sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Grupo do Facebook sobre Dermatite de Contato

Caros leitores,

a pedido da leitora Larissa, estou divulgando o grupo que ela criou no Facebook para discutir sobre dermatite de contato. Quem se interessar, passa lá!

O endereço é:  https://www.facebook.com/groups/dermatiteeutenho/

Obrigada Larissa, acho que temos que divulgar sempre as nossas redes de contato para trocar experiências.

sábado, 13 de dezembro de 2014

A química das substâncias

Opa! Quem é vivo sempre aparece! Desculpem a longa ausência, vou escrever essa postagem e já já vou responder aos comentários.

Tentando entender os ingredientes nas embalagens dos produtos, perguntei para uma amiga minha super especialista (pós-doutora em farmácia) o que significavam os "números" e "hifens" no meio de algumas substâncias. 

Por exemplo: Esse monstro aqui  "5-Chloro-2-methyl-4-isothiazolin-3-one" seria a mesma coisa que "Metilcloroisotiazolinona"? (para quem ainda não é familiar, esse é o nome real do famoso Kathon CG).

A resposta: "Essas variações de nomes com números ou letras gregas indicam apenas as posições de determinados átomos na molécula (ex: o cloro ligado ao carbono 5), ou a presença de insaturações (ex: no carbono alfa). Tem gente que escreve os nomes sem indicar as posições dos grupos químicos, mas é a mesma coisa. E tem gente que separa os nomes dos diferentes grupos químicos com hífen." 

Essa é uma das moléculas do Kathon CG

Ou seja, enquanto não houver uma padronização dos nomes, vamos nos virando nas letras e nos números... na dúvida, melhor achar que é a mesma coisa e não comprar!

A minha amiga também me lembrou das MSDS (Material Safety Data Sheets), que são as fichas com informações de segurança sobre os produtos químicos. Todo produto químico tem uma, que é produzida pelo fabricante e contém informações bastante completas sobre os perigos e efeitos da substância.


No Brasil, as fichas são chamadas de "FISPQ" ("Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico" e são normalizadas pela ABNT)

É claro que as fichas se aplicam aos produtos puros, e não em baixas concentrações como são usados em cosméticos. No entanto, a ficha ajuda a esclarecer algumas "lendas" sobre o produto A ou B ser cancerígeno  ou não e etc.