domingo, 26 de agosto de 2012

Algumas verdades - lavagem de roupas de alérgicos

Eu já havia falado um pouco sobre alergia a sabão em pó nessa postagem, mas reuni algumas dicas pessoais sobre o assunto:

1) Sua vida não muda absolutamente nada se vc não usar amaciante;


2) Suas roupas também não;


3) Sabão de côco não é tão inofensivo como proclamam alguns (eu não passo nem perto);

4) A quantidade que vc precisa de sabão em pó e infinitamente menor do que o que diz na embalagem e infinitamente menor do que o compartimento para sabão na máquia de lavar, mesmo no nível alto;

5) É chato, mas é bom lavar todas as roupas antes de usar;

6) O fato de usar uma roupa e não ter alergia não significa que vc não tem alergia a determinado sabão. Às vezes nossa pele está "menos sensível" e reage menos ao contato;

7) Sempre ter usado o mesmo sabão não é motivo para descartá-lo da lista das possíveis causas da sua alergia. Podemos desenvolver alergia de produtos que já usamos rotineiramente;

8) Mesmo com um sabão inofensivo, não custa nada usar luvas para lavar roupas à mão. Para quê dar chance ao azar, não é mesmo?

9) A alergia ao sabão em pó se manifesta mais quando vc usa a roupa por mais tempo. Por exemplo, a chance de o lençol dar reação alérgica é maior do que o da toalha, pois vc fica mais tempo em contato com o lençol;

10) A não ser que a sua pele esteja extremamente sensível, enxugar as mãos rapidamente com uma toalha desconhecida provavelmente não vai dar alergia;

11) Sua família próxima (filhos, marido/esposa) deverá usar o mesmo sabão que vc;

e a última:

12) Às vezes a alergia ao sabão não se manifesta enquanto vc está usando a roupa, mas logo após vc tirá-la (eu, sei, não faz sentido, mas juro que comigo é assim na maior parte das vezes).

Enfim, são esses itens que lembrei até agora, alguém também tem dicas sobre lavagem de roupas e alergia?

Sabão em pó
Essa quantidade aí é o que eu chamo de "infinitamente maior do que o necessário".... (Imagem Google).

5 comentários:

  1. Oi Fernanda, que bom que encontrei seu blog. Me identifico demais com a dermatite. Depois que casei, há dois anos, apareceu uma irritação em um dedo na mão direita. Assim do nada! Pequenas bolhas e a coceira maior q tudo. Vontade de coçar até sangrar, sabe? Horrível. Fora o dedo que fica feio pra caramba. Pensei que fosse algo com produtos de limpeza, mudei o detergente e agora uso o Ypê clean, aquele transparente. Mudei o sabonete e hoje só uso aquele Jonhsons Baby Glicerinado. Quando lavo alguma roupa na mão, uso o sabão pra lavar roupas Ariel líquido. Odeio usar luvas e acabo não usando, só quando realmente preciso usar. E olha, meu dedo melhorou drasticamente. Hj ele tá lindo mas às vezes se irrita. Não sei se melhorou pq mudei os produtos ou se meu psicológico tá tranquilo. Dizem que tem a ver com o stress e tal. Não sei se acredito hehe. Quando meu dedo fica muito irritado, uso uma pomada chamada Candicort. Vc já usou? Ela super dar certo! Mas não uso sempre, só quando tá de fazer dó. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídia, Obrigada pelo comentário!
      Sei bem o que vc passa com essa questão do dedo....

      Eu infelizmente não posso usar candicort, pois ela contém propilenoglicol. A alergista havia me recomendado, mas quando vimos a composição tivemos que descartar, uma pena. Comecei a usar a Verutex B e foi boa também.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá

    Eu tambem tenho alergia a amaciantes de roupa.
    Na última lavagem (enxágue) uso vinagre branco de álcool, que retira
    os resíduos do sabão e amacia as roupas.
    O cheiro some quando a roupa seca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Obrigada por comentar no blog:)

      Que interessante a sua dica, já tinha ouvido falar de vinagre para tirar manchas, mas não para amaciar roupas.

      Excluir
  3. Estou com alergia na pele , uma coceira que queima braço , colo entre coxas.
    Mudei sabonete, não uso amaciante e estou tomando antialérgico. Continua com menor intensidade.

    ResponderExcluir