Como comentei em
uma postagem de setembro, estava com muita coceira na cabeça. Era uma alergia que ia e voltava. Eu tomava antialérgicos, melhorava um pouco, e voltava a piorar depois de alguns dias.
Agora, em dezembro, a cabeça já estava bastante ferida e a minha paciência acabando (paciência acabando significava tomar mais antialérgicos). Meu cabelo também começou a cair mais - não tem cabelo que aguente lesão e unhas frenéticas por tanto tempo!
Comecei a tentar achar explicações (como sempre). Seria meu travesseiro? Seria poeira? A água da piscina? Sol? Ar condicionado do trabalho? Depois de pensar em coisas mirabolantes e já realmente sem paciência,
resolvi olhar o óbvio: meu shampoo.
Óbvio?
Não quando você usa a mesma marca de shampoo faz tempo Para mim era impossível culpar a o shampoo ou o condicionador, que eram produtos inofensivos e já consolidados na minha rotina.
Porém, eis que após aquele esforço visual para enxergar as letras minúsculas na embalagem... lá estava ele:
propilenoglicol com todas as letras.
|
Embalagem do shampoo com propilenoglicol na fórmula. O propilenoglicol está na quinta linha de baixo para cima, do lado esquerdo. (Se ao vivo já é ruim de ler, na foto de celular fica pior ainda, desculpem a qualidade da imagem). |
Fiz uma busca agora na internet e constatei que realmente a formulação mudou, ou existem ingredientes que variam de um lote para outro (como este monstrinho aí). Nas buscas de composição que achei na internet, não consta o propilenoglicol, e sim outros ingredientes. Aproveito para
lançar novamente a minha crítica - os fabricantes deveriam ser obrigados a fornecer a composição de seus produtos na internet.
Eu só achei a informação sobre esse shampoo em outros sites (de farmácias, por exemplo), e não no site oficial da Garnier.
Enfim, vocês não fazem idéia de como eu me xinguei após ler o rótulo do shampoo. Imaginem estar com isso desde setembro e a resposta estar bem debaixo do meu nariz (ou acima da minha cabeça, para ser mais literal).
Não sei se houve mudança na formulação ou se eu comprei um shampoo de um lote diferente da Fructis, mas concordo, o erro foi meu.
Bobeei, comi bola, comi barriga, comi mosca e todas as outras expressões que representam o fato de ter feito uma grande bobagem (e "comido" também muito antialérgico rs).
Lições aprendidas:
1- Tem que ler o rótulo
SEMPRE antes de comprar, mesmo quando você ja´ comprou o produto 58 vezes antes;
2- Com coceira na cabeça, desconfie primerio do que é mais óbvio, por mais que pareça impossível!
Hunf!!