domingo, 26 de janeiro de 2014

Aspirador de pó e alergia


Uma das coisas que a minha alergista proibiu foi o aspirador de pó. 

Disse que eu poderia usar de vez em nunca, para tirar a poeira acumulada nos cantos da janela. 
Só nesse caso. 
No chão jamais. 

Conforme já falei em outras postagens, a recomendação dela é que a limpeza da casa seja feita apenas com pano úmido... nada de aspirador ou vassoura (e nada de carpetes ou tapetes, obviamente).

E a dúvida: se a ideia é que a casa não tenha pó, por que não posso usar um aspirador de PÓ??? 
Justamente porque o aspirador de pó ou a vassoura levantam a poeira.... então muitas partículas que estavam no chão ficam pairando no ar, prontinhas para incomodar o nosso nariz ou a nossa pele!

O meu aspirador de pó foi aposentado. Para quem não tem carpetes ou cortinas, não faz a menor falta....

Há algum tempo, minha mãe investiu em um "super-ultra-power-aspirador de pó". (Eu disse "investiu" porque de fato é caro). De início achei bem inútil... para quê um aspirador de pó que promete tanta coisa que os outros não fazem?

Estou comentando sobre o tal aspirador porque realmente fiquei convencida. Quem me conhece sabe que isso não é fácil.

Outra pessoa na família também comprou, e disse ter resolvido o problema de alergia respiratória de todos na casa.

O meu convencimento se deu depois de ir para a casa da minha avó, onde a minha alergia sempre piorava, apesar dos esforços da minha avozinha para manter a casa limpa. Digo, a casa é limpíssima, mas tem estofados e cortinas (que acumulam pó, independente dos nossos esforços de faxina).

Pois bem, em um final de semana, a minha mãe levou o famoso aspirador para dar "uma geral" na casa da minha avó. Depois de anos, não tive piora nenhuma na minha alergia lá. O meu marido, que tem alergia respiratória, também ficou ótimo.

É impressionante ver o aparelho funcionando... mesmo com a casa limpa, ele ainda recolhe muita poeira.  A diferença está em um recipiente com água, que acumula tudo e impede que as partículas escapem para o ar (como acontece nos demais aspiradores). Ele recolhe MUITA poeira de travesseiros, cortinas, colchões....

Vejam fotos do dito cujo:
Este é o aspirador. Notem que embaixo tem um recipiente para água, onde a poeira se acumula.


Sujeira recolhida de uma sala com piso de cerâmica que já estava limpo!
O aspirador é da marca Rainbow. Não vou dar mais detalhes pois não é meu objetivo fazer propaganda... quem se interessar pode achar muita coisa (positiva e negativa) a respeito na internet!

Escrevi essa postagem pois senti que funciona e pode ser uma boa aquisição para os alérgicos! 

Obrigada mãe!

20 comentários:

  1. que dica maravilhosa, estava morta de duvida sobre isso de vassoura ou aspirador pq meu namorado tem neurodermites, vou procurar este.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, tudo bem com você? Gostaria de entrar em contacto com você? terias um e-mail onde podemos conversar?


    Andresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andresa! sim, podemos conversar, claro. Me deixa por favor o seu email que eu te escrevo ok?
      abs,

      Excluir
  3. Estou na fase estabilizada da minha alergia de contato nas mãos.

    Eu acho o custo muito alto do Epidrat Mãos, Cetaphil Mãos e o Fisiogel A.I Creme - que são os prescritos pelo meu médico alergologista e a dermatologista. Eles disseram que eu vou usar por toda vida, sempre, um desses.

    Sabonete eu só posso usar de bebê. E desodorante somente sem álcool e sem perfume. O protetor solar para ir à praia/piscina é um que esqueci o nome agora que é um verdadeiro tiro no bolso (apresentei alergia, do nada, aos vendidos em supermecados).

    Minha dúvida é se eu poderia trocar esses cremes caríssimos das mãos por aquele de bebê da Johnson's Baby.

    Uma vez, minha dermatologista disse que, como alternativa, eu poderia comprar aquela embalagem grande do Fisiogel A.I na versão loção, que é mais barata do que a versão creme.

    Quem puder me ajudar eu agradeço.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Vou comentar sobre uma postagem antiga de maio de 2012 , sobre nosso produto Sabão Geo Ralado , produto recomendado a quem tem alergia a "Sabão em pó", desculpe pelo atraso , mas só agora a postagem chegou até nós.
    Boa dia Fernanda , bom dia pessoal.

    Gostaria de externar nossa satisfação em sermos lembrados e indicados no seu Blog como produto para pessoas alérgicas a detergentes em pó.
    Meu nome é Márcio Brito e sou o responsável técnico e criador do produto Sabão Geo Ralado.
    Gostaria de aproveitar esse espaço para falar um pouco mais desse produto e me colocar a inteira disposição desse Blog para eventuais dúvidas.
    Para começar, esclarecemos que a nomenclatura utilizada para o produto destinado a lavagem de roupas é utilizada de forma errada no Brasil , são todos chamados de Sabão em pó.
    Segundo a ABNT ( Associação brasileira de Normas Técnicas )o produto só pode ser designado como Sabão em pó , aquele que for constituído de óleos vegetais e animais .
    Quando for á base de derivados de petróleo , o produto tem que ser denominado de Detergente em pó ou Lava-roupas.
    Essa é a grande diferença , nosso produto é um Sabão em pó , constituído basicamente de óleos vegetais e animais e além disso, não possui em sua formulação o tripolifosfato , que é um agente altamente prejudicial ao meio ambiente dependendo da dosagem , e nem possui qualquer tipo de pó para enchimento como barrilha e Sulfato de sódio que podem contribuir também para o processo alérgico.
    Os detergentes em pó tradicionais , erroneamente , chamados de sabão em pó são todos constituídos de derivados de petróleo( Àcido Duodecil Sulfonico ) , e pós base ( Barrilhas e sulfatos ) que podem levar a processos alérgicos para quem já tem propensão a alergia.
    Essa é basicamente a diferença , lembrando que nosso produto é testado e comprovado por laboratório autorizado, ser um produto não causador de alergia ( no pxóximo contato estarei enviando esse laudo )

    Mais uma vez
    Parabéns pela iniciativa do Blog

    Atenciosamente

    Márcio Brito


    ResponderExcluir
  5. ola pessoal sou nova de blog, gostaria mto de ajuda de vcs
    tenho dermatite de contato nas costas e nádegas, coça e arde demais, acabo nao aguentando e rasgando a pele, resultado está manchada e não sei mais o que fazer para amenizar, como não tenho plano de saude e nao consegui ainda passar no médico preciso mto de ajuda para amenizar a coceira e nao espalhar pelo corpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irla, no SUS, além de dermatologista tem também homeopatia, precisa só que o clínico encaminhe. A consulta com o homeopata é bem mais rápida do que com o especialista, ao menos quando precisei, anos atrás. Na Esalq havia um setor de fitoterapia. Encontrei hoje na internet esse suco, talvez ajude se não tiver problema com nenhum dos alimentos. "Um excelente remédio caseiro para alergia na pele é o suco de melão, pepino e agrião, uma vez que são alimentos ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonóides, que fortalecem a barreira protetora da pele.

      Além disso, é um suco hidratante e nutritivo que ajuda a aliviar a coceira e a facilitar a cicatrização de eventuais feridas.

      Ingredientes

      250 gramas de melão
      50 gramas de pepino
      20 gramas de agrião
      Modo de fazer

      Lavar bem os ingredientes e passá-los pela centrífuga, colocando a mistura sobre a pele afetada durante 15 minutos. Lavar a pele com sabão hipoalergênico e secar bem.

      Além de ser um tratamento eficaz, este suco pode ser utilizado como forma de prevenção de alergia na pele." Fonte: http://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-alergia-na-pele/

      Boa sorte!

      Excluir
    2. OBS: Obviamente uma especialidade não substitui a outra, mas enquanto a consulta tarda talvez ele possa receitar algo que a ajude e que seja homeopático.

      Excluir
    3. Irla, no SUS, além de dermatologista tem também homeopatia, precisa só que o clínico encaminhe. A consulta com o homeopata é bem mais rápida do que com o especialista, ao menos quando precisei, anos atrás. Na Esalq havia um setor de fitoterapia. Encontrei hoje na internet esse suco, talvez ajude se não tiver problema com nenhum dos alimentos. "Um excelente remédio caseiro para alergia na pele é o suco de melão, pepino e agrião, uma vez que são alimentos ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonóides, que fortalecem a barreira protetora da pele.

      Além disso, é um suco hidratante e nutritivo que ajuda a aliviar a coceira e a facilitar a cicatrização de eventuais feridas.

      Ingredientes

      250 gramas de melão
      50 gramas de pepino
      20 gramas de agrião
      Modo de fazer

      Lavar bem os ingredientes e passá-los pela centrífuga, colocando a mistura sobre a pele afetada durante 15 minutos. Lavar a pele com sabão hipoalergênico e secar bem.

      Além de ser um tratamento eficaz, este suco pode ser utilizado como forma de prevenção de alergia na pele." Fonte: http://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-alergia-na-pele/

      Boa sorte!

      Excluir
  6. Esse aspirador a base de água é mais que caríssimo. Há um outro a base de água também bem caro, mas pelo menos têm a coragem de publicar o preço na internet, aquele de uma marca alemã: a Vivenso. Pretendo adquirir este porque à medida em que os anos vão passando meu pai vai tendo mais reações alérgicas e às vezes o que entende por limpeza, com sabões e tal, podem afetar. De momento o que estou a fazer é adquirir uma vassoura elétrica que pode ser usada junto na função vaporizador (creio que ela aspira levemente para não levantar o pó, ela não é ventilador e faz sentido pelo que você escreveu) e um vaporizador para passar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vassoura não é aspirador, é vassoura e vaporizador que segundo li podem ser usadas as funções concomitantemente e ela aspira levemente, o que gera crítica de quem espera menos suavidade ao aspirar.É da Steammax, mas não usei ainda, apenas li a respeito enquanto buscava soluções.

      Excluir
  7. Olá,
    Como mãe e lojista sempre estive procurando por um aspirador que retirasse o pó por completo e não devolvesse a sujeira para o ar, pois tenho uma filha que sofre muito com rinite alérgica. Encontrei finalmente o Aspirador Vivenso, de tecnologia Alemã, com certificado de medicina da Alemanha, comprovando que limpa 99,9% do ar, não devolvendo o pó aspirado para o ar, uma vez que ele retém o pó na água (diferente dos aspiradores comuns que, mesmo com filtro HEPA, jogam o pó de volta para o ar, o que causa a alergia).
    Hoje vendo na minha empresa, Magazine Stroebel, o aspirador de pó com filtro de água Vivenso. Testei e aprovei! Melhorou e muito a rinite alérgica da minha filha e nossa qualidade de vida também, e acredito que vai ajudar vocês com as respectivas alergias.
    Convido vocês para uma demonstração sem compromisso, na minha loja. Vocês vão adorar!
    Av. Moreira Guimarães 884 - Moema - SP - (Continuação das AVs 23 de maio e Rubem Berta, sentido aeroporto de congonhas) - 60 metros antes da Churrascaria Fogo de Chão. (11) 5574-5100
    www.magazinestroebel.com.br
    Minha loja tem 87 anos de tradição, buscando soluções para o seu dia a dia.
    Um forte abraço. Espero vocês para uma visita.
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tiver oportunidade façam o teste, tirem o filtro hepa da Rainbow e do vivenso, e com um foco de luz vejam qual é que deita po por trás...(podem testar com pó de cal) a Rainbow é a máquina mais certificada do mundo é a única que realmente retém na água todo o pó devido ao separador que é patenteado é mais nenhuma empresa pode imitá-lo...todos os outros, o filtro hepa aos poucos vai ficando entupido até uma certa altura que esse pó é libertado para o ar.
      A Rainbow já tem 80anos no mercado e é considerada o melhor aparelho de higiene e saúde do mundo com vários tipos de certificados.

      Excluir
    2. Olá, eu sou alérgica a pó, tenho o vivenso, e gostaria de informar que o Vivenso não tem filtro HEPA. Ele é mais avançado que o Rainbow e bem mais barato.
      Assisti ambas as demonstrações, fizeram o teste da luz e o Vivenso retém o pó sim na água. Bem mais fácil inclusive de manter o aparelho limpo, sem necessidade de gastos extras.
      Melhorou muito a minha rinite .

      Excluir
  8. BOM DIA Se alguém precisar de informações mais detalhadas ou quiser uma apresentação do sistema Rainbow estou a vossa disposição é ligar a marcar TITO GOUVEIA 962456168 NA Ilha da Madeira fora posso indicar alguns colegas um abraço

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA Se alguém precisar de informações mais detalhadas ou quiser uma apresentação do sistema Rainbow estou a vossa disposição é ligar a marcar TITO GOUVEIA 962456168 NA Ilha da Madeira fora posso indicar alguns colegas um abraço

    ResponderExcluir
  10. Existe um muito bom fabricado na Alemanha da Marca Vivenso

    ResponderExcluir
  11. Pesquisem HYLA considerado o melhor equipamento de limpeza do mundo sem consumíveis ou filtros para substituir

    ResponderExcluir
  12. EFA é o que tem de melhor!
    Informações comigo, Arneiro (48) 984765922 whasApp

    ResponderExcluir
  13. É muito engraçado ver os vendedores fazendo comentários nessa publicação, eles falando somente o problema do concorrente e não os benefícios do seu produto!
    Rainbow é bom sim, mas tem filtro Hepa e custa 890,00 tem de ser trocado a cada 6 meses. Um aspirador a custo de 12 mil completo.
    Hyla também é bom, não tem esse filtro Hepa a ser trocado, mas os valores das peças são elevadas.
    EFA ... também tem filtro Hepa
    Vivenso diz que é alemão, mas é montado em Curitiba, muito caro pelo custo/benefício aspirador melhorado
    cada um compre o que acha que é melhor!

    ResponderExcluir