sábado, 21 de fevereiro de 2015

Relação entre alergia, depressão e ansiedade.

Olá queridos leitores,

Vi um artigo interessante relacionando depressão e alergias, e resolvi me aprofundar um pouco mais no assunto, buscando outras referências.

Para quem quiser estudar o tema, abaixo trago os links dos artigos e resumos. No final da postagem, vou tentar explicar onde eu quero chegar com isso!

Esse foi o único interessante em português que eu encontrei. Ele aborda as interações entre alergias e questões psicológicas/psiquiátricas. Alguns trechos:  "A predominância psiquiátrica nas alergias fica por conta das manifestações de depressão e de ansiedade." , "a ansiedade encontrada nos alérgicos é, predominantemente, uma disposição de personalidade (traço de personalidade) e, de acordo com esse aspecto, não se pode considerar como uma resposta ansiosa à situação alérgica. Desta forma, tem se corroboradodo cada vez mais, a estreita relação entre alergia e manifestações diversas da ansiedade."

Nessa artigo aqui, conclui-se que há uma associação entre depressão e alergia, especialmente nas mulheres (que dúvida que seria nas mulheres né? rs). 

A relação entre alergia atópica e depressão, especialmente nas mulheres, também é comprovada por esse estudo aqui. "Os resultados indicam que mulheres sofrendo com doenças atópicas podem possuir risco elevado de desenvolver depressão mesmo no início da idade adulta. Nos homens, a associação entre essas duas desordens é evidente apenas entre os casos mais severos de depressão".

Esse outro afirma que "estudos empíricos sugerem uma alta prevalência de desordens atópicas em pessoas com depressão" (um jeito polido de dizer que ... quem já está lascado, tende a ficar ainda mais...) 

Já esse artigo aqui, que estudou a alergia a pólen, concluiu que há uma relação entre as alterações de humor e as alterações alérgicas. (poderiam ter perguntado isso a qualquer alérgico e poupado anos de pesquisa rss). 

Depressão, ansiedade e alergia. Foto daqui.

Sim, e onde eu quero chegar?

Quero chegar, novamente, na questão sistêmica da alergia. Ou seja, nosso corpo não é óbvio, nossa cabeça muito menos. Tudo está conectado, influenciando e sendo influenciado por outros fatores.

Que tal então investigar questões psicológicas ou psiquiátricas que podem estar interagindo com a sua alergia? 
Eu não acredito em causas PURAMENTE psicológicas, conforme desabafo feito aqui, mas acredito totalmente na cura por "vários lados" (alimentar, psicológica, ambiental, química e por aí vai....). 

E vocês, o que acham dessa interação?

Ah, e já que essa é a primeira postagem do ano (no meio de fevereiro, que vergonha...), vamos repetir o mantra do ano novo! Menos alergia, Mais alegria!  Feliz 2015! 
Menos alergia, mais alegria SEMPRE!



30 comentários:

  1. Oi Fernanda! Se der, tenta criar uma fan page no Facebook! Gostei muito do seu blog e dos seus posts. Só é um pouco difícil de acompanhar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, boa noite. Gostaria muito que me passasse seu email para que eu pudesse tirar algumas duvidas sobre a dermatite atopica. Comecei com uma coceira há um mês e nenhum médico consegue diagnosticar. Espero seu contato. Larissa.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fernanda. Seu blog esta me ajudando muito. Descobri no dia 09/04/15 que sou alérgia ao KATHON CG o que me deixou muito triste. Pois tive q separar uma caixa de produtos q n serão mais usados. Mas n podemos ficar tristes como vc mesma postou. Agora estou tentando encontrar o sabão em pó. Obrigada e não demore muito para postar, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?? Amei o seu blog com tantas informações, das quais, eu preciso. Descobri esta semana que minha filha de 6 anos tbm é alérgica ao Kathon CG. E tbm estou a procura de produtos que ela possa usar. Neste momento estou lendo todos os rótulos dos produtos que tenho em casa e que ela ainda está usando. Ainda estou em dúvidas quanto ao sabão em pó tbm, como a colega acima citou. Tenho pesquisado muito na internet sobre o assunto, mas confesso que aqui no seu blog foi onde me senti mais bem informada sobre o assunto e achei o que eu precisava. Muito obrigada pelas informações e ajuda dada às muitas pessoas que precisam deste conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda querida continue publicano suas descobertas sobre a DA pois muitos sofrem sem saber que tem, compartilhei sua seu blog para um grupo dermatite atopica do face bjuss

    ResponderExcluir
  6. No meu caso seria mais alegrias e menos alergias, por que minha alergia apareceu nos dias de estres

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Fernanda, hoje seu blog e já me inscrevi. Alem de alergica ao Katon CG sou tb ao Resorcinol. Alguma dica sobre este? Grata Marise Sardenberg

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Fernanda,
    Parabéns pela iniciativa de criar este blog e compartilhar suas experiências.
    Estou muito triste com a pele toda descamada, uma coceira insuportável, e com vergonha de ter que explicar para todos que não é contagioso!
    Fiz o exame este mês e depois de muito tempo, onde só recebia o diagnóstico de stress, agora descobri que sou alérgica ao Kathon CG, níquel e Timerosal.
    A Dr.a simplesmente informou que sou alérgica a essas substâncias e pediu para não usar shampoo, condicionador, esmalte! Como assim??? O que vou usar??? Nada que contém estás substâncias!!!
    Enfim às informações que foram favoráveis e que fiquei um pouco mais tranquila foi no seu blog.
    Obrigada à todos pela contribuição.
    Shirley (São Paulo)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que esta postagem está diferente da que você postou falando que não tem nada de emocional.
    A dermatite atópica é uma doença psicossomática sim, o que o nosso psicológico não consegue resolver a pele grita. O que é doloroso em nosso inconsciente fazemos uma descarga psíquica. Algumas pessoas somatizam de outra forma, alguns tem enxaquecas incuráveis, outros queda de cabelo e por aí vai O problema que algumas pessoas tem de aceitar isso é pq não conseguem ver todo esse abalado emocional. Mas é claro, se fosse claro o motivo de ansiedade, ou seja, consciente, se fosse claro e nítido o motivo da angústia não viraria sintoma. Só "desabafamos" no corpo aquilo que a alma não consegue gritar.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Fernanda,
    Trabalho na Soffie Biocosméticos e estamos desenvolvendo um desodorante hipoalergênico e sem perfume, gostaria de saber como entrar em contato com você, estamos montando um painel de avaliação e sua colaboração nos ajudará muito.
    meu e-mail: contato@soffie.com.br

    ResponderExcluir
  12. olá!
    meu nome é nicole e eu tenho 10 anos de idade, eu nasci com asma, rinite, bronquite e alergias porque meu pai tem (sabe quando a criança puxa de algum parente) e eu tenho muitas alergias mesmo, nao da nem para falar todas, eu sou alergica a quase tudo. na escola eu fico espirrando o dia todo por causa do papel e do lapis (sorte que a lousa da escola nao é para escrever com giz). uma das minhas alergias são intolerancia ao gluten, por isso acho que além de dermatite atópica tenho tambem dermatite herpetiforme (dermatite que causa por causa da intolerancia ao gluten). eu tenho dermatite nas dobras, cantos da boca e do nariz, nas nádegas, e na coxa. tenho umas pequenas lesões que estão se formando nas pernas e perto do quadril e ficam se aumentando. espero que suas alergias melhorem!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicole,
      minha filha está passando por esse problema. Poderíamos fazer contato e-mail? creuza.l@hotmail.com
      Abraços
      Creuza

      Excluir
    2. olá creuza
      poderiamos falar pelo facebok?
      (eu tinha publicado outro comentario aqui só que eu tinha publicado sem o meu perfil e só nicole ta)
      abraços

      Excluir
    3. Estou usando creme com uma substância milagrosa MODUKINE, acaba com a coceira, lesões e vermelhidão, indicado pela dermatologista, mandei manipular. É indicado para dermatite atopica, psoríase, etc. Substitui os corticóides.

      Excluir
    4. Estou usando creme com uma substância milagrosa MODUKINE, acaba com a coceira, lesões e vermelhidão, indicado pela dermatologista, mandei manipular. É indicado para dermatite atopica, psoríase, etc. Substitui os corticóides.

      Excluir
  13. Gostei bastante do blog

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda, sou de brasilia. Encontrei seu blog pesquisando alergia a sabao em pó. Estou vom um eczema terrivel, ta dificil achar a causa. Voce poderia indicar um bom alergologista em brasilia? Grato.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite a todos,
    Venho dar a minha contribuição expondo opinião com fatos reais que fiz parte em minha jornada. Fiz estudos ao longo de 22 anos, pesquisando a substituição de produtos; (matérias primas) derivadas de petróleo como o linear alquil benzeno sulfonato de sódio que está presente em todos produtos para limpeza do mercado atual por substâncias oriundas de produtos naturais, vegetais e animais. Como as derivadas do coco babaçu, chegando a resultados surpreendentes, não só na área de meio ambiente e fontes renováveis que era o foco principal. Só que os resultados têm sido surpreendentes, até além das expectativas. Os produtos fabricados com estas matérias primas dispõem a humanidade principalmente na parte dermatológica benefícios incalculáveis. O segredo: Em discursão com colegas do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí concluímos que no óleo de babaçu contém uma suposta substância indetectável, mas comprovada por seus efeitos, e, deverá ser real em breve com o estudo da nanométrica partículas. São carga de partículas de energia antiestética que se depositam onde quer que use o produto fabricado com os derivados do babaçu. Tal energia forma uma camada protetora impedindo, no caso da derme, a agressão dos metais e demais substâncias químicas contidas nas reações dos detergentes, sabões e sabonetes fabricados com eles.
    Já desenvolvi com processo artesanal o SABÃO VEGETAL líquido lava roupa e o DETERGENTE LAVA LOUÇA; Este além de não provocar alergias, desengordura muito bem e ao arear os alumínios, inox e utensílios se comprova o brilho destas partículas antiestáticas; no caso do alumínio até repele a água. Fato que acontece na derme evitando o ressecamento mantendo a hidratação elevada contribuindo para cicatrizações potentes em casos de irritações ou ferimentos; o que não acontece com os convencionais onde geralmente provocam coceiras irritações e aspereza na pele. Já forneço para alguns clientes que tem problemas de alergia com o uso elas desapareceram e quando eles voltam a usar os convencionais elas também voltam. Deixo claro que não posso indicar nenhum deles para tratamento. O tratamento é parte da ciência médica. Qualquer contato o E-mail é: carlos.sauber@hotmail.com
    Grato: Carlos Freitas.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Por favor, me fala como anda a tua alergia. Acabei de descobrir este blog e gostaria de saber mais. Tbm tenho alergia a Kathon CG, fragrância - mix etc. Estou achando bastante informaçao em sites estrangeiros e quase nada em sites brasileiros. Obrigada. fernandareali@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. olá!
    meu nome é nicole e eu tenho 10 anos de idade, eu nasci com asma, rinite, bronquite e alergias porque meu pai tem (sabe quando a criança puxa de algum parente) e eu tenho muitas alergias mesmo, nao da nem para falar todas, eu sou alergica a quase tudo. na escola eu fico espirrando o dia todo por causa do papel e do lapis (sorte que a lousa da escola nao é para escrever com giz). uma das minhas alergias são intolerancia ao gluten, por isso acho que além de dermatite atópica tenho tambem dermatite herpetiforme (dermatite que causa por causa da intolerancia ao gluten). eu tenho dermatite nas dobras, cantos da boca e do nariz, nas nádegas, e na coxa. tenho umas pequenas lesões que estão se formando nas pernas e perto do quadril e ficam se aumentando. espero que suas alergias melhorem!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ah outra coisa uso na minha filha óleo de Coco além de não ardem melhoram o ressecamento da pele. O Cetaphil restauraderm só uso quando a pele não está tão irritada.

    ResponderExcluir
  19. Ah outra coisa uso na minha filha óleo de Coco além de não ardem melhoram o ressecamento da pele. O Cetaphil restauraderm só uso quando a pele não está tão irritada.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Estou em fase de diagnóstico da doença e estou muito mal. Coceira que não para a mais de um mes e não sei direito o quw devo evitar. Ainda estou perdida. Caso tenha sugestões para está esta fase inicial por favor me fale. Estou muito irritada com isso.

    ResponderExcluir
  21. Oie 1 ano sofrendo c alergias o meu teste deu sulfato de niquel.tirei o principal bijuterias, mais nunca desaparece muitas dúvidas de como encontrar na composição dos produtos de beleza.alguem saberia me dizer se vem como sulfato de niquel?? Em hidratantes shampoos etc.

    ResponderExcluir