sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dermografismo

Dermo (pele) + grafismo (escrita) = não é nenhum tipo de tatuagem ou forma de arte.

Eu definiria como uma reação que faz com que o atrito deixe uma marca inchada e que coça na pele.

Se você passar a unha na pele normal, verá que aparece um "rastro" esbranquiçado por onde a unha passou, que desaparece quase imediatamente. No dermografismo, a região arranhada incha, esquenta e coça. Dura mais ou menos meia hora, depois some. (Meia hora não é um tempo tão rápido quando vc tem isso não).

Já tive crise de dermografismo uma vez e a alergista associou a alguma alergia alimentar (até agora não descobri do quê). Cheguei a ficar parecendo um "tigre" nos momentos de crise. A sensibilidade era tão grande que eu ficava marcada mesmo ao encostar em cantos de mesa e outras coisas corriqueiras. Tomei vários dias de antialérgico e passou.

Nunca mais tive dermografismo de forma exagerada, mas tem dias em que a minha pele está mais sensível e aparecem algumas reações semelhantes. Nada muito incômodo, mas é bom observar os sinais da própria pele e ficar atenta a possíveis perturbações.

Nesse dia da foto eu tinha acabado de mexer em um armário cheio de casacos de lã que não uso faz tempo (= ácaros). Logo em seguida percebi que a minha pele estava assim - essas marcas são locais em que eu encostei na ponta da prateleira.
Vejam as marcas inchadas na horizontal. Isso foi apenas de encostar na quina de uma prateleira.
Minha receita pessoal para essas pequenas reações é: lavar, passar hidratante e esperar. Nesse caso REALMENTE é bom não coçar, pois as unhas farão outras marcas parecidas, começando um ciclo que só vai parar com antialérgico.

8 comentários:

  1. eu me trato do dermografismo há uns quatro anos e há dois anos passei a me consultar com uma homeopata. a partir disso minha vida mudou muito. antes eu tomava hixizine, o alívio era imediato, mas no dia seguinte eu ficava bem prostada ( feito do remédio). agora os efeitos praticamente sumiram e quando acontece de coçar, não se espalha pelo corpo todo. o meu pior sintima do dermografismo é que não posso ficar muito tempo sentada em cadeiras de ferro ou espreguiçadeiras que fico com placas duras nas pernas e madegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celeste!
      que bom que a homeopatia resolveu para vc.
      Eu não gosto do hixizine não, ele me derruba!!!!
      Obrigada por comentar no blog,
      Um abraço,

      Excluir
    2. Ola, sou a Pauline, tenho isso ha um ano e meio, e descobri agora o dermografismo. queria saber como que surge essa doença, se aparece so com esses sintomas de stress. etc.. ou aparece tambem qando passa algo na pele, ou toma. come?
      são muitas duvidas, desde ja, Obrigada,,

      Excluir
    3. oi Pauline, não sei te dizer como surge essa doença... mas te digo que ela desaparece ou tem longos períodos de remissão, pois faz tempo que não tenho. Acho que a minha tinha a ver com ambientes empoeirados e uma época mais sensível da pele.... o dermografismo aparece por pressão na área, por isso que criam-se esses "desenhos". Eu tratava com antialérgicos, mas nesse caso , é bom pegar a indicação com um alergista!

      Excluir
    4. qual e telefone e o nome da medica, meu emal rocaalrj@ig.com.br

      Excluir
  2. Eu estava com esse problema a 1 ano de falsa alergia e dermografismo que só resolvia com Alegra ou Hixizine, por incrível que pareça consegui 90% de melhora sem tomar esses remédios, foi uma tentativa desesperada que graças a Deus funcionou
    Eu simplesmente comecei a fazer 30 minutos de caminhada misturado com um pouco de corrida, deu certo. Não sei se foi o sistema circulatório ou o suor ( não suava a muitos anos pois era absolutamente sedentário) uo outra coisa, só seu que estou muito feliz com o resultado e sem remédios.

    ResponderExcluir
  3. Descobri algumas semanas atras que estou com dermografismo, isso esta me apavorando.
    O que posso fazer para amenizar.

    ResponderExcluir
  4. Isso acontece comigo também, percebi que sacolas plásticas (supermercado), deixam meu braço assim.

    Coça muito!

    ResponderExcluir