Comprar pela internet é cada vez mais comum. Na rede encontramos de tudo, de comida a carros, passando por artigos infantis, livros e qualquer outra coisa que se possa imaginar. Quem quiser, pode até fazer supermercado sem sair de casa.
Dentro dessa variedade enorme de produtos à nossa disposição na tela do computador, estão também, obviamente, os cosméticos.
(Imagem Google) |
Como já mencionei várias vezes por aqui, por causa da dermatite de contato preciso conhecer os ingredientes de um produto antes de me aventurar a comprar algo diferente (Nessa postagem falo sobre as substâncias que preciso evitar).
Na farmácia ou no supermercado podemos ler os ingredientes na embalagem. Eu sei, com uma certa dificuldade por causa das letras pequenas, mas a informação está lá.
Está lá pois deve ter alguma norma que obriga os fabricantes a informarem a composição de seus produtos na embalagem. Pelo que andei reparando, essa norma não se aplica às vendas pela internet.
Há pouco tempo queria pesquisar a composição do Leite de Aveia Hipoalergênico da Davene, pois foi recomendado por um leitor do blog. Para minha surpresa, não havia a informação nem no site do fabricante. Enviei um email para a Davene pedindo a composição e, pelo menos, me retornaram rapidamente.
Estou ciente que os alérgicos não são o público alvo de várias marcas e que 0,00001% da população se preocupa em saber o que está passando na pele. Mas enfim, nós existimos, consumimos, e temos direito de saber o que estamos comprando certo? Deveria ter alguma regra que obrigasse o fabricante a informar o que tem nos seus produtos para quem quiser comprar pela internet (pelo menos o fabricante, nem estou falando das farmácias e supermercados que revendem !)
Vou dar aqui meu ponto positivo para o Pão de Açúcar, pois apesar de não ser o fabricante, coloca toda a composição dos produtos que vende no site.
Concordo com tudo o que vc disse. É importante que as empresas pensem nas pessoas que podem ter sérias reações alérgicas a componentes de seus produtos, e informem melhor o consumidor, antes da compra. Eu já tive sérios problemas com cosméticos, como bases, hidratantes, bloqueadores solares, máscaras para cílios, e sempre procuro informações nos sites de compras ou das empresas, mas quase sempre não encontro nada que possa me ajudar. Ou vou até a loja física para ler o rótulo, ou quando é produto de certas marcas, que só vendem em catálogo, desisto da compra, pra não correr o perigo de desenvolver uma reação alérgica. As empresas ainda têm muito a aprender com relação à questão do respeito ao consumidor. Nós alérgicos somos um nicho importante do mercado, e somos desrespeitados por muitas empresas em nossos direitos de saber o que estamos comprando em um site. Essas empresas não imaginam ou preferem ignorar que uma reação alérgica causa prejuízos emocionais e prejuízos financeiros com consultas médicas e medicações caras. Obrigada por ter levantado esta importante questão. Abraços, Priscila.
ResponderExcluirDe pleno acordo Fernanda (desculpe comentar numa postagem tão antiga, mas ando fuçando e aprendendo um pouquinho por aqui).
ResponderExcluirÉ dificílimo encontrar a lista de ingredientes de alguns produtos.
Tive uma reação alérgica recentemente, mas ainda não descobri a quê :( . mas tenho tentando evitar substâncias reconhecidamente mais alergênicas, mas é osso.... Com a descoberta que fiz aqui no blog fiquei ainda mais preocupada: as empresas poderem alterar algumas substâncias do produto sem constar essa informação com destaque..aff.
Muito obrigada pelo Blog ;)