segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Teste de contato para alergias

Olá pessoal,

Tenho ficado preocupada com algumas dúvidas dos leitores do tipo:
-  "que substâncias devo evitar?";
-  "que ingredientes causam a alergia?";
-  "me indique um desodorante que não dê alergia" .... e outras parecidas.

A preocupação não vem pelas perguntas, eu  ADORO quando as pessoas usam o blog para trocar experiências, adoro quando posso ajudar dando algum "palpite" de quem já passou pela coisa. Digo "palpite" porque de fato é isso mesmo, eu não sou médica e a minha ajuda está só no campo do "pitaco" mesmo rs.

Enfim, a preocupação é que esse tipo de pergunta não tem resposta, a não ser que a pessoa saiba os ingredientes que dão alergia para a pele DA PESSOA ... e não para a MINHA pele! Eu tenho dermatite atópica e também tenho alergia a estas substâncias, ou seja, tenho "dermatite de contato". 

Existem milhares de substâncias que podem causar alergia e, para várias delas, os médicos criaram um exame chamado "teste de contato", que foi o que me salvou das alergias. 

Abaixo seguem alguns links com textos sobre o assunto e também um vídeo do Youtube que mostra a aplicação do teste. 


Porém, como esse é um blog de relatos pessoais, aí vai a minha experiência com o teste de contato:

Depois de meses de desespero, finalmente encontrei uma alergista boa, que me recomendou fazer esse teste, após ter percebido que a minha alergia não era apenas fruto da dermatite atópica. 
Tive que esperar algumas semanas para conseguir fazer o teste, pois precisava que as costas estivessem livres de alergia para aplicar os produtos (imaginem a situação em que me encontrava ....).

O teste funciona da seguinte maneira: a médica coloca 40 produtos em pequenas "bandejas" de metal, de mais ou menos 1 cm de diâmetro. Cada bandeja corresponde a um produto que está sendo testado.
As mini-bandejas são coladas em um esparadrapo tipo "microporo", numeradas como na foto abaixo, para que o médico saiba onde está cada produto.

Imagem Google - O meu teste foi idêntico a este.
O teste durou uma semana (segunda a sexta) para mim. Na segunda feira a médica colou os esparadrapos com as bandejas. Na quarta feira voltei para retirar os esparadrapos, e a médica anotou os pontos que tinham "reagido". Na sexta feira voltei para avaliação final.

Durante todo o período, a área não pode ser molhada (isso significa malabarismos para tomar banho e nem pensar em lavar o cabelo...).

 É necessário retirar o esparadrapo durante a semana, pois algumas alergias só se manifestam na presença de luz. Na quarta feira, a médica observou duas substâncias reagentes - na sexta feira (com a "fotossensibilização") apareceram mais duas. 

Ok, esse tipo de informação sobre o teste você encontra em vários sites ... agora o que ninguém vai te contar é: 

1) Você vai sobreviver ao teste;
2) Você vai achar que não vai, caso tenha mesmo a dermatite de contato.

É o seguinte, o teste é bastante incômodo pois ele acentua as alergias de outras lesões que porventura você tenha no momento... além de dar vontade de arrancar a pele fora nos locais que estão reagindo. Imagine que você estará em contato com a substância pura - o grande vilão - durante CINCO dias, sem poder lavar ou coçar o local!

Para vocês terem uma idéia, no ponto onde foi feito o teste com formol (minha pior alergia), minha pele formou uma bolha enorme... que deixou uma pequena cicatriz até hoje (quase 4 anos depois).

Apesar do relato um pouco dramático, eu recomendo o teste a todos que tiverem a oportunidade e recomendação de fazê-lo, pois é o que vai ajudar a responder às tais perguntas do "que ingredientes evitar" !

Conforme minha alergista disse, temos que ficar felizes quando o teste detecta a alergia... pois afora as 40 que são testadas, existem milhares de substâncias para as quais não existe teste... e aí é muito difícil identificar o agente!

O post ficou enorme, mas ta aí a minha experiência... se alguém já fez o teste e quiser compartilhar (de repente alguma descrição menos assustadora), fique à vontade!

(Tudo isso também para esclarecer que se eu não ajudar na resposta a "o que você deve evitar", é porque não é óbvio mesmo!)





16 comentários:

  1. Muito interessante, mas qual seria o nome do teste ?

    Estou perguntando pois há mais 15 anos luto contra o que parece ser acne. Nenhum dermatologista consegue me curar e não dá para tomar isotretinoina pelo resto da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sofro com alergias e nenhum médico quer que eu faça o teste alérgico não entendo porque. A última dermatologista que fui, mandou manipular um creme com MODUKINE, uma substância milagrosa, curou o que diziam ser ACNE. Pasdoua coceira, vermelhidão, inflamação, secou tudo!!!

      Excluir
  2. Se chama patch test e tem também o prick test, pra alimentação e respiratório. Mas chama teste de contato mesmo.. Os alergistas todos conhecem.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu nome é Amanda e sofro de alergia há muitos anos, mas recentemente as crises pioraram e acontecem quase que semanalmente. Minhas palbebras incham e em casos mais graves a pele do meu rosto fica vermelha e áspera. Já fui a muitos médicos mas nenhum conseguiu me ajudar... Por favor, você teria um bom médico para me indicar? Eu moro em São Paulo - SP. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Amanda... eu moro em Brasília, não conheço nenhum especialista em São Paulo, infelizmente :(

      Excluir
  4. Oi, Fernanda! Meu nome é Ana Paula e sou leitora do blog já a algum tempo. Fiz o teste na semana passada e finalmente descobri a minha alergia. Parabéns pelo blog, ajuda muito pela troca de experiências!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiz o teste no começo do ano passado e fiquei apenas 2 dias com as substâncias. Minhas costas coçavam tanto que saía me rolando na parede. Cheguei a pensar que tinha alergia a tudo! O meu problema é que eu tive alergia ao próprio adesivo! Alergia a substâncias como o Cloreto de Cobalto, Sulfato de Níquel, MBT MIX e PPD MIX e alguma outra substância que esqueci o nome. HAHA. Enfim... Depois do exame fiquei tão sensibilizada que meus olhos viviam inchados, até descobrir que comecei a rejeitar meus óculos.
    Poxa vida, alergia enche o saco! ;/

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, criei um grupo no face para os que sofrem de dermatite de contato poderem se reunir e trocar informações! Vc está convidada a participar:

    https://www.facebook.com/groups/356821464479687/

    E se puder divulgar para seus leitores, para que possamos crescer. Quanto mais gente, mais informação! Quem sabe até dermatologistas e alergistas não participem para nos ajudar rs

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,ñ conseguir achar esse face,gostaria de seguir.Meu face é andreas-liu@hotmail.com.

      Excluir
  7. Nossa gente, bom saber que não sou a única, fiz o teste terça feira e hoje peguei o resultado, kathon CG, sulfato de níquel e timerosol são os abençoados que me causam a dermatite de contato e os comuns ácaro e poeira atacam a rinite. passei anos tentando descobrir o que realmente tinha até que finalmente fiz esse teste, agora é procurar orientação pra seguir em frente! Fernanda parabéns pelo blog estou amando tudo e muuuuito interesada no cosméticos para usar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda,
    bom conhecer outras experiências, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Também sou de Brasília e estou sofrendo com uma crise alérgica há 2 meses. Você pode me passar o contato da sua alergista? Obrigada, Amanda

    ResponderExcluir
  10. Consigo comprar este teste? Achei muito caro o preço oferecido pela clínica que o recomendou. Meu filho de 4 anos tem muitas dermatites, como é criança se coça muito e acaba se ferindo. Att Elaine

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ter o resultado deste teste e estou assustada com a infinidade de substancias às quais tenho alergia - se for pra eliminar tudo, terei que viver dentro de uma bolha. Estou meio perdida e sem saber como vou eliminar o contato com substâncias tao presentes no nosso dia a dia. Se alguem tiver relato de como foia vida pós teste, me conte, por favor?

    ResponderExcluir
  12. Eu diz esse teste em 2010 e em 2014, ontem repeti todos, porém a alergista pediu uma coleta de sangue e solicitou 16 tipos de alergenos. infinitamente mais cômodo!

    ResponderExcluir