quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alergia na cabeça - o óbvio, o erro e o aprendizado

Como comentei em uma postagem de setembro, estava com muita coceira na cabeça. Era uma alergia que  ia e voltava. Eu tomava antialérgicos, melhorava um pouco, e voltava a piorar depois de alguns dias.

Agora, em dezembro, a cabeça já estava bastante ferida e a minha paciência acabando (paciência acabando significava tomar mais antialérgicos). Meu cabelo também começou a cair mais - não tem cabelo que aguente lesão e unhas frenéticas por tanto tempo!

Comecei a tentar achar explicações (como sempre). Seria meu travesseiro? Seria poeira? A água da piscina? Sol? Ar condicionado do trabalho? Depois de pensar em coisas mirabolantes e já realmente sem paciência, resolvi olhar o óbvio: meu shampoo.

Óbvio?

Não quando você usa a mesma marca de shampoo faz tempo Para mim era impossível culpar a o shampoo ou o condicionador, que eram produtos inofensivos e já consolidados na minha rotina.

Porém, eis que após aquele esforço visual para enxergar as letras minúsculas na embalagem... lá estava ele: propilenoglicol com todas as letras.

Embalagem do shampoo com propilenoglicol na fórmula.  O propilenoglicol está na quinta linha de baixo para cima, do lado esquerdo. (Se ao vivo já é ruim de ler, na foto de celular fica pior ainda, desculpem a qualidade da imagem).

Fiz uma busca agora na internet e constatei que realmente a formulação mudou, ou existem ingredientes que variam de um lote para outro (como este monstrinho aí). Nas buscas de composição que achei na internet, não consta o propilenoglicol, e sim outros ingredientes. Aproveito para lançar novamente a minha crítica - os fabricantes deveriam ser obrigados a fornecer a composição de seus produtos na internet. 
Eu só achei a informação sobre esse shampoo em outros sites (de farmácias, por exemplo), e não no site oficial da Garnier.

Enfim, vocês não fazem idéia de como eu me xinguei após ler o rótulo do shampoo. Imaginem estar com isso desde setembro e a resposta estar bem debaixo do meu nariz (ou acima da minha cabeça, para ser mais literal).

Não sei se houve mudança na formulação ou se eu comprei um shampoo de um lote diferente da Fructis, mas concordo, o erro foi meu.

Bobeei, comi bola, comi barriga, comi mosca e todas as outras expressões que representam o fato de ter feito uma grande bobagem (e "comido" também muito antialérgico rs).

Lições aprendidas:
1-  Tem que ler o rótulo SEMPRE antes de comprar, mesmo quando você ja´ comprou o produto 58 vezes antes;
2- Com coceira na cabeça, desconfie primerio do que é mais óbvio, por mais que pareça impossível!

Hunf!!

45 comentários:

  1. Oi Fernada, tudo bem?
    Bom eu tenho alergia kathon cg e uso um xampu chamado eucerin recomendado pela minha dermatologista muito bom, não é muito em conta mas vale apena tentar. beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Adriana!
      obrigada pela dica, vou testar o Eucerin,
      um abraço e boas festas!

      Excluir
    2. Ola meninas....estou precisando de ajuda urgente! Todos os shampoos que uso me da muita coceira, e escamacao do couro e vermelidao ja usei mil e umas marcas mas nada feito o unico que deu certo eh o da linha profissional Redken mas eh carissimo 150 reais 300ml poxa ai nao da neh rs...nao sei o que faco pra conseguir encontrar algum shampoo alguma diga por favor me ajudem
      Um grande beijo

      Excluir
    3. Tente usar xampu de bebê, pra mim funciona

      Excluir
    4. temte os produtos da alergoshop. para mim funcionaram. outra solução é fazer seu próprio shampu. ir no centro , pça da sé, na rua das essências, comprar base para fazer shampu, e aí é só misturar uma medida de shampu para 4 medidas de água. boa sorte!

      Excluir
  2. Oi...meu nome é Carina. Tenho Dermatite Atópica, trato dela ha 5 anos mais ou menos, quase 6. Leio mto por aí de pessoas q tem crises q vao e volto. Nao sei se eh o seu caso, mas desde q os sintomas apareceram mais fortes a DA nunca sumiu, so esta melhor ou pior. Entao qdo eu digo q tenho crises eh sinal q piorou, mas qdo nao estou com "crise" eh sinal de que a doença ta ali, se manifestando da mesma forma com seus sintomas, porém de uma forma um pouco mais amena. Agora estou com brotoeja nas pernas, pes, gluteos e começo das costas, perto da axila e tbm com foliculite cronica no rosto, alem da DA....gostaria de te adicionar no msn p conversarmos sobre a doença...trocarmos idéias. Por favor, me add.... carollindinha001@hotmail.com . Estou pensnado em fazer um blog tbm p falar os meus casos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, tudo bem?
      Obrigada por escrever no blog! Eu não uso msn, mas vou te mandar um email no hotmail e aí conversamos ok?
      Realmente alergia na cabeça é chato demais!! Espero q encontre logo um shampoo!!
      Um abraço e feliz ano novo!

      Excluir
    2. Oi Carol, alergia é complicado, mas o que eu venho notando, que certos casos cronicos, não são devido a um produto específico. A pessoa deve fazer um estudo dela mesma, pois os médicos não fazem isso pois isso seria perder muito tempo com um unico paciente. Primeiro, existe casos que a pessoa é alergica a morango, mas existe casos que a pessoa só é alergica se comer morango com mamão. Neste ultimo caso eu chamo de alergia assossiativa ( isso é apenas teórico, mas pelos casos que venho vendo faz muito sentido ) testes de alergia não são feitos com associações de produtos. Então como proceder. Primeiro ira demandar tempo, pegue um caderno e comece a anotar tudo. desde o que voce come e o que voce usa.
      Nos primeiros três meses não comer:
      Carne de porco e derivados,(presunto, mortadela, salame,etc)
      Margarina Pois possui como conservante BHT que leva muito tempo para sair do organismo.
      Alergenicos como: Morango, Kiwi, mamão.
      Alho
      Cebola
      Condimentos: Mostarda, Ketchup, pimenta.
      diminuir o consumo de Carnes congeladas pois normalmente possuem antibiótico para ajudar na conservação.

      COMER BASTANTE: saladas (mas anote), legumes cozidos, ed frutas.

      Agora vem a parte importante: se hoje eu comi tomate e aumentou o sintoma, anote ele como não posso comer tomate.
      Se eu comi tomate e não aconteceu nada, mas no outro dia eu comi tomate com cebola e aumentou o sintoma, eu já sei que não é o tomate, vou comer só a cebola para verificar, aumentou, é a cebola, não aumentou, eu não posso comer tomate com cebola mas separado eu posso, fazendo isso, voce irá desentoxicando seu organismo e definindo o que pode comer para diminuir ou até eliminar completamente os sintomas, isso serve tambem para produtos quimicos, as vezes um desodorante ou perfume pode estar causando quando eu utilizo os dois assossiados. OBS.: Caso eu queira comer uma comida que contenha um daqueles alimentos que falei anteriormente, no outro dia é obrigatorio só comer legumes cozidos e frutas. Abraço.


      Excluir
    3. Esqueci de falar isso serve também para quem tem PSORÍASE.
      (Não esquecer que o fator estresse, procurar controlar com homeopatia).

      Excluir
    4. Talvez essa dica ajude em crises grandes de coceira e vermelhidão para dermatite de contato ou alergica, o leite de magnesia philips usado para estomago, pode ser passado na região, ele alivia a coceira e abaixa a inflamação.

      Excluir
    5. Talvez essa dica ajude em crises grandes de coceira e vermelhidão para dermatite de contato ou alergica, o leite de magnesia philips usado para estomago, pode ser passado na região, ele alivia a coceira e abaixa a inflamação.

      Excluir
  3. Eu to com alergia no couro cabeludo tbm. Apesar de ter DA no corpo todo, nunca me preocupei mto com shampoo. Ha meses q ele está coçando, partes da cabeça proxmo a testa machucada, descamando, caindo cabelo tbm. Ja troquei 3x de shampoo, inclusive para shampoos recomendados pelo dermato, mas nao resolveu. Estouy com uma mancha grande em toda a testa, da mesma forma q esta na cabeça, praticamente. Cuido durante o banho para que o shampoo nao escorra, mas nem sempre consigo. Nao tenho ctz se eh por causa dele que a testa esta assim, mas desconfio q seja, so q ainda nao achei nada q mude a situação.

    ResponderExcluir
  4. eu não posso usar os produtos da linha Fructis de jeito nenhum... fico igualzinha a vc! :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fructis é uma merda usei apenas uma vez assim que lançou para nunca mais .

      Excluir
  5. nossa fiquei em choque que esse shampoo tem ácido salicilico morro de alergia...usei ele 1 vez e me senti muito mal, tenho a maior alergia disso, não usem e reclamem o meu tá cheio ainda bem que eu vi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho receio aos produtos da Garnier. Desenvolvi dermatite de contato após usar um desodorante da Garnier, começou na axila e passou pro corpo todo. Resultado: minha vida nunca mais foi a mesma, tenho que usar tudo neutro agora...

      Excluir
  6. Eu não uso os produtos da Garnier porque após o banho meu corpo enche de urticária. Onde cai àgua com o produto, coça e fica vermelho. Produtos muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engraçado como cada pele tem uma reação diferente! Eu ainda uso os shampoos da Fructis

      Excluir
  7. olá,já usei varios tipos de shampool, e todos me deram alergia.O couro cabeludo fica todo enferidado,e leva alguns dias para melhorar.No começo só usava anti-caspa e parei completamente.Ainda não procurei um alergista,nem dermatologista.Será que é alguma substancia quimica da formula?
    No momento só estou usando sabonete,mas tenho muita caspa,o mesmo não me dá alergia.Peço ajuda com alguma dica ou soluçao.Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Giovani, o ideal é vc procurar ajuda médica mesmo e descobrir o que está te causando isso.... eu já tentei usar shampoos anticaspa mas todos me deram alergia!

      Excluir
    2. Eu tive isso. Comprei shampoos anticaspa caríssimos, mas o único que resolveu foi o shampoo medicamentoso Cetoconazol.

      Excluir
  8. Olá, me chamo Angela e tenho 2 filhos pequenos (5 e 7 anos). Nós usamos o shampoo Fructis e nós três ficamos com alergia... coça muito, e isso já faz mais de um mês. Estamos usando Cetoconazol (shampoo) e ainda assim não pássa. Qual é o melhor tratamento indicado? Ah, eu já tive também à Dove (shampoo e sabonete) e à Pantene. Qual é o ingrediente que preciso evitar?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela! Eu não sou médica... uso o Fructis pq é um dos shampoos que não contém as substâncias que me causam alergia... mas eu só soube isso após fazer o teste de contato. Vcs já fizeram esse teste? Converse com seu alergista sobre isso, pois os ingredientes que dão alergia variam de pessoa para pessoa.
      Espero que vcs fiquem bem, um abraço,

      Excluir
    2. Olá, lendo o depoimento de vcs sobre alergia no couro cabeludo, descamações e afins, acredito que a alergia não só é devida a algum ingrediente específico, como também uma reação ao efeito do lauril sulfato no couro cabeludo, que como é um detergente forte, retira toda a proteção do couro e provoca ainda mais alergia. O ideal seria procurar shampoos sem sulfatos, que com certeza irá melhorar esses sintomas (como os shampoos da Phytoervas ou até mesmo os shampoos orgânicos, que tratam o couro cabeludo com ingredientes naturais e sem químicas que provocam alergias).

      Excluir
  9. O único shampoo que não causa essa coceira em mim é o da Herbalife... linha herbal aloe. É livre de parabenos e sulfatos. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. PESSOAL, ATENÇÃO:
    Inicialmente devo dizer desenvolvi alergias a partir do AAS-Acido Acetil Salicilico. Voces nem imaginam pelo que já sofri ! A falta de conhecimento, informação, etc é criminosa, tanto das industrias quanto com relação aos profissionais de saúde , que não estão nem aí para nossos problemas. Tive que pesquisar e passar a conhecer muito sobre alergias... e, com a Graça de Deus fui captando sobre o assunto e hoje tento levar uma vida mais ou menos calma... e tudo, toda hora aprendendo mais. Não há garantia em produtos industrializados, pois a ganância dos fabricantes é monstruosa! um produto que voce está costumada a usar, de um dia pro outro te faz mal e voce fica sem entender nada! Precisamos estar atentos. A partir da alergia ao AAS, todos os corantes, conservantes artificiais são um VENENO! Com relação aos shampoo e condicionadores, acabei de sofrer com um condicionador da TRESEMMÉ que não foi fácil suportar meu corpo todo vermelho e as urticária generalizada... Não usem nada que contenha em sua composição (remédios e cosmésticos, etc) PARABENOS, ACIDO BENZOICO, SULFATOS, SULFITOS, CORANTES E CONSERVANTES ...

    ResponderExcluir
  11. Amiga tudo bom? Como você descobriu exatamente quais componentes te dão alergia? Tenho tido alergias a shampoos há anos e não consigo desvendar a causa exata para poder evita-la... Acabo fazendo rodízio de shampoos pra aliviar um pouco mas já está ficando chato.... Obrigada :)

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou com alergia tb e desconfio que seja o sulfato lauril. Mas não sei como descobrir.. Usei aussie e tive bolhas no rosto, coceira nos olhos, meu cabelo tb caiu mais. Será isso?

    ResponderExcluir
  13. Alguém aí já teve alergia ao Pantene ? Porque desde que tô usando meu couro cabeludo não para de coçar

    ResponderExcluir
  14. Ola meu nome é Adriana faço tratamento com Dermatologista e fui diagnosticada com DESIDOSE(da uma olhada na internet)seria interessante vc tambem procuar um profissional pra ver em qual patamar sua alergia se encaixa.Nas minhas pesquisas encontrei muitas onde tambem poderia me encaixar e as vezes shampoos,sabonetes entre outros acabam nao nos fazendo o bem que gostariamos e as vezes acabamos gastando mais do que o nescessario pois os produtos nao sao baratos....Opiniao de quem fez muito exames e ainda faz.

    ResponderExcluir
  15. Olá a todos, me chamo Gisele e tbm sofro com problemas de alergia no couro cabeludo e rosto. Quando uso xampu de adulto meu rosto fica vermelho, queima e depois descama, tem xampus que deixam meu couro cabeludo com feridas. Tbm sinto coceiras pelo corpo, mas sem nenhuma vermelhidão. Ainda não sei o que me causa alergia, os médicos que fui me diagnosticaram com Dermatite seborreica(não acredito que seja o caso). Tentei usar o xampu da Helcla Hipoalergênico Pro B5 e me deu mais reação que outros xampus não-hipoalergênicos. Enfim, minha dica é USAR XAMPUS DE BEBÊS, são acessíveis e não tive nenhuma reação alérgica a eles.

    ResponderExcluir
  16. Olá a todos estava tendo as alergias pesquisei e descobri esse blog então fui ler as composições dos meus champoos e realmente percebi q as cocheiras vinham dos q tinham propilenoglicol na composição q são os da linha fructis e elseve da loreal parei de usar qualquer um q tenha essa fórmula e imaginem estou ótima não tive mais nenhuma coceira ou alergia Obg por dividir as informações conosco. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi pessoal,
    Obrigada por compartilharem suas experiências.
    Descobri recentemente que usava um xampu com ácido salicílico, interrompi o uso e a vermelhidão da pele melhorou muito.
    Concordo com vocês: informação é essencial!As letras miúdas nos rótulos não ajudam. . .
    Abraços e força! Vamos vencer essa batalha :-D

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal,
    Obrigada por compartilharem suas experiências.
    Descobri recentemente que usava um xampu com ácido salicílico, interrompi o uso e a vermelhidão da pele melhorou muito.
    Concordo com vocês: informação é essencial!As letras miúdas nos rótulos não ajudam. . .
    Abraços e força! Vamos vencer essa batalha :-D

    ResponderExcluir
  19. Oi tenho alergia a tinta de cabelo, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  20. Oi tenho alergia a tinta de cabelo, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Acho chato os médicos dermatologistas fui numa consulta hoje voltei tão chateada faz tempo que estou com alergia nas mãos já tirei detergente sabão em etc depois a única coisa que uso são sabonetes de bebe da jhoson e shampoo de bebe e hidratantes de bebe aí ele me passou pomada e uma fórmula com vitaminas e disse pra eu voltar em janeiro não me pediu nenhum exame e disse que os que existiam não eram eficases falou pra eu ficar sem contato com o que me dava alergia como eu vou saber gente,,??? Estou muito nervosa com isso ,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente pessoas alérgicas sofrem esta realidade.Sabe por que ? Eles não compreendem os fatores apenas sabem receitar.Nao se preocupe e relaxe já, já vai obter seu auto conhecimento .Eu convivo com psoríase a mais de 18 anos os médicos nunca conseguiram me ajudar ,todas as receitas fazem efeitos reversos ,minha única solução é ficar atenta a tudo e hoje eu descobri que só posso viver de frutas legumes orgânico e água,nada de cosméticos e nada de produtos de limpeza apenas um ótimo hidratante para a pele e isso basta

      Excluir
  22. Boa noite meninas, pintei meu cabelo, com tinta vitaderme, e escovei pela manhã, agora a noite não estou aguentando de tanta coceira, mais na nunca, é um quadro alergico.

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal,comprei um shampoo novo da elvive resist x3 e comecei a ter muita comichão na cabeça,pescoço e orelhas. De inicio não me apercebi o porquê até que reparei que só podia ser do shampoo pois era a única coisa recente e nova que tinha exprimentado,pesquisei e aqui vi um ingrediente que pode causar alergia que se chama "propilenoglicol" nunca fui fiel a uma marca,até comprava sempre que surgia uma promoção nas agora vou estar atenta pois este produto continha o "propilenoglicol" e fez-me uma grande alegria. Parei de usar e para tratamento estou a usar uma lição com cortisona e um champô á base de minerais da vichy.

    ResponderExcluir
  24. Oiii alguém pode me ajudar por favor... Comecei a ter coceira( muita coceira) na cabeça a uns 2 a 5 dias não sei MT bem, mais acho que pode ser alergia ao shampoo anticaspa da minha mãe, nunca tive caspa na vida, mais fizemos obra aqui na minha casa e o único shampoo que tinha pra usar no dia era aquele usei durante 2 dias dps que começou a das as coceiras.. parei ontem pra ver se melhora não sei se e realmente o shampoo, piolho não tem cmo ser, só tem minha irmã as em casa de criança e ela n está.. e começou dps que eu usei o shampoo, só sinto coceira no couro cabeludo em mais nenhum lugar to com muita dúvida pq nunca vi ninguem ter alergia a esses shampoos

    ResponderExcluir