ficou escura e ainda pior ficaram os olhos, pescoço....Resumindo...esse inferno eu passei por muitos anos e sei como é isso. Parece que as pessoas nem querem você por perto...demorei um tempo até lidar com isso....Bem, acho que aqui termina o meu desabafo.
    Sobre sua crise, tente experimentar a betatrinta, comigo fez milagres na crise e se quiser te passo o meu tratamento...olha, desde que comentei no seu blog do meu dermato eu não tive mais crises ou algo do tipo....o cara realmente é bão...
    Bem, fica aqui meu apoio....relaxa que isso passa, mas não adianta estressar com isso....faz parte. Além disso, quanto mais se estressa, mas a alergia ataca....
    Beijos e Boa Recuperação

    Rafael Falaci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola querida penei que fosse somente eu que havia passado por isto após minha ultima gravidez comecei a ter alergia de tudo alimento ,remédio ,comida e agora de tudo meu roto fica horrível e mesmo tomando antialérgicos não tem passado fico desesperada constrangida ate de sai na . nao sei mais o que fazer como vc tbm gostaria de algo para me ajudar.

      Excluir
  2. Ah, a betatrinta tem na composição:

    betametasona (na forma de dipropionato) .................... 5 mg*
    betametasona (na forma de fosfato dissódico) .................... 2 mg**
    Excipientes q.s.p. ....................1 mL
    Excipientes: EDTA dissódico, carboximetilcelulose, polietilenoglicol 4000, fosfato monossódico, fosfato dissódico, cloreto de benzalcônio e água para injeção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Vou experimentar a Betatrinta sim, não tem nenhuma coisa proibida na composição dela, muitíssimo obrigada por divulgar a composição!!!!
      Eu já melhorei, ficou só uma mancha mais clara, não sei se devido à alergia ou à pomada (passei Quadriderm... sei que não devia, mas foi uma atitude desesperada rs).
      Ah, em que cidade é o seu dermatologista? passa o contato!
      Um abraço,

      Excluir
  3. Oi Fernanda!
    Adorei seu blog! Me identifiquei demais com ele!
    Sou farmacêutica e também tenho DA. Já passei por uma crise terrível e hoje estou muito, MUITO melhor.
    Quanto a alergia no rosto, a única coisa que funciona pra mim é a pomada Protopic 0,1%. É cara e bem pequena, mas ela é bem oleosa e vc só tem que passar uma fina camada, então dura muito (pq uso só no rosto). Acho que vale a pena tentar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luana, obrigada!
      Vi que essa Protopic é uma imunossupressora... nunca usei esse tipo (já comprei a Elidel uma vez mas não pude usar pois tem propilenoglicol). Vou conversar com minha alergista (acho que deve precisar de receita para comprar né?).
      Enfim, essa crise já passou, vamos torcer para que não volte!!!
      Um bjo,

      Excluir
  4. Ah, sobre a Betatrinta, do comentário acima, recomendo só usar com orientação médica. Por se tratar de um corticóide, se o tratamento não for bem feito e orientado, pode resultar em complicações nada agradáveis além do possível efeito rebote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eu usei Quadriderm dessa vez. Sei que não devia, mas estava desesperada rs.
      A alergia passou mas a pele ficou mais clara na região, não sei se devido à lesão ou à pomada. Realmente precisamos ter cuidado com corticóides.
      Dá para alguém inventar uma pomada sem efeitos colaterais por favor???

      Excluir
  5. Olá Fernanda!! Faz uns 3 anos que tenho uma alergia nos dedos da mão, mas nunca dei muita importancia, pois era so passar um creme hidratante que já passava depois de alguns dias. Porém agora ela também alcançou minha palma da mão, braços e pernas, daí fui atraz de um medico e fiz o tal teste de contato. Deu que sou alérgica a sulfeto de niquel e kathon cg. Fui ler todos cremes e shampos tentando achar o tal kathon e nada... me desesperei, pois se nao tem kathon em nada que uso, sou alergica a que entao? E esse fds resolvi fuçar na internet e achei que na realidade o kathon tbm é conhecido pelos methilcloro... das vida! Fiquei muito feliz por ter achado o meu problema, e tenho como evita-lo. Achei o porque que me empipocava tanto na praia, pois no protetor solar tbm tem esse componente... enfim achei respostas para todas as minhas coceiras... e achei também seu blog!!! Gostei muito das suas postagens e coloquei ate nos meus favoritos, vou acompanhar pois muitas coisas aqui me ajudou e muito. Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      Obrigada pelo comentário, eu tb tenho alergia ao Kathon! Aliás, vc me deu uma idéia, vou fazer uma postagem sobre os vários sinônimos desse componente.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Desculpe, agora que vi que não coloquei meu nome... rss Me chamo Thais!!
      Que legal, pensei que de perfumes eu estava livre.. aff nem eles..
      Obrigada

      Excluir
    3. Oi Thais, pois é, não estamos livre de nada mesmo!!!!

      Excluir
    4. Olá Fernanda e Thais!
      Á dois anos para cá também comecei com coceiras nas axilas que se foram alastrando para TODO o corpo mesmo!! Depois de passar por muitos médicos e diagnósticos, eis que acabei de saber que também sou alérgica ao Kathon e sulfato de níquel! Queria perguntar à Thais se depois de eliminar os produtos que continham essa substancia ficou totalmente recuperada?!
      Fernanda, adoro o seu blog e também o tenho nos favoritos :)

      Beijinhos

      Excluir
    5. Esqueci-me de assinar!

      Beijinhos Patrícia

      Excluir
    6. obrigada por seguir o blog Patrícia!!

      Excluir
  6. ola alguem sabe informar se a bebida alcoolica , desencadeia a dermatite percebo que toda vez que bebo meu rosto coça muito e meu dedo tb. não sou alergica a nada , nunca tive isso mais vem aparecendo toda vez que bebo, alguem tem alguma explicaçao eas cacteristicas sao as mesmas descritas acima nos relatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Shirley,
      talvez vc tenha alergia a alguma coisa que tem na bebida, ou talvez até ao álcool mesmo. Isso acontece com qualquer bebida?

      Na dúvida, vire a motorista da vez!!

      um abraço,

      Excluir
  7. adorei as postagens todas, achei que somente eu tinha as crises de alergia no rosto....nossa é muito desesperador e constrangedor meu rosto coça e esta com umas bolihnas vermelhas e a região esta esbranquiçada... tento desfarçar com a maquiagem mas só piora fica aquela camada grossa de pó e base, é dificil as pessoas te olham diferente tem horas que não quero nem sair de casa...mas a vida continua e o pior no pescoço ja estão aparecendo bolinhas e coçam muito....será que vcs podem informar alguns nomes de produtos que quem tem essa alergia deve evitar....não aguento mais me coçar ...um abraço e fique com deus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada pelo comentário! Realmente alergia no rosto é péssimo! (não que em outros lugares não seja rss).
      Um abraço!

      Excluir
  8. É Fernanda, eu consegui sair da fase do corpo todo. Mas infelizmente pescoço e rosto continua com força total. Difícil é manter a tal auto-estima, mas a gente vai aprendendo a lidar com a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ká, mas tudo passa!!! Obrigada por comentar no blog.
      Um abraço,

      Excluir
  9. olá galera,estou com uma alergia no rosto tbm,bom acho que é alergia fui a uma dermatologista e ela me disse q era seborreia,pois bem seborreia descama não é mesmo, e a minha não. Estou usando protopic 0,1% e não esta adiantando alem de que sinto uma coceira horrivel e cada dia os pontinho vermelhos estão em um lugar novo em meu rosto e só aumenta,essa coceira começou quando fiquei gravida depois q meu bebe nasceu piorou tomou conta de quase meu rosto todo.O que faço?me ajudem

    ResponderExcluir
  10. hoje mesmo meu rosto está coçando. O ciclo menstrual piora as crises, no meu caso.É um saco !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também tenho alergia somente no rosto, vermelhidão na bochecha, inchaço, bolhas e depois seca ficando uma casca escura, isso tudo próximo e no período menstrual. A minha dermatologista está investigando e desconfia que seja alergia a progesterona. Ainda estou esperando o diagnóstico, enquanto isso não sei o que utilizar.

      Excluir
  11. Segundo a minha dermatologista os corticoides fazem efeitos rebote em algumas alergias e causam dependencia na pele. O efeito rebote funciona assim: enquanto você está passando fica ótimo, ao resolver para de usar a alergia volta com tudo e pior do que estava às vezes, causando assim uma dependencia para ter uma pele saudável. Só que ficar a base de corticoides não é lá muito bom né? Testei isso com uma alergia que estou no rosto desde janeiro de 2013. Ah e isso vale para a Quadriderm tb, que acaba sendo mais agressiva, principalmente em regiões mais sensíveis como o rosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corticóides realmente tem vários efeitos colaterais, por isso que é bom o acompanhamento de um médico.

      Infelizmente às vezes não tem outra solução!!!

      obrigada por comentar no blog.
      Um abraço,

      Excluir
  12. adorei o blog, alergias são uma droga mesmo :/
    tenho 15 anos e ha alguns anos estou tendo uma alergia horrivel nos olhos, n dá nem pra sair de casa :( tem dia q acordo e mal consigo abrir meus olhos de tao inchados que estão. Nesses anos a alergia some e volta sem explicaçao, quando eu finalmente convenso minha mae q tenho q fazer um tratamento a alergia some ou fica fraca o suficiente pra esconder com maquiagem (q por estranho q pareça n piora minha alergia). Depois de um ano sem sinal dela, ela volta, ainda pior. Da a alergia por 3 dias ( eu eusando horrores de pomadas e anti-histaminicos) ai sara em 4 dias e assim q meu rosto volta ao normal ela aparece de novo. Mesmo eu ibdo em medicos eles nunca sabem o q é. O pior é q eu falto aula por causa dessas alergias, perco mta coisa só por isso, e quando eu vou sempre tem aquelas perguntas do q aconteceu e coisas assim.
    Desculpa desabafar aqui mas é frustrante, acho q vc entende bem melhor q eu já q, pelo q percebi, suas alergias sao constantes. Posso estar sendo um pouco dramatica, mas parece q ninguem entende, falam comigo como se eu tivesse preguiça ou n tivesse me esforçando o suficiente pra descobrir do q sou alergica.
    Sexta tenho consulta no dermatologista e espero q dessa vez de tudo certo, vou ver se faço o texte alergico e tudo mais ^^ nunca tive tao ansiosa pra ir no medico haha
    tudo de bom pra vc e pro seu filho o/ ah e desculpa o texto enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna, te entendo perfeitamente!! Ô se entendo rssssss!!!!

      Fique à vontade para desabafar, o blog é para isso também!

      Vc já fez o teste de alergia? isso me ajudou muito a evitar as substâncias que me atacam...

      Alergia na pálpebra tem cara de esmalte pra mim... vc já percebeu alguma relação?

      Não se sinta sozinha, como vc pode ver aqui no blog, existem muitas pessoas como você!!!

      Um abraço,

      Excluir
  13. Olá. Há dois anos comecei a ter muita coceira no corpo todo, era desesperador. Agora parece que passou pro rosto, ele não coça, mas a pele fica grossa e cheia de bolinhas. Se passar algum tipo de maquiagem, piora ainda mais. Fiz todos os exames de alergia e não deu nada. A demartologista disse que minha pele é ultra sensível e que este é o motivo da pele ficar desse jeito. Tomo Hixizine quase todos os dias para aliviar a coceira. Não sei mais o que fazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,
      obrigada por comentar no blog! Não sei como vc consegue tomar Hixizine, para mim dá muito sono... prefiro o Allegra e o Desalex.
      O problema dos testes de alergia é que eles só existem para algumas substâncias. Infelizmente quando o teste não detecta a busca fica mais complicada... Desejo boa sorte a vc com a alergia no rosto, realmente é desesperador..
      Um abraço,

      Excluir
  14. Muito triste mesmo! Comecei a ter alergia primeiramente no braço e do braço foi para o rosto e agora elas se concentram no rosto e no pescoço, é horrivel!! Não tem maquiagem que salve!
    Eu acho desanimador essas alergias, já deixei de sair de casa por conta disso e até hoje me tratei sozinha, por não ter um bom médico que me acompanhasse!

    Obs: descobri seu blog hoje e estou adorando, é bom compartilhar as mesmas dores com alguem. No momento eu to cheia de alergia, lendo o seu blog e tentando achar um caminho que ainda não pratiquei.
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila B.

      Não deixe de sair de casa por causa da alergia não! E procure outros médicos, é difícil mas a gente acaba achando um bom... tem q ter paciência (sempre rss).

      agradeço o elogio ao blog, fico muito feliz que está agradando e ajudando outros alérgicos.
      Um abraço e tudo de bom para vc,

      Excluir
  15. Olá! estou com o rosto horrível... já amanheci com ele totalmente inchado e vermelho por duas vezes em praticamente só um mês. Hoje está coçando muito, ardendo, cheio de manchas vermelhas e roxas e ainda por cima descamando... no meu serviço todos me olham e alguns perguntam o que é isso??? Estou me sentindo muito mal e sem vontade de sair de casa. Com vergonha mesmo do meu rosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lene, eu e muitos outros alérgicos sabemos bem o que é isso! não desanime, vc não é a única!

      Excluir
  16. nossa ... parece eu escrevendo...

    apos minha gravides tambem venho descobrindo esse mundo de alergias... :(

    sofri horrores no final da gravides com uma alergia nos pes e maos.... o que acabei descobrindo que so posso usar esmaltes anti-alergicos... de la pra ca, volta e meia meu rosto aparecia com manchinhas rosadas proximo aos olhos...


    ontem para me animar, acorcei com o rosto cheio de bolinhas vermelhas, e hoje ja esta com aspectos de pequenas espinhas...., :( a vontade e chorarrrrrrrr horrores e me trancar no quarto!!!!!..sou muito vaidosa, e sofro a vida inteira com meu rosto, por causa das marcas de espinhas... e agora isso. :(

    affff.. não e facil!!! o jeito é ir ao medico/dermato e gastar horrores com um alergista para descobrir o que me causa isso tudo.!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah.. minha alergia. não coça, não arde.... a principio e uma leve vermelhidão com bolinhas brancas pelo rosto....(bem pequenas).....

      e faz 2 anos tambem que minha pequena nasceu...

      volta e meia sinto coceira nos pés..... e agora me aparece essas bolinhas vermelha na face..... tudo o que eu menos esperava era ter problemas novamente na face.... onde mais acaba comigo..por tudo que ja passei e j fiz pelas "maravilhosaS" marcas de acne..... :( :( :( :( :( :( .......

      Excluir
    2. oi Guta, te entendo perfeitamente. Você não é a única com essa angústia!
      Um abraço,

      Excluir
  17. pense que estava sozinha mas nao. a minha alergia começou no rosto apos uma depilaçao e ela me acompanha por mais de 2 anos. Agora ela esta muito forte na minha mao e nas minhas pernas. ja tomei tanto corticoide que vcs nem acreditam, fiz o teste alegico,mas vou ao medico amanha e as minhas costas nao estao vermelhas. nao sei o que faço. obrigada.

    ResponderExcluir
  18. galera eu sou mais uma que tenho alergia ao kathon cg e gostaria de saber de vcs que ja tem a mais de dois anos nomes de produtos de limpeza como detergente,sabão pra lavar vasilha, sabonete pra banho. Hidratante eu uso o hidratante corporal intensivo da neutrogema, estou certa sobre o hidratante e o shampoo qual é o melhor? Obrigada. ludimila MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ludmila... esquece os produtos de limpeza e detergente... o melhor é usar luvas sempre!!!
      Eu uso o hidratante Fisiogel A.I... mas já usei o Neutrogena tb. De qualquer jeito sempre tem que ler os ingredientes na embalagem, pois às vezes eles mudam a fórmula (e não avisam..). Shampoo eu uso o Fructis para cabelos normais.
      Abs,

      Excluir
  19. Oi Fernanda meu noe é Cléo. Usei um progressiva e desencadeou uma alergia terrível. pois a minha alergia não mostra nada aparentemente. passo muito mal. e fico praticamente 5 dias de cama. Tomando remédios para me recuperar, nunca tive nada. Fiz o teste alérgico e acusou Bricomato de potássio concentrado; Kayhon CG Concentrado e MBT Mix (Mercaptobenzotiazol. Desde então minha vida virou uma luta. So vivo com lupa. O pior sou muito vaidosa e agora não posso pintar o cabelo.pois quando faço a alergia volta. Muito triste. Pois meus cabelos brancos estão amostra e não sei que tinta usar. Usei Color toutch.mas continuei com a alegria.vc. conhece alguma tinta q possa ajudar-me. Fico muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cleo! eu uso apenas henna .... já usei da Surya e da Weleda. A da Weleda é apenas a planta mesmo (pelo menos é o que diz na embalagem). A da Surya tem alguns produtos químicos, então é bom vc fazer o teste de toque antes... Como as suas alergias são um pouco diferentes das minhas, é bom testar em um pedaço pequeno de pele antes!!!
      Talvez vc tb possa fazer umas luzes (apenas com descolorante) para disfarçar os brancos.... eu já fiz isso - ainda assim vale a dica de examinar a embalagem do descolorante antes.
      é isso aí, lupa sempre!!!
      Fica tranquila que no começo é pior, depois a gente aprende o que dá e o que naó dá certo e vive bem!

      Excluir