domingo, 7 de outubro de 2012

Alergia na pálpebra

No início dessa semana tive alergia nas pálpebras. Apareceram primeiro umas bolinhas, depois foi inchando e coçando.
 Quando acordei no dia seguinte estava bem inchado, mesmo tendo tomado antialérgico. Essa semana, aliás, já tive que tomar três dias, hunf!
Pálpebra inchada. (Foto tirada à noite, de manhã estava bem pior)

Lógico que os primeiros suspeitos são os produtos que passamos diretamente no local, como a maquiagem, hidratante, sabonete e filtro solar.

No entanto, havia lido em algum lugar que alergia nas pálpebras é um sintoma de alergia a ESMALTE. Ou seja, de um produto que passamos na mão, e não diretamente no olho. O que faz bastante sentido, afinal sempre acabamos passando as mãos nos olhos em algum momento do dia, e por ser um local sensível, pode ser afetado mais facilmente.

O problema é que isso aumenta consideravelmente o número de produtos suspeitos.

Desconfiei de um esmalte "ultra brilho" que eu estava usando. Lembro que já havia tido alergia no rosto outra vez e estava com esse mesmo esmalte. Tirei na hora.

Hoje, após quase uma semana, já voltou tudo ao normal. Não posso afirmar com certeza que foi o esmalte, mas por via das dúvidas vou ficar sem usar o ultra brilho por um bom tempo.

Lição aprendida: não vamos condenar a maquiagem e o filtro solar logo de primeira!

44 comentários:

  1. Tenho alergia a esmalte ha anos, e uso Colorama, que nao contem Tolueno e Formaldeido. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, eu também uso Colorama, mas esse ultra brilho não deu certo mesmo.... Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Fernanda, eu tbm tenho alergia a um componente de esmaltes... os da Colorama sao realmente "hipoalergenicos" porem só os esmaltes...a linha de tratamento/acabamento não é!!! Eu agora só uso tudo da Revlon (base/esmalte/brilho) e tem sido ótimo!
    Boa sorte!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aprendi na marra Juliana! Revlon nunca testei, vou experimentar. Confesso que ando bem preguiçosa para fazer as unhas.... ando só com base há semanas rss

      Obrigada pela dica!

      Excluir
  3. Oi Fernanda , lendo seu blog,parece que estou falando de mim, especialmente na parte de alergia na pálpebra, eu no caso fico toda inchada ,fica pior ainda quando faço as minhas unhas e pinto de vermelho, ai pronto, na ultima vez que fiz as unhas no salão fiquei com os dois olhos fechados, inchados e embaçados... ja procurei varios médicos e nenhum me sugeriu os testes , mas vou marcar consulta essa semana e pedir esse teste. Seu blog esta me ajudando muito, Gesiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gesiane,
      espero que tenha dado certo sua consulta!
      Eu também adoro unhas vermelhas...

      Um abraço!

      Excluir
    2. Me chamo Lais... E tive o mesmo problema...tinha o mal hábito de pintar as unhas diariamente.. Ate que usando uma especifica marca começou a sair essas bolinhas nas palbebras...fiz o teste...parei e voltei...para confirmar se este seria mesmo no causador...e toda vez q eu passava a bolinha aparecida...agora lendo este post...passei ultra brilho..e a Bolonha voltou a aparecer...preciso ir ao derma...para ter certeza..mais acredito que sim...o esmalte seja o causador deste incômodo

      Excluir
  4. A minha DA concentra-se na pálpebra... e fica exatamente como na imagem acima... =S ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Erika! depois que resolvi o problema do esmalte não tive mais! ufa! (menos uma rss)

      Abraços,

      Excluir
  5. também estou com a mesma coisa,mas é em um olho só :S

    ResponderExcluir
  6. muito interessante isto, porque agora fechou com a minha historia. Amanheci ontem com uma alergia na palpebra esquerda. Que piorou hoje.E só agora ao ler este comentario que me dei conta que domingo eu havia feito as unhas antes de dormir! vou cuidar agora com os esmaltes, mas ainda preciso ver o que tomar para melhorar a alergia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Paula!
      o mais difícil vc já fez, que é identificar a causa!

      um abraço,

      Excluir
  7. as minhas pálpebras ficam assim tbm... ainda nao tenho certeza se é o esmalte mesmo... fiquei mês sem esmalte e continuou estranho... não coça quase, mas incha bastante e a pele fica toda estranha descamando um pouco... a médica estranha pq não coça... triste, há anos tento descobrir o que é e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Michelle,
      talvez seja algum outro produto que vc usa nas mãos ou talvez maquiagem...
      Já fez os testes de alergia, foi o que me salvou!
      um abraço,

      Excluir
  8. também estou com alergia em um dos meus olhos, nunca prestei atenção nos esmaltes, mas vou observar isso agora... bjos

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, apresentei o mesmo problema, mas ocasionado simplesmente pelo frio. Apenas minha pálpebra direita incha, coça, fica cheia de "bolinhas" sempre que o tempo fica frio por uns dias seguidos. Já me acostumei, uso Bepantol derma para hidrá-la, o que minimiza por demais o tempo dos sintomas. Um clínico geral que me indicou e deu certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, obrigada por deixar seu comentário, talvez outras pessoas também sejam sensíveis ao frio!

      Um abraço,

      Excluir
  10. Eu tenho alergia a esmalte faz tempo, só passo 'Colorama'.. Mas na quarta-feira acordei com o olhos inchados, sem ter usado esmalte. Agora não estou conseguindo identificar o que causou essa alergia :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm!!! O medico me disse que é do esmalte mas...te mais alguma coisa!!! Nao estou usando esmaltes mais :( pois nem o da COLORAMA resolve. E continuo inchando a palpebra esquerda!! Uuuffff triste com isso.

      Excluir
  11. éH!, COMO POSSO DIZER, MUITO ESTRANHO,POIS ESTE TIPO DE ALERGIA ACONTECE EM MINHAS PÁLPEBRAS E TEM MESES Q NÃO PINTO AS UNHAS. NO DOMINGO DOS PAIS , FIZ USO DE SOMBRA E NA SEGUNDA FEIRA ACORDEI COM A ALERGIA,PENSEI Q FOSSE DA SOMBRA, MAS DIANTE DE TANTAS HIPÓTESES, SÓ MESMO UM DERMATOLOGISTA É QUEM VAI ME AJUDAR A IDENTIFICAR O Q ME FAZ PASSAR POR ISSO.ESTOU MUITO CHATEADA,POIS OS OLHOS FICAM MUITO FEIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nem sempre a alergia na pálpebra pode ser reação do esmalte!!! Para mim foi, mas pode ser um monte de outras coisas também... não se prenda a essa hipótese.
      Espero que consiga descobrir logo a causa, alergia nos olhos é bem incômodo mesmo
      Um abraço,

      Excluir
  12. Tenho essa mesma alergia com o esmalte da Colorama que eu mais amo, o Garota Verão que é um tom de vermelho aberto, já usei um tom semelhante da Risque e não me deu nenhuma reação....

    ResponderExcluir
  13. estou com essa alergia, devo parar de usar make?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, é difícil eu dar uma opinião assim.. .ainda mais pq não sou médica.
      Minha opinião leiga seria? Quando vc passa maquiagem, piora? Se piorar, melhor não passar...

      Abraços,

      Excluir
  14. Muito legal o blog, tambem tenho alergia nas palpebra, a minha incha e escama. No começo tambem achei que era por causa de cosmeticos, mas a minha é de polem de flor, entao a primavera é um pouco chata. mas uso uma pomadinha q meu dermatologista recomenda e melhora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renatta, obrigada pelo comentário! Que bom que vc conseguiu um bom dermatologista!

      Excluir
  15. Estou com a pálpebra inferior inchada desde o natal. Não estou usando esmalte a tempos, e não consigo descobrir o que está causando! Me ajudem com sugestões por favor! Estou tomando antialérgicos e não está resolvendo cada dia pior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Lidia! o melhor mesmo é procurar um médico para te examinar...É perigoso vc testar pomadas perto do olho.

      Enquanto isso, eu prestaria atenção na alimentação e evitaria todo tipo de cosméticos, produtos de limpeza e poeira!

      Se não está passando com antialérgicos, provavelmente é alguma coisa com que vc tem contato, ou então algum problema oftalmológico (pode ser tersol??).

      Melhoras!!!
      um abraço,

      Excluir
  16. Meus olhos também ficam assim quando uso esmalte e maquiagem (a maioria das marcas).
    Foi muito difícil descobrir a causa, pois os sintomas nem sempre começam no dia. Alergias podem começar a "pipocar" até 48 horas após o contato! Fiz testes e hoje não uso mais esmaltes. Só em casamentos! Rs. E no dia seguinte já tiro.

    Bem legal esse blog, me identifiquei bastante com vários posts!
    Obrigada por compartilhar e parabéns , vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  17. Gente!!!Urgente!!!Tambem estou desse jeito;olhos inchados,coçando muito,ardendo e queimando depois que coço...e tbem prcebi que é depois que faço as uunhas.Agora é me tratar,nesse momento os meus olhos estao daquele jeito...horrivel....Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma alergia, parei de usar maquiagens, cremes, troquei o shampoo e nada adiantou, porém tenho uma mania terrível de passar esmaltes nas unhas. Costumo trocar 1 vez por semana, e faz sentido pq na semana passada não usei esmalte e a alergia sessou, vim procurar uma dica e achei este blog pq está atacada e meus olhos estão horríveis, pensei em tudo menos no esmalte, corri e tirei o esmalte. Vamos ver se melhora!!! Estou confiante, obrigada pela dica. :*

      Excluir
    2. Preciso tanto de ajuda , não tenho mais q fazer ,dermatite começou nas pontas dos dedos ,sangrava muito , isso ja se faz uns cinco anos , agora está nas palpebras !como essa foto acima , ja fui dermatologista alergologista e nada sempre do mesmo jeito ....ok fazer ?ficarei muito grata se alguem puder me ajudar desde ja muito obrigada !!!!

      Excluir
  18. tbm estou com um dos olhos muito inchado, na primeira hipótese pensei em conjuntivite, mas agora lendo as mensagens aqui , estou acreditando q seja realmente o esmalte com brilho da risque pois fiz minha unha no domingo e desde então comecei a sentir algo estranho até chegar em um inchaço e com bolinhas na pálpebra perto da sobrancelha e acima do nariz estou muito ruim não pude nem ir pro tb estou usando colírio mas não tive nem uma melhora vou tirar o esmalte e parar de usar pois não quero q se repita .

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? Bom no meu caso eu já descobri que não é esmalte. É realmente da maquiagem ou qualquer outro produto que passo na pálpebra. Fiz o teste, troquei todas as maquiagens, comprei todas novas, troquei a marca da cola de cílios e os cílios também, mesma coisa. Quando uso qualquer coisa, coça, arde e fere. Depois descama. E se eu pato de usar meu olho fica normal. O ruim é que preciso maquiar sempre pois meu trabalho exige que eu esteja maquiada. Acho que minha solução é ir no medico mesmo. Seria oftalmo ou dermatologista, vc sabe? Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bem? Bom no meu caso eu já descobri que não é esmalte. É realmente da maquiagem ou qualquer outro produto que passo na pálpebra. Fiz o teste, troquei todas as maquiagens, comprei todas novas, troquei a marca da cola de cílios e os cílios também, mesma coisa. Quando uso qualquer coisa, coça, arde e fere. Depois descama. E se eu pato de usar meu olho fica normal. O ruim é que preciso maquiar sempre pois meu trabalho exige que eu esteja maquiada. Acho que minha solução é ir no medico mesmo. Seria oftalmo ou dermatologista, vc sabe? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. olá! Há 1 ano estou às voltas p saber a que sou alérgica. No meu caso, as reações são somente no rosto. No teste de alergia apareceu reação ao kathon cg. Elimiei os produtos que contém essa substância e li todas as dicas de seu blog. Obrigada por compartilhar sua experiência.
    Tenho duas dúvidas nessa etapa do meu tratamento. Se puder me esclarecer, eu agradeço.
    1) Mesmo após eliminar os produtos c kathon cg, as manchas na pele demoram alguns dias para sumir?
    2) preciso lavar todas minhas roupas e lençois e toalhas com sabão em pó ou produtos sem o kathon cg? Ou seja, mesmo lavando as roupas com luvas, o fato de usar as roupas que foram lavadas c produtos que contêm essa substância vai irritar minha pele?
    Agradeço muito.
    Luciane

    ResponderExcluir
  22. Tenho alergia a esmaltes há anos (uns 10) e desde então uso só os da Revlon! São ótimos... Acontece que essa semana, depois de anos, me apareceu a alergia de novo... To desconfiada do lápis de olho do Boticário... Ou do demaquilante de amêndoas da Nívea... Vou esperar passar e usar de novo eles separadamente para descobrir!!! Mas que dá uma agonia e coceira, isso dá!!

    ResponderExcluir
  23. Já não sei o que passar não uso esmalte a anos ,meus olhos sempre tão meio inchados e escamando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico assim mas nao eh do esmate ,eh do uso de perfume na pele,minha palpebra incha bastante

      Excluir
  24. Já não sei o que passar não uso esmalte a anos ,meus olhos sempre tão meio inchados e escamando.

    ResponderExcluir
  25. Estou com alergia no nariz e pálpebra,quando uso creme de rosto e creme de depilar

    ResponderExcluir
  26. Meus olhos estão assim, mas não usei esmalte , ontem usei vitamina C em creme nas pálpebras, acredito que tenha sido isso.

    ResponderExcluir