segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alergia a pasta de dentes

Hoje li o rótulo da pasta de dentes que meu marido comprou para meu filho (sim, dessa vez foi culpa do marido, pois eu sempre leio todos os rótulos...) e, pasmem, tem FORMOL na composição. Isso mesmo, uma pasta de dentes infantil com formol. Claro que deve ter passado por vários testes e aprovações para poder ser comercializada, mas não compreendo como se pode oferecer algo com formol para uma criança, que frequentemente engole a pasta de dentes, por sinal. 

Composição da pasta de dentes infantil com formol ("formaldehyde", em inglês). Obviamente que meu filho não usará essa pasta.

Enfim, isso me lembrou de quando passei meses com a boca formigando, sem saber que era a bendita pasta de dentes que estava causando o problema. No meu caso, a pasta tinha propilenoglicol, e não formol (se não provavelmente já estaria sem dentes, já que a minha alergia ao formol é gravíssima). Para quem não sabe a que eu tenho alergia, leia aqui.

Tudo começou após uma visita ao dentista e uma inevitável anestesia. No dia seguinte eu ainda estava sentindo a boca formigando, típico de anestesia passando o efeito. Lembro de ter comentado na época que a anestesia estava demorando para passar, mas provavelmente foi ela que me sensibilizou ao componente da pasta de dentes. 

Pois bem, a tal da anestesia não passava semana após semana, e eu com a boca formigando. Nada desesperador, se não teria procurado um médico, mas incômodo e esquisito. Comecei a pensar que eu tinha alguma doença estranha e cheguei a procurar no Google sobre doenças com esse sintoma, ainda bem que não achei nada específico.

Até que eu fiz o teste de alergia e comecei a "inquisição" na minha casa, lendo os rótulos de todos os produtos que eu usava e separando tudo que não poderia mais usar. (Essa questão da separação dá uma postagem à parte, qualquer dia falo sobre ela.).

A pasta de dentes foi uma das condenadas, pois tinha propilenoglicol. Troquei de pasta e minha boca voltou ao normal.

Incrível como tudo parece óbvio DEPOIS que vc descobriu a causa da alergia.

4 comentários:

  1. Em minha defesa... A tal pasta de dentes do mal era a única do supermercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) Tem que ler as letrinhas pequenas... ou comprar um chiclete....

      Excluir
  2. Qual a pasta q vc usa agora?

    ResponderExcluir