segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bolhas na mão - a técnica politicamente incorreta

Tem alguns lugares na minha mão que criam bolhas de vez em quando.

Já tenho algumas técnicas pessoais para combatê-las, então costumo me livrar delas em pouco tempo, mas ainda não entendi o que desencadeia e por que elas só aparecem em alguns locais específicos (sempre os mesmos).

A primeira vez que tive isso, em 2010, a dermatologista diagnosticou como dermatite de contato e, na minha leitura de paciente, é a mesma coisa que se repete.

Tentei tirar uma foto do meu dedo hoje com o aglomerado de bolhinhas, não sei se dá para ver direito.

Dedo indicador da mão esquerda.
Se vc é médico, não leia o próximo parágrafo. 

CUIDADO, CENAS FORTES  para médicos e, especialmente, dermatologistas!!

Como podem imaginar, a minha técnica pessoal vai contra qualquer coisa já recomendada por médicos: a primeira coisa que eu faço é estourar as bolhas. Sim, estouro TODAS. Pronto, falei (avisei para não ler...). 

Justifico a minha atitude (após quase 2 anos de convivência com as bolhas): se eu não estourar, elas vão crescer e coçar cada vez mais. Depois de certo tempo eu acabaria estourando sem querer, devido à coceira, e o estrago seria maior. EU JÁ TENTEI! 

Minha técnica consiste então em estourar as bolhas o quanto antes (com a mão bem lavada, é claro), e passar pomadas (várias funcionam comigo). Se a situação estiver muito feia, eu cubro com uma gaze/esparadrapo, pois parece que as pomadas fazem mais efeito (e eu não fico olhando as bolhas feiosas).

............. estou sentindo os médicos se retorcendo agora.........

Pessoal, consultem seus médicos e não façam isso em casa ok?

15 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bem?
    Recentemente descobri alergia ao propilenoglicol. Ainda estou descobrindo os produtos que posso ou não utilizar.
    Pelo que li no blog vc conhece vários produtos. Gostaria de saber, pela sua pesquisa, quais produtos estão livres dessa substância, principalmente protetor solar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    Obrigada por comentar no blog :)
    aos poucos fui descobrindo vários produtos sem o propilenoglicol. O protetor solar é um dos mais difíceis de achar mesmo. No meu caso ainda tenho que eliminar as "isotiazolinonas", que estão em vários produtos também.
    Atualmente eu uso o "Solar expertise 50, da L´Oreal", o "Hawaiian Tropic 30" (um parente me trouxe dos EUA, aqui nunca vi) e para o rosto o "Roc - Minesol Oil Control - 30".
    Nenhum dos nacionais para mim são viáveis... já olhei a embalagem de todos! Sundown, Copertone, Nivea.... todos proibidos.
    Eu coloquei os fatores de proteção que uso e recomendo que vc sempre olhe os ingredientes quando for comprar um diferente. Às vezes o fator 30 de uma marca não tem nada, mas o 50 ou o 15 tem.

    Ah, e cuidado, propilenoglicol tem em remédios líquidos também!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada!
    Agora não consigo encontrar um hidratante para o rosto e corpo!
    O Fisiogel é muito caro! Vc conhece outro?
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana.
    Eu conheço outros bons, mas são todos importados e tão caros quanto o fisiogel...

    Fica um pouco menos caro se vc comprar o pote grande (240 ml). Ele também rende mais se for misturado com óleo de amêndoas (faça o teste c/ o óleo antes para ver se não te dá alergia). Eu faço isso c/ óleo de amêndoas ou com o Dersani quando a pele está muito irritada.

    A minha alergista tinha indicado também o Eucerin e o Cetaphil, mas nunca olhei a composição deles para ver se posso usar.

    O meu rosto é oleoso, então não é sempre que uso hidrantante. Tenho um da Clinique que é muito bom, mas é igualmente caro (impossível comprar no Brasil, tem que pedir para alguém trazer de fora que fica em conta).

    Espero ter ajudado, boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. olá gostaria de indicação de shampoo, tenho alergia de contato a kathon cg "isotiazolinonas" e hidratantes para mãos. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra,
      obrigada por publicar no blog. Após ler seu comentário fiz uma postagem específica sobre os produtos que eu uso, veja no link: http://eusoualergica.blogspot.com.br/2012/05/lista-de-cosmeticos-que-estou-usando.html
      As isotiazolinonas estão em todo lugar, o "bom" é que é bem fácil reconhecer nas embalagens, já que a palavra é gigantesca.

      Excluir
  6. Estou cheia de bolhinhas nos dedos tb... de vez em qdo elas aparecem, mas no meu caso acho que é stress... estou com comecinho de dermatite seborréica tb... :-(
    estou estudando p/ uma prova terrível. Relacionei ao stress pq a mesma coisa aconteceu há uns meses atrás qdo tinha outra prova p/ fazer...

    ê sofrimento! :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fabi. Espero que vc esteja melhor! as minhas mãos estão sem bolhas!! Tb acho que pode ser stress.
      No meu caso não tem nada a ver com herpes não....
      ps: desculpe a demora para responder.... hoje acabei achando vários comentários sem resposta, não sei o q aconteceu!
      um abraço,

      Excluir
  7. pareçe ate eu falando tbm estouro as danadas depois passo alcool e pomada ainda nao sei a causa mais sempre aparesem no dedo médio e no famoso cofrinho kkkkkk(ai q vergonha) no dedo acho q e dertegente pois lavo muito a mao com ele (isso e preguiça minha de ir ate o banheiro pra lava as maos) mais atras nao faço ideia o que seja talves passou pra la no contato, parabens pelo blog muita informaçao uteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paula! não use detergente para lavar a mão não! Ele é muito agressivo para a pele!! Deixe um sabonete bom na cozinha para vc não precisar ir até o banheiro rssss
      Um abraço!

      Excluir
  8. Que droga essa coisa, né?
    Eu achava que essas bolinhas apareciam quando eu lavava e enxugava a mão muitas vezes, mas hoje acordei e elas começaram a aparecer... Agora, pensando bem, eu derrubei um pouquiiinho de água justamente onde apareceram, mas não sequei...
    Minha técnica é não coçar, porque elas vão embora mais rápido. Também tento lavar menos a mão, pra nem encostar nas bolinhas. O problema é a coceira!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Essas bolhinhas são Disidrose! No começo eu tinha só a Dermatite Atópica, mas depois de 2 anos começou as bolhinhas também e fui diagnosticada com Disidrose! As minhas aparecem apenas nos dedos.

    ResponderExcluir
  10. ola bom dia pra todos que sofrem com o mesmo problema que eu,eu imaginei que nao existissem tanta gente com esse meu problema eu agoro fazer coisas manuais mais o meu caso bem grave alem de encher de bolinhas cossa e enchaa muito toda minha mao fik deformada tudo ate o sabonete que pego pra tomar banho da bolinhas na minha mao ah e comigo tamb comecou em 2010 NAO SEI O QUE FAZER JA TOMEI UM MONTE DE REMEDIOS
    ATE ATIBIOTICOS NA BUNDA DIGO VASCINAS EU JA TOMEII E NAO ME FIZERAM NADAAAAAA OBRIGADA PELAS DICAS PESSOAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista Thata, tem solução!!!!!! às vezes parece que a mão vai cair de tanta bolha, mas não vai! Teste uma coisa de cada vez com paciência... vc vai descobrir a causa... Tem várias dicas no blog sobre alergia nas mãos... as minhas hoje estão perfeitas, mas já cheguei a usar luvas de algodão o dia inteiro (me chamavam de michael jackson no trabalho rss). Guenta firme!!!!

      Excluir