Caros leitores,
a pedido da leitora Larissa, estou divulgando o grupo que ela criou no Facebook para discutir sobre dermatite de contato. Quem se interessar, passa lá!
O endereço é: https://www.facebook.com/groups/dermatiteeutenho/
Obrigada Larissa, acho que temos que divulgar sempre as nossas redes de contato para trocar experiências.
Relatos de uma pessoa com dermatite atópica e suas variações. Neste blog conto minhas experiências com a alergia, sensações, testes que já fiz e outras coisas relacionadas que me vierem a cabeça.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
sábado, 13 de dezembro de 2014
A química das substâncias
Opa! Quem é vivo sempre aparece! Desculpem a longa ausência, vou escrever essa postagem e já já vou responder aos comentários.
Tentando entender os ingredientes nas embalagens dos produtos, perguntei para uma amiga minha super especialista (pós-doutora em farmácia) o que significavam os "números" e "hifens" no meio de algumas substâncias.
Por exemplo: Esse monstro aqui "5-Chloro-2-methyl-4-isothiazolin-3-one" seria a mesma coisa que "Metilcloroisotiazolinona"? (para quem ainda não é familiar, esse é o nome real do famoso Kathon CG).
A resposta: "Essas variações de nomes com números ou letras gregas indicam apenas as posições de determinados átomos na molécula (ex: o cloro ligado ao carbono 5), ou a presença de insaturações (ex: no carbono alfa). Tem gente que escreve os nomes sem indicar as posições dos grupos químicos, mas é a mesma coisa. E tem gente que separa os nomes dos diferentes grupos químicos com hífen."
Essa é uma das moléculas do Kathon CG |
Ou seja, enquanto não houver uma padronização dos nomes, vamos nos virando nas letras e nos números... na dúvida, melhor achar que é a mesma coisa e não comprar!
A minha amiga também me lembrou das MSDS (Material Safety Data Sheets), que são as fichas com informações de segurança sobre os produtos químicos. Todo produto químico tem uma, que é produzida pelo fabricante e contém informações bastante completas sobre os perigos e efeitos da substância.
Como exemplos, aqui está uma MSDS do propileno glicol, e aqui a MSDS do Kathon CG.
No Brasil, as fichas são chamadas de "FISPQ" ("Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico" e são normalizadas pela ABNT)
É claro que as fichas se aplicam aos produtos puros, e não em baixas concentrações como são usados em cosméticos. No entanto, a ficha ajuda a esclarecer algumas "lendas" sobre o produto A ou B ser cancerígeno ou não e etc.
Assinar:
Postagens (Atom)