Faz tempo que eu estava querendo escrever sobre esse assunto aqui no blog.
Eu tinha a impressão que os produtos manipulados eram melhores, por conterem ingredientes naturais, feitos sob recomendação médica etc etc.
Fui a uma dermatologista que me receitou um sabonete e um hidratante manipulados. Eu achei ótimo, tudo natureba - camomila, óleo de amendoas, óleo de macadâmia....
Que lindo, o meu hidratante conteria ingredientes naturais, como a camomila. |
(Foto: portalsaofrancisco.com.br)
Bem, pioraram as minhas bolhas... "não é possível que é do hidratante, é tudo natural!".
Em outro momento fui a uma farmácia homeopática e voltei com um hidratante feito especialmente para o meu caso - cheio de extratos de flores, árvores e outras coisas supostamente naturais e inofensivas. As bolhas adoraram.
Inconformada com a reação a produtos tão naturais, peguei o rótulo e fui ler com calma.
Após todos os ingredientes prescritos pelos médicos, tinha um tal de "creme base". Hmmmmmmmm minha suspeita começou a ficar mais forte.
Liguei na farmácia e pedi para falar com a farmacêutica que fazia as fórmulas. Perguntei no que consistia o tal "creme base". Ela não sabia, mas foi pesquisar e me retornou a ligação ainda no mesmo dia.
Resultado - o "creme base" tinha propilenoglicol e mais um monte de outras coisas de nomes esdrúxulos. Estava explicada a minha reação alérgica.
É claro que nem só de florzinhas dá para se fazer um hidratante, mas que tal colocar na embalagem TODOS os ingredientes??? "Creme base" e "creme Lanette", tô fora!
Eu tava pensando em ir ao alergista pedir sabonete manipulado pois tenho alergia a todos os sabonetes convencionais mas depois dessa vou ficar ligada.Eu tentei o de glicerina da alergoshop resultado piorei meus dedos ficaram cheios de bolinhas liguei pra lá e eles disseram que poderia ser da glicerina que não é vegetal...Não dá pra confiar mesmo.
ResponderExcluiroi Damiana, nossa, que bobagem que te falaram!!! não dá para confiar!!
ExcluirQueridas Fernanda e Damiana, as farmácias de manipulação pisam na bola sim, mas de acordo com os fatos apresentados, o Dermatologista foi o primeiro a pisar na bola, não alertando que tipo de base seria a ideal para o tratamento de tal patologia, e certamente houve uma falta de atenção da parte da farmácia q manipulou em perguntar que tipo de base foi prescrita, ou no caso de existir um farmacêutico muito competente, oque todos deveriam ser, imediatamente questionaria o uso do medicamento e possíveis interações a respeito do que se tratava.Se precisarem de uma farmácia de responsabilidade, com os mais rigorosos critérios para a fabricação de medicamentos, entrem em contato com a Bela Vila farmácia de Manipulação, na Rua Espártaco, 849, Vila Romana, São Paulo, fone 2305-2209.Terão descontos especiais.Somos especializados em patologias da pele e cosmetologia.Um Abraço.
ExcluirMinha filha tem dermatite tópica e n sei oq passar já receitaram de tudo e n melhora
ResponderExcluirOla eu e minhas duas filhas temos dermatite atopica usamos a pomada diprosone mto boa.
ResponderExcluirA falha foi realmente da Medica em não ter discriminado o tipo de base, que no caso seria hipoalergenica, o farmaceutico responsavel nao tem autoridade para substituir a base sem entrar em contato com o medico.
ResponderExcluir