segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fatores emocionais e a minha história alérgica

Ao contrário da maioria das pessoas com esse problema, que já apresentam sinais desde a infância,  minha dermatite atópica se manifestou depois de adulta, após minha gravidez (e após a tal alergia da gravidez). Isso foi no final de 2010.O diagnóstico de dermatite atópica veio apenas em abril de 2011, depois de muitas tentativas frustradas e de uma crise alérgica que me fez parar no hospital.

Naquela época fui a diversos médicos em busca de respostas (dermatologisas, alergista, clínico geral). Todos eles disseram que a causa da minha alergia poderia ser "emocional". E pronto.
Quando eles falavam que era de causa emocional, eu sempre tinha a impressão que estavam querendo dizer: "então é problema seu".

Acredito sim que várias doenças tem causa emocional e naquela época eu estava voltando a trabalhar depois da licença maternidade que, é claro, tem um enorme peso emocional associado.

Porém, na minha concepção sempre muito prática e racional, aquela não poderia ser a única explicação, afinal milhares de mães voltam ao trabalho todos os dias e nem por isso ficam cheias de bolhas e feridas. Além do que, "problemas emocionais" TÊM CURA.

Bem, já que falaram que a causa era emocional, fui atrás dos profissionais que poderiam achar a solução para o meu problema: uma psicóloga e a uma psiquiatra. Como eu já disse, eu sou uma pessoa extremamente racional e objetiva, então quem me conhece sabe que procurar terapia me colocava no auge do desespero, mas eu fui.

A psiquiatra me receitou um remédio controlado para acalmar. Não tomei. Estava amamentando e fiquei com medo dos efeitos colaterais do remédio em mim e no bebê. A psicóloga começou a escarafunchar  meu passado e presente em busca de respostas para uma crise emocional que pudesse desencadear algo daquele jeito.
Na minha opinião, ela não achou. Fiz as sessões que estavam cobertas pelo meu plano de saúde e parei. Não sei se eu não me identifiquei com a profissional ou se terapia realmente não é para mim, pelo menos não nesse momento da minha vida.

Finalmente em abril de 2011 encontrei meu "anjo da guarda", a alergista Dra. Patrícia Barros, que me diagnosticou a dermatite atópica, me receitou os testes de alergia e os medicamentos adequados. Tive que tomar antibiótico por duas semanas, pois minha pele já estava totalmente infeccionada.

Mas enfim, o objetivo desse post é mostrar indignação com os médicos que afirmaram que a minha alergia era "emocional", sem receitar um teste sequer de alergia ou levantar outras possibilidades. Não estou negando a influência dos fatores emocionais na dermatite atópica, o que já está mais que comprovado, só acho um absurdo os médicos quererem que você "se vire então com seus problemas que a alergia passa".

 Minha mão, no auge da alergia.... isso pode ser só emocional???
 Minha mão hoje completamente sem lesões (esmalte sem formol, é claro)

domingo, 29 de janeiro de 2012

Banho morno ou frio - sinto muito, mas to fora!

 (Imagem retirada do site lucianaweb.com)

Todos os médicos são categóricos: "tem que tomar banho rápido e de preferência de morno a frio".

Confesso que tentei, passei meses tomando banho morno/frio/gelado, inclusive na época em que tomava até 5 banhos por dia, por causa da alergia da gravidez (essa alergia quase me enlouqueceu, em outro momento vou contar). Eu achava que ia me acostumar aos tais banhos mornos, mas o resultado era sempre o mesmo, tomava banho morrendo de frio.

Por causa das dermatites eu já abri mão de muita coisa , então assumo: vou continuar tomando meu banho quente sim. Em épocas de crise, eu deixo esfriar a água após o banho, para mim já é suficiente para acalmar a pele.

Acho que temos direito a algumas escapadas, mas é lógico, cientes das consequências depois.

 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Não coce! Falar é fácil.

Todo mundo que tem algum tipo de alergia de pele já ouviu várias pessoas dando o famoso conselho: "é melhor não coçar". Falam isso os amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos (é, eles também palpitam) e até os médicos. Sei que as pessoas que dão esses conselhos o fazem com a melhor das intenções.

Sendo assim, nesse post eu gostaria de deixar uma coisa bem clara: nós, alérgicos, SABEMOS que é melhor não coçar! É óbvio! Quanto mais vc coça, mais se espalha, mais coça, fere, criam-se estrias (no caso da alergia da gravidez) etc etc.
Contudo, não é por acaso que a condição é uma ALERGIA DE PELE e sua maior característica é sim o prurido.

No meu caso algumas coisas ajudam a diminuir a coceira, como lavar bem, passar gelo ou um bom hidratante (dermatológico hipoalergênico sem graça é claro), colocar uma blusa de manga comprida (se for nos braços) e arrumar alguma distração. Sempre que consigo, recorro a esses métodos antes de cravar minhas unhas na pele mas, infelizmente, não é sempre que funciona.

 Gelo: um santo remédio! 
(imagem retirada do site www.bigelo.com)

Dermatite de contato - os meus vilões

Depois de perambular por vários médicos tentando entender o que era a minha alergia, encontrei uma médica ótima (em outro momento falo sobre os médicos). Essa médica finalmente me pediu os testes de alergia: rast (sanguíneo) e o teste de contato com 30 substâncias.
Só um comentário, tive que fazer o rast por meio de exame de sangue, porque não tinha nenhum espacinho livre de alergias no meu braço para fazer o prick test!!!!! Quando eu aprender a mexer melhor no blog, coloco uma foto.
Enfim, o rast detectou alergia a ácaros (três dos quatro bichos pesquisados, em nível moderado a forte - que beleza...).
O teste de pele eu fiz quase um mês depois, nas costas, após vários dias de antialergico para eu poder aguentar o teste. Talvez outro dia eu conte melhor sobre esse exame, que foi bem incômodo.
Esse post na verdade é só para apresentar os meus "vilões", que são os ácaros, e mais esses quatro componentes químicos aí embaixo:
- Formol/formaldeído (escova progressiva, corantes, colas, couros....);
- Cloreto de cobalto (tinturas de cabelo, esmalte); e os dois que mais me dão trabalho:
- Propilenoglicol (remédios - alguns, e praticamente todos os cosméticos - hidratantes, shampoo, sabonetes, maquiagem....);
- Kathon CG (que se vê nos rótulos como metilcloroisotiazolinona ou metilizotiazolinona - e suas variações em inglês - existem em vários cosméticos também, quase tão popular quanto o propilenoglicol).

 Exemplo de rótulo de hidratante com o propilenoglicol (temos que acostumar a ler a composição de tudo antes de comprar)
Exemplo de bula de remédio com propilenoglicol (esse aqui eu tomei e só depois vi que tinha o componente, minha boca ficou "amarrada" por um dia)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Eu sou alérgica - o primeiro post

Olá,

Eu sou uma pessoa extremamente alérgica. Tenho dermatite atópica e, por consequência, dermatite de contato e dermografismo/urticária. Também já tive rinite, mas meu "forte" são as alergias de pele, incluindo uma que tive na gravidez, que é diferente das demais, mas igualmente chata.

Acho que tenho várias intenções ao criar este blog. A primeira delas é poder compartilhar com outras pessoas a minha situação, pois senti muita falta de "relatos reais" de pessoas alérgicas, quando tentei usar a internet para procurar pessoas como eu. O que eu mais encontrei foram muitos textos copiados e re-copiados em vários sites e blogs, com muitos comentários de pessoas aflitas, buscando encontrar respostas para uma doença ainda pouco explicada pelos médicos.

Minha segunda intenção é poder desabafar um pouco por aqui, e assim poupar meus familiares do "blá blá blá" repetitivo sobre a minha alergia. Sei que é muito chato ficar ouvindo a mesma ladainha, mas simplesmente tem hora que não dá para ficar guardando.

E enfim, minha terceira opção é, quem sabe, poder ouvir histórias de quem passa por isso também.

Esse é o primeiro post e ainda não sei exatamente como vai ser o desenrolar desse blog, mas creio que é bom deixar algumas coisas avisadas: eu não sou médica e não tenho pretendo passar conhecimentos médicos para ninguém. Se eu escrever sobre algum remédio ou cosmético por aqui, é porque faz parte das minhas eternas experimentações para ver o que eu posso ou não posso usar, ou seja, não é para falar bem ou mal dessa ou daquela marca.

Em outros posts vou falar mais exatamente sobre os meus "perrengues" alérgicos, testes, angústias e o que mais for relacionado a eles. Obrigada a todos que me acompanharão em mais uma experimentação alérgica.