sábado, 14 de abril de 2012

Produtos manipulados - cuidado!




Faz tempo que eu estava querendo escrever sobre esse assunto aqui no blog.

Eu tinha a impressão que os produtos manipulados eram melhores, por conterem ingredientes naturais, feitos sob recomendação médica etc etc.

Fui a uma dermatologista que me receitou um sabonete e um hidratante manipulados. Eu achei ótimo, tudo natureba - camomila, óleo de amendoas, óleo de macadâmia....

Que lindo, o meu hidratante conteria ingredientes naturais, como a camomila.   

(Foto: portalsaofrancisco.com.br)

Bem, pioraram as minhas bolhas... "não é possível que é do hidratante, é tudo natural!". 

Em outro momento fui a uma farmácia homeopática e voltei com um hidratante feito especialmente para o meu caso - cheio de extratos de flores, árvores e outras coisas supostamente naturais e inofensivas. As bolhas adoraram.

Inconformada com a reação a produtos tão naturais, peguei o rótulo e fui ler com calma.

Após todos os ingredientes prescritos pelos médicos, tinha um tal de "creme base". Hmmmmmmmm minha suspeita começou a ficar mais forte.

Liguei na farmácia e pedi para falar com a farmacêutica que fazia as fórmulas. Perguntei no que consistia o tal "creme base". Ela não sabia, mas foi pesquisar e me retornou a ligação ainda no mesmo dia.

Resultado - o "creme base" tinha propilenoglicol e mais um monte de outras coisas de nomes esdrúxulos.  Estava explicada a minha reação alérgica.

É claro que nem só de florzinhas dá para se fazer um hidratante, mas que tal colocar na embalagem TODOS os ingredientes??? "Creme base" e "creme Lanette", tô fora!

6 comentários: