sábado, 27 de outubro de 2012

Óleo de prímula, um bom artigo e a dermatite atópica

Eu já pesquisei bastante na internet sobre a dermatite atópica, e na verdade são poucos sites que trazem informações mais aprofundadas sobre a doença. Cansei de ler textos copiados e colados em várias páginas, sem nenhuma menção à fonte da informação (que feio gente, tudo bem copiar, mas é elegante e ético dizer de onde né?).

Achei um artigo particularmente interessante, da Faculdade de Medicina da USP, que pode ser baixado neste link para quem se interessar. O artigo descreve como se faz o diagnóstico da doença, o tratamento convencional (hidratante + antialérgico + corticóide tópico - nenhuma novidade por aqui) e tratamentos alternativos. Essa última parte que me interessou, pois normalmente os médicos não gostam de tratamentos alternativos.

Segundo o artigo, a dermatite atópica está relacionada a alguma deficiência de ácidos graxos, o que pode ser combatido/minimizado com a injestão de óleo de peixe ou óleo de prímula. Inclusive foram observados bons resultados por mães que estão amamentando, para tratar os bebês tenham a doença. Uma esperança para as mães que sofrem ao ver seus filhos com dermatite!

Eu comprei o óleo de prímula para testar e tomei por um mês. Não sei dizer se melhorou a minha alergia ou não (também não fui muito regrada para tomar as capsulas - sempre esquecia rs). Na verdade o artigo recomenda o tratamento de 8 a 12 semanas, logo eu deveria ter tomado por mais tempo para poder tirar alguma conclusão.

Estou pensando em voltar a tomar o óleo, pelo menos mal não fez!
Capsulas de óleo de prímula (Imagem Google).


17 comentários:

  1. Olá! Eu sofro com dermatite atópica há mais de 28 anos, é muito tempo!!! Praticamente a minha vida inteira. Já tentei de tudo o que você pode imaginar, até macumba...rsrsrs....Serei sincera, se você descobriu a alergia a pouco tempo, realmente é desesperador. Mas, vá com calma quando aparecer formulas q alguns médicos dizem q são milagrosos... O melhor a fazer é consultar com um dermatologista e alergista. Afinal, a cada dia acabamos descobrindo q somos alergicos a cada tipo d coisa... E, olha, descobri q são qse infinitas....ufa.
    Boa sorte com o blog... Abraços ...
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla! obrigada pelo comentário! Um abraço :)

      Excluir
    2. karla nao sei como estar sua situaçao hoje,mas digo que deus sabe,porque ele é uni-presente,uni-ciente.quero dizer algo que nao é em vao. existe um remedio que cura toda enfermidade cujo o nome se chama "FÉ" em "DEUS" pois voce deixando tudo de lado, as coisas do mundo,voce verá a gloria de deus em sua vida,mais precisamente,sua PELE regenerada. experimente servir a ele, no mais ele fara.DEUS LHE ABENÇOI.

      Excluir
  2. Ola, bem eu tbm sofro com a dermatite, a muito tempo. Fiquei pior durante as minhas 2 gestacoes...a ultima tem 1 ano e 8 meses, desde então me controlo bem...(apesar de neste momento estar com o rosto e couro cabeludo todo vermelho e descascando)...fiz uso do óleo de prímula indicado pela dermato. Em mim deu certo, minha pele ficou bem melhor, porem, como a maioria, parei de tomar quando fiquei bem...e estou assim. Voltei a tomar novamente, e espero não parar...
    Acho que estou assim também, pois a 2 semanas, comecei um tratamento de osteoporose (não sei se tem alguma coisa a ver...) por coincidência, estou assim desde que iniciei a medicação do tratamento.. Estou com osteoporose aos 26 anos, minha medica disse que pode ter sido desenvolvida pelo uso de corticóides...Gostaria de ler um pouco mais sobre o assunto.
    Fica então registrada a minha solicitação..
    Bj
    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane! Obrigada por compartilhar a sua experiência com o óleo de prímula! Eu também preciso voltar a tomar seriamente.
      Poxa, eu nunca ouvi falar dessa relação entre corticóide e osteoporose, mas vou ficar atenta e qualquer notícia posto por aqui.
      Desculpe a demora na resposta ao seu comentário, costumo responder bem rápido mas fiquei sem internet em casa.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi, vc tomou oleo de prímula na gestação? Seu médico indicou? Também tenho dermatite atópica bem controlada, mas parece q ela está mais forte agora q estou grávida. Eu usava o óleo de prímula antes, mas parei quando descobri a gravidez pq disseram que grávidas não podem tomar.

      Excluir
  3. começei a tomar ontem estou esperançosa q posso melhorar se bem não fizer mau tb é q não vai fazer

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda!
    Obgda por esse blog tão legal. Faz diferença nós, acometidos pelas famigeradas alergias, tomarmos as rédeas dos nossos cuidados nas próprias mãos. Ninguém melhor do q nós mesmas p/ nos conhecermos, nos observamos e sabermos o q funciona bem em nosso caso.
    Gostei de saber da utilidade do óleo de prímula tbm no caso de dermatite - eu o tomei um tempo mas era para atenuar os sintomas de TPM, coisa q comecei a ter aos vinte e pouco. Acho q na época funcionou, mas com o tempo também dei uma relaxada, e de qualquer modo a TPM se tornou coisa rara. Hj aos 33 nem consigo lembrar a última vez q tive. Desconfio q a melhora dos hábitos alimentares tenha contribuído pra isso.
    Tou contigo em busca de tratamentos alternativos. Sei q o uso prolongado de corticóides ñ é coisa boa pra saúde, por isso evito ao máximo e busco alternativas. Dificilmente uma solução da medicina alopática ñ trará "de brinde" um efeito colateral ruim devido ao uso prolongado. Mesmo ciente disso, ainda me assusto com relatos como esse da Mariane. Vc achou algo sobre a relação entre osteoporose e uso de corticóides?
    Falando nisso... vc já experimentou aloe vera, a famosa babosa? (Tentei pesquisar algo a respeito em seu blog, mas não achei a ferramenta de busca!) Tive uma piora na mão com dermatite ontem e estou passando várias vezes ao dia desde então - já vi melhora de ontem pra hoje, com bolhinhas secando e pele mais hidratada. Tou com meu hidratante feito com cortisona aqui olhando pra mim, e vou tentando evitá-lo a todo custo. Vamos ver se a babosa dá conta dessa vez!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luana!
      Eu tentei colocar uma ferramenta de busca no blog, mas não funcionou (sou bem lerda nesses assuntos... uso só o básico e ainda estou aprendendo!).
      Não usei a babosa não.... a leitora Márcia, que tem outro blog sobre alergia já tentou com a filhinha dela, dá uma olhada no relato no http://comereser.blogspot.com.br/ (não lembro a postagem...).
      Eu sou fã de métodos alternativos e naturais tb. Realmente quem conhece melhor o nosso corpo somos nós!! Um abraço e obrigada pelo comentário

      Excluir
  5. OLÁ..ACHEI ESSE BLOG POR ACASO...SOU ATÓPICA DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE..KKK....MAS FAZ 2 ANOS QUE ESTOU COM UMA CRISE QUE NÃO PASSA...TUDO COMEÇOU DEPOIS QUE ME MUDEI PARA PORTUGAL...1 ANO APÓS ESTAR AQUI COMEÇARAM AS CRISES...FUI A VÁRIOS MÉDICOS E NENHUM DEU CONTA DE TRATAR...TIVE QUE IR AO BRASIL...SÓ DE ENTRAR NO AVIÃO PERCEBI QUE MINHA PELE MUDOU (PURA VERDADE...KKK)...FIZ UM TRATAMENTO CREME DERMATOLÓGICO E CELESTAMINE...FIQUEI LINDA..MARAVILHOSA...E VOLTEI PARA PORTUGAL...MAS 1 MÊS DEPOIS COMEÇOU NOVAMENTE O DRAMA...ATÉ QUE FUI PARAR NAS EMERGÊNCIAS POR 2 VEZES ...ALÉM DA DERMATITE TINHA DESENCADEADO O ANGIEODEMA QUE TAMBÉM SOFRO DESSE MAL..RESUMINDO TUDO...ESSE CRISE NÃO PASSA POR EU ESTAR COM ESTRESSE EMOCIONAL E A CADA VEZ QUE FICO NERVOSA...VEM COMO UMA BOMBA...ENTÃO POR VEZES ACHAMOS QUE É CLIMA..ALIMENTO..POEIRA E OUTRAS COISAS..MAS O QUE NÓS CAUSA AS CRISES É EMOCIONAL...POR ISSO DURA A TANTO TEMPO...ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espero que vc fique bem em Portugal! Entendo que são vários fatores desencadeando a alergia!!!

      Excluir
    2. Parece que você tem muita saudade do Brasil e esta triste por viver em Portugal, espero que melhore, pois é muito triste esta situação.

      Excluir
    3. Tive um problema parecido. Quando mudei de cidade quase enlouqueci com tanta dermatite atópica e asma. Como todo mundo diz que alergia é somatização de outros problemas, fiz terapia e a psicóloga adora dizer que tive esses problemas por culpa de estar tocando minha vida de forma independentemente da minha família (que tem alguns problemas). às vezes eu acredito e às vezes não. Mas de qualquer forma sei que o clima influencia demais. O lugar onde moro não pega sol direito e as roupas demoram para secar. O tempo também muda bruscamente.

      Usei o óleo de prímula por 1 ano e meio e senti melhora radical. Também melhorou minhas TPM.

      Tive DA por sete anos muito forte, com muito uso de corticoide. Hoje consegui tirar cordicoide oral e tópico, anti histaminico (que na verdade nunca senti nenhuma melhora). Só uso Tarfic quando necessário.

      Fiquei tão bem que quando acabou meu frasquinho de óleo de prímula esqueci de comprar outro e passei uns quatro meses sem tomar. Agora que o tempo está querendo começar a virar com o outono eu já senti várias bolinhas aparecendo, então corri para a farmácia e estou tomando novamente. Pena que realmente leva umas 8 semanas para começar a fazer efeito. Mas uma hora 8 semanas passa! O plano é não interromper, porque o custo benefício é ótimo.

      Excluir
  6. Olá!
    Achei interessante saber que tem um estudo da USP de tratamentos alternativos para dermatite atópica, porém o link não funciona mais, você lembra o título do texto? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda tudo bem? Topei com esse seu texto esses dias atrás. Mesmo que não é tão recente resolvi deixar um comentário com algumas experiências também para trocarmos idéia em forma de agradecimento pelo tópico bem interessante.

    Tenho também este problema chatinho que é a dermatite atópica, desde criança. Aquela mesma história: sempre procuramos médicos, medicamentos e etc.. e nada fugia do clássico corticóide + hidratante e outras medidas para amenizar o problema.
    Quando adolescente descobri que uma carga importante que gerava o problema estava também relacionada com o meu alto índice de imunoglobulina, que por um lado é bom, mas são essas substâncias que ajudam a causar o problema. Passei por ciclosporina e não tive uma boa experiência com ela! E depois ao tacrolimo e similares. Em suma nada até então tinha resolvido de fato o problema.

    Recentemente tive um avanço interessante. Tenho trabalhado mais a questão psicológica, o equilíbrio mental de uma maneira mais séria. Fiz um curso de meditação de dez dias, a meditação Vipassana que me abriu muito os horizontes de como tratar a dermatite de uma maneira mais correta. Os benefícios deste curso foram notáveis na resposta da doença: a alergia que se espalhava pelo corpo, no meu caso, subiu toda para o rosto e basta poucos cuidados agora para conseguir eliminar este problema. Indico este curso para compreender as questões sobre este problema que nos cerca contudo não se deve faze-lo simplesmente por buscar a cura.

    Depois deste, mudei os hábitos alimentares. Percebi que o corpo responde muito bem quando exposto a quantidades menores de glúten, recomendo esta tentativa também.
    Quanto ao tratamento do rosto, tenho utilizado óleo de prímula como uso tópico, e óleo de côco. Vi que a pele responde melhor aos óleos do que os hidratantes.

    Essa é minha experiência. Espero que sirva para você e os demais que chegarem até o seu blog. Obrigado por escrever!

    Mateus

    ResponderExcluir
  8. oi .. minha filha tem dermatite atópica..
    queria muito ter acesso a esse texto do link mas já está fora do ar.
    será que vc tem ele p me passar.. por favor. obrigado.
    rosanomauro@gmail.com

    ResponderExcluir