segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Teste de contato para alergias

Olá pessoal,

Tenho ficado preocupada com algumas dúvidas dos leitores do tipo:
-  "que substâncias devo evitar?";
-  "que ingredientes causam a alergia?";
-  "me indique um desodorante que não dê alergia" .... e outras parecidas.

A preocupação não vem pelas perguntas, eu  ADORO quando as pessoas usam o blog para trocar experiências, adoro quando posso ajudar dando algum "palpite" de quem já passou pela coisa. Digo "palpite" porque de fato é isso mesmo, eu não sou médica e a minha ajuda está só no campo do "pitaco" mesmo rs.

Enfim, a preocupação é que esse tipo de pergunta não tem resposta, a não ser que a pessoa saiba os ingredientes que dão alergia para a pele DA PESSOA ... e não para a MINHA pele! Eu tenho dermatite atópica e também tenho alergia a estas substâncias, ou seja, tenho "dermatite de contato". 

Existem milhares de substâncias que podem causar alergia e, para várias delas, os médicos criaram um exame chamado "teste de contato", que foi o que me salvou das alergias. 

Abaixo seguem alguns links com textos sobre o assunto e também um vídeo do Youtube que mostra a aplicação do teste. 


Porém, como esse é um blog de relatos pessoais, aí vai a minha experiência com o teste de contato:

Depois de meses de desespero, finalmente encontrei uma alergista boa, que me recomendou fazer esse teste, após ter percebido que a minha alergia não era apenas fruto da dermatite atópica. 
Tive que esperar algumas semanas para conseguir fazer o teste, pois precisava que as costas estivessem livres de alergia para aplicar os produtos (imaginem a situação em que me encontrava ....).

O teste funciona da seguinte maneira: a médica coloca 40 produtos em pequenas "bandejas" de metal, de mais ou menos 1 cm de diâmetro. Cada bandeja corresponde a um produto que está sendo testado.
As mini-bandejas são coladas em um esparadrapo tipo "microporo", numeradas como na foto abaixo, para que o médico saiba onde está cada produto.

Imagem Google - O meu teste foi idêntico a este.
O teste durou uma semana (segunda a sexta) para mim. Na segunda feira a médica colou os esparadrapos com as bandejas. Na quarta feira voltei para retirar os esparadrapos, e a médica anotou os pontos que tinham "reagido". Na sexta feira voltei para avaliação final.

Durante todo o período, a área não pode ser molhada (isso significa malabarismos para tomar banho e nem pensar em lavar o cabelo...).

 É necessário retirar o esparadrapo durante a semana, pois algumas alergias só se manifestam na presença de luz. Na quarta feira, a médica observou duas substâncias reagentes - na sexta feira (com a "fotossensibilização") apareceram mais duas. 

Ok, esse tipo de informação sobre o teste você encontra em vários sites ... agora o que ninguém vai te contar é: 

1) Você vai sobreviver ao teste;
2) Você vai achar que não vai, caso tenha mesmo a dermatite de contato.

É o seguinte, o teste é bastante incômodo pois ele acentua as alergias de outras lesões que porventura você tenha no momento... além de dar vontade de arrancar a pele fora nos locais que estão reagindo. Imagine que você estará em contato com a substância pura - o grande vilão - durante CINCO dias, sem poder lavar ou coçar o local!

Para vocês terem uma idéia, no ponto onde foi feito o teste com formol (minha pior alergia), minha pele formou uma bolha enorme... que deixou uma pequena cicatriz até hoje (quase 4 anos depois).

Apesar do relato um pouco dramático, eu recomendo o teste a todos que tiverem a oportunidade e recomendação de fazê-lo, pois é o que vai ajudar a responder às tais perguntas do "que ingredientes evitar" !

Conforme minha alergista disse, temos que ficar felizes quando o teste detecta a alergia... pois afora as 40 que são testadas, existem milhares de substâncias para as quais não existe teste... e aí é muito difícil identificar o agente!

O post ficou enorme, mas ta aí a minha experiência... se alguém já fez o teste e quiser compartilhar (de repente alguma descrição menos assustadora), fique à vontade!

(Tudo isso também para esclarecer que se eu não ajudar na resposta a "o que você deve evitar", é porque não é óbvio mesmo!)